quarta-feira, 14 de outubro de 2009

DEZ REAIS

No final da minha rua morava uma menina loira de olhos claros. Ela era muito pobre. Sua mãe havia morrido há alguns anos e ela vivia com o pai e dois irmãos numa casinha desgastada pelo tempo.

Num dia, no final da tarde, essa menina chegou a minha casa e pediu-me que a emprestasse R$ 10,00. Quando eu perguntei para que ela queria o dinheiro, ela me respondeu que era para comprar um presente para seu irmão, era o aniversário dele.

Dei-lhe o dinheiro. De noite, fiquei pensando naquela menina, no seu sapato rasgado e em suas roupas rotas. decidi que logo fosse possível lhe compraria roupas novas e um sapato. Mas logo dormi e quando o dia nasceu esqueci completamente daquela menininha.

No dia seguinte, quando estava anoitecendo, ouvi a campainha e para minha surpresa era a menina toda sorridente e com os R$ 10,00 nas mãos. Fiquei surpreso, pois não esperava rever mais aquela menina nem o meu dinheiro.

Mandei-a entrar e dei-lhe um copo de suco e um pedaço de bolo, depois indaguei como ela tinha conseguido o dinheiro. A menina sorrindo falou:

— Vendi meu sapato novo. Havia ganho de minha tia no meu aniversário. Mas meu irmão precisava de uma blusa nova de farda. Meu pai tá desempregado e o que ele ganha só tem dado para a gente comer. Por isso, vendi meu sapato, comprei a blusa e aqui está seu R$ 10,00.

Meus olhos se encheram de lágrimas, pois nunca tinha visto um amor tão grande entre humanos. Como uma menina de 10 anos esquecia de si para cuidar do irmãozinho? Não recebi o dinheiro e tomando-a em meus braços dei-lhe um grande abraço. Eu amei aquela menina porque ela tinha sido enviado por Deus para abrir os olhos do meu coração.

Às vezes, a gente está tão ocupado com coisas vãs que prontamente se esqueces do próximo que sofre, é solitário, está triste, angustiado, passa necesidade e tudo o que queremos é dinheiro, seja dez, vinte, cem, mil reais.

5 comentários:

Jefté Melo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jefté Melo disse...

Dinheiro não é tudo mais para as pessoas ele é,elas não ser importam com as outras mais ser importam com os seus bens materiais e só querem mais e mais se esqeucem de quem verdadeiramente precisa ficam tão obesecadas pelo dinheiro que se esquecem de tudo a sua volta.

Janderson Martins disse...

Esta história me vez lembrar de quando trabalhava na lotérica, ali conheci pessoas de todas as clases onde muitas das que passavam necessidade me pediam ajuda, sou grato á Deus pois em todo os momentos tive condição de ajuda-las e como era bom ajudar, todas as vezes era surpreendido pelas mesmas pois sempre me recompensaram com uma forma de carinho e aonde me viam falam comigo.
Muitas vezes aparecem pessoas assim para nos dá um ensinamento, por isso nunca recuse de ajudar aquele que necessita e lembre-se o que você tem foi Deus que te deu.

Daniel disse...

Que história!!! Ainda podemos nos surpreender nessa vida com atitudes como essa. Essa história me tocou bastante, e é de uma verdade que raramente vemos, que Deus abençoe essa menina e sua família, e se ainda não conhecem Jesus, que possam conhecê-lo.

Unknown disse...

Que história emocionante!!
Todo ser humano deveria seguir o exemplo dessa menina.
Que Deus a preserve sempre assim,
pensando mais no próximo do que em si mesma.