quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

SOLIDÃO

Porque o SENHOR tem piedade de Sião; terá piedade de todos os lugares assolados dela, e fará o seu deserto como o Éden, e a sua solidão, como o jardim do SENHOR; regozijo e alegria se acharão nela, ações de graças e som de música.
Is. 51.3

Sentir-se só é uma das piores coisas que um ser humano pode enfrentar na vida! Um antigo hino do Grupo Cali retrata bem o estado de solidão:

Viajante solitário, a solidão que você tem
é uma estrada longa que eu conheço bem
No seu trabalho, tão ocupado
parece forte, despreocupado
mas no seu quarto tão isolado
se sente só
com sua família tão distante
você sozinho segue adiante
pois o amor não se pode comprar(...)

Quando o mundo foi criado, a Bíblia retrata que Deus olhando para a terra viu o homem só e percebeu que ele não estava completo nem feliz, então disse: Não é bom que o homem esteja só; (Gn 2.18). O homem não foi criado para está só, então já dá para compreender que a solidão não lhe fará bem.

É claro que momentos de solidão são necessários na vida. O próprio Jesus, em alguns momentos, avastou-se de todos para poder encontrar-se com o Pai em íntima comunhão. Mas o Mesmo Jesus na cruz clamou: Meu Deus! Por que me desamparaste? (por que me deixaste só?)

A solidão nada mais é do que sentir-se só, abandonado, desprezado. O apóstolo Paulo na cadeia clamou: Na minha primeira defesa, ninguém foi a meu favor; antes, todos me abandonaram. (2 Tm 4.16). É tão triste sentir-se assim... Algumas vezes, principalmente despois que me tornei viúvo, eu sinto uma solidão tão grande... Vou dizer uma coisa para você: Todo homem, pelo menos alguma vez na vida, há de ter a solidão por companheira.

São vários as causas da solidão: falta do ser amado, dos parentes, dos amigos, de Deus, da terra natal. Gostaríamos de sua ajuda, votando na enquete desta semana para conhecermos qual o pior tipo de solidão em sua opinião.

Existe um boa nova - "O homem não precisa ser tão solitário!" Jesus Cristo deu sua vida para que pudessemos ter livre acesso ao Pai, ou seja, para que todo aquele que deixar Jesus habitar em seu coração possa livremente, em qualquer lugar, rodeado por uma multidão ou completamente isolado em um quarto escuro, falar e ouvir a voz de Deus! - Volta-te para mim e tem compaixão, porque estou sozinho e aflito. - Salmos 25:16

16 comentários:

Pedro disse...

Solidão, dificilmente alguém queira passar por isso, mas muitos tem testemunhos sobre solidão, pois, gera uma frustração muito grande, mas Deus doando seu Filho Jesus Cristo, através de sua morte, nos dá não só a oportunidade de nos aproximarmos do Pai, mas também de suprir esta necessidade que é a de estar só.

Deus nos ama!!

Anônimo disse...

No ano de 2008 eu sai para estudar, senti muuuita falta da minha igreja, minha família e meus amigos, tdo era mto novo pra mim, eu acho q se não fosse Deus cmg eu não teria conseguido vencer mais esta batalha, Deus jamais nos deixa sozinhos acredite nisso!!!

Janderson Martins disse...

SOLIDÃO,muitas vezes leva a pessoa fazer algo que o diabo mas quer,que a pessoa se mate,o que tenho para dizer é que JESUS está de braços abertos para ti receber,e suprir tua tristeza e solidão,quando estamos assim ele é a pessoa certa para procurarmos.
Por isso procure servir a CRISTO,e assim a tua SOLIDÃO irá acabar.
CRISTO É A NOSSA SOLUÇÃO.

yasmin :) disse...

A solidao é muito triste como vc falou "todo homen tem que ter um momento de solidao", mais o importante é saber que DEUS NOS AMA.

Fran disse...

Linda mensagem, como sempre adorei!!
A solidão certamente é a pior companheira que podemos ter, todos nós precisamos de alguém para compartilhar os momentos da nossa existência, isso é o que faz a vida ter um colorido especial. Porém, nunca esqueçamos que Deus estar conosco. E não há companhia melhor.
Fique na paz do Senhor Jesus!

helio disse...

Mt. 1:23 Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, o qual será chamado Emanuel, que traduzido é: Deus conosco.
Com certeza a solidão é uma das piores coisas que o homem um dia vai ter que passar. No entanto, Deus enviou seu filho para está sempre conosco, como o versículo acima nos fala. Aceite Jesus como seu salvador e terás um companheiro, um amigo inseparável.

