sexta-feira, 20 de novembro de 2009

A DECISÃO


Daniel 1:8. - "Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei"


Daniel e alguns outros jovens foram tirados do lar e levados cativos por babilônicos. Daniel e três amigos foram selecionados para um programa especial de treinamento para prepará-los para ocuparem postos no governo babilônico. Que oportunidade para melhorar sua situação!

Mas havia um problema. Daniel percebeu que algumas das comidas do plano do rei não eram permitidas pela lei que Deus tinha dado. Este jovem enfrentou uma decisão importante. Ele poderia comer essa comida. Sem dúvida, poderia justificar esta "pequenina" infração da lei de Deus. Esta poderia ser a única desculpa dele. E além do mais, será que ele devia obediência ao Deus que permitiu que ele fosse levado para o cativeiro? Que mal poderia haver em comer um pouco da comida proibida por uma lei? E até porque ele estava tão longe de casa, quem jamais saberia?

Ele poderia recusar a comida do rei. Seus companheiros poderiam ridicularizá-lo, zombar de sua atitude. Pior ainda, o rei ou seus funcionários poderiam expulsá-lo do programa de treinamento ou mesmo puni-lo por desobediência. Será que valeriam a pena esses riscos?

Esta era uma grande decisão para um jovem longe de casa. Muitas pessoas, mesmo algumas mais velhas, não teriam demonstrado a coragem de tomar posição pelo Senhor. Quando as pessoas não querem fazer o que é certo, elas podem inventar muitas desculpas que pareçam plausíveis. Mas Daniel queria proceder corretamente. Ele não estava procurando desculpas, nem estava preocupado com sua própria segurança. Queria, mais do que tudo, agradar a Deus. "Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei" Daniel 1:8.

Daniel foi recompensado por sua fé e convicção. Durante mais de 65 anos, ele ocupou algumas das mais poderosas posições nos governos da Babilônia e da Pérsia.Nós enfrentamos desafios semelhantes. Num mundo cheio de impureza moral, podemos procurar desculpas para justificar o pecado, ou podemos determinar, como o fez Daniel. A decisão correta tem sua recompensa: um lugar eterno de honra no reino do céu!

Qual será nossa decisão hoje?

2 comentários:

Miller disse...

Todos os dias somos provados a obedecer ou não ao Senhor. Muitas desses desafios são pequenos fatos que não irão nos levar aos holofotes do mundo, mas se assim procedemos estaremos tomandos uma decisão errada e precisamos nos avaliar se o que queremos mesmo é agradar ao Senhor

Janderson Martins disse...

No decorrer de nossa vida e até no dia a dia, temos que fazer decisões, muitas vezes fazemos a decidimos errdos, mas se estivermos firmes e buscando ao Senhor, nossas decisões serão satisfeitas para nós mesmos e para o Senhor. Aprendi que na vida as nossas decisões não tem sucesso.