Daniel disse...

A palavra de Deus afirma que em embora façamos a nossa cama no profundo abismo, mesmo assim o Senhor estará conosco. Realmente Deus não nos abandona mesmo que às vezes,em algum momento de nossa vida nãolembremos dele.

fania disse...

Sentir-se só é uma das piores coisas para o ser humano, afinal, quando da criação o Senhor já viu que presisávamos viver em contato com outros da nossa espécie. Todavia quando nos sentimos totalmente sóso Senhor nos promete que sempre estará conosco. Ele nos deixou o Consolador, por isso mesmo quando parecer que estamos na maior solidão, lembre-se o Senhor está ao nosso lado.

Janisvaldo disse...

A expressão Deus é Fiel não é só uma frase bonita que se usa em adesivos, mas expressa a fidelidade de um Deus que realmente se importa com suas criaturas, sendo o único capaz de nos preencher qualquer vazio, quando a Ele recorremos, não importa o momento, Ele está sempre ao nosso lado, por isso clame!

Marta disse...

A ausência do ser amado ou a perda de um ente querido causa um enorme vazio, acompanhado de uma dor quase insuportável chamada saudade, e mesmo que possa parecer contraditório nunca estaremos sozinhos, pois temos um amigo constante, que preenche o vazio da alma e nos consola quando nos sentimos assolados.
Como bem lembrou o helio através do versículo de Mt. 1:23, temos um DEUS conosco.

Adenisia disse...

Queridos Irmãos, se você tem sentido em certos dias uma espécie de solidão, parece que o coração está sendo acorrentado, corre um amargor pela boca uma sensação de que esta ficando só, sem graça de sorrir e de se comunicar, por isso te digo é maravilhoso ter um Deus em quem crer, quando há tantos que nao tem o consolo de uma crença! È maravilhoso, senhor, sobretudo, ter tão pouco e pedir e tanto a agradecer.

Rose Nascimento disse...

Solidão realmente é muito ruim.
A minha vida em resumo é a seguinte:
Menina nascida em família humilde, perdeu o pai 15 dias antes de nascer, foi criada por sua mãe e seu padrasto em muitas dificuldades e um dia Jesus Cristo a encontrou e mostrou o seu Grande Amor, a sua Amizade e oferece até hoje tudo que ela precisa pra viver bem, inclusive companhia.
Se você se sente só, e essa solidão está a cada dia te maltratando, procure a Jesus Cristo, Ele nunca mais te deixará sentir-se só. Experiência própria!

Graça Melo disse...

Solidão é uma palavra assustadora para quem não quer ficar sozinho, ficar longe de quem gostamos é muito ruim, pois já passei por isso, perdi minha mãe com 05 anos de idade, eu não lembro do seu rosto, mas lembro da dor enorme que sentir em meu peito, pois queria ter ela perto de mim, e ela não estava, sentia falta do seu amor, carinho e segurança que ela me dava. Hoje, sei que nunca mais vou me sentir sozinha porque tenho Jesus Cristo em minha vida e sei que nunca vai me abandonar, pois Ele tem demonstrado isso diariamente em minha vida. Em 2006, quando tive a minha filha fiquei muito doente, mas Deus estava ao meu lado e não deixou em nenhum momento que eu me desesperasse, e me curou. Assim nunca me senti sozinha, sendo que li várias vezes o Salmos 116.

Marlennilza disse...

A solidão é um sentimento singular,cada pessoa sente a de forma diferente,de acordo com seu contexto de vida,ou seja ,com o seu momento,as vezes estamos cercados de pessoas,mas nos sentimos tão solitários,pelo vazio que não está preenchido em nosso caração,seja de saudade ,de dor ou de tristeza,mas a solidão é um momento único de cada ser.

Unknown disse...

Irmãos, a decadas venho tentando encontrar esse disco, com esta musica. Alguem o tem?
se sim eis o meu e-mail.
alberssantos@yahoo.com.br

Grato e Deus abençoe a todos

Akira disse...

Viajante solitário, a solidão que você tem
é uma estrada longa que eu conheço bem
No seu trabalho, tão ocupado
parece forte, despreocupado
mas no seu quarto tão isolado
se sente só
com sua família tão distante
você sozinho segue adiante
pois o amor não se pode comprar

Esse é um trecho de uma música que procuro a anos. Vc dispões desee arquivo em mp3? quem canta essa música?
Por favor o máximo de informações possíveis.

Respostas aqui mesmo ou pelo e-mail fontesguerra1980@gmail.com