segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O VELHO E O MAR


Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam;

Mt 6.19


O velho e o mar é um romance de Ernest Hemingway que tem como personagem principal um velho pescador chamado Santiago que após passar mais de 80 dias sem pescar um só peixe, fisga um enorme espadarte de quase 5 metros.

Na luta para capturar o peixe, o barco é levado para o alto mar. Ao final de alguns dias, Santiago mata o peixe e o amarrava junto à canoa. No retorno para casa, sofre constantes ataques de tubarões que devoram o enorme peixe.

Quando finalmente chega à praia, o peixe é um enorme esqueleto sem carne.

Esta estória representa bem o que Jesus disse no versículo acima. Pois Santiago empenhou-se numa luta contra a natureza e quase levou a si mesmo a morte só para capturar um imenso espadarte. Será que valeu a pena?
.
Cuidado no que estamos colocando todas nossas energias! O alvo de nosso empenho pode ser temporal e não durar mais do que alguns dias. Ou pior, ser roubado pelo destruidor ou ladrão. O Mestre nos adverte a buscarmos as coisas lá do alto. Elas são eternas e nada nem ninguém as poderá destruir.

Ótima segunda! Que Deus te abençoe

3 comentários:

Janderson Martins disse...

Muitas vezes queremos ganhar só as coisas da terra, ou seja, os bens materiais e se esquecemos de ganhar e acumular tesouros no céu. Pra você o que vale mais?

fania disse...

O Senhor Jesus nos alerta em Mt.16:26 " Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?" Nada pode ser dado em troca da salvação da nossa alma. Precisamos ter cuidado com os tesouros que estamos juntando, pois a bíblia nos alerta:onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.

Unknown disse...

A idolatria é tão forte no mundo em que vivemos que temos que estar atentos até no acúmulo de riquezas. o Senhor nos adverte com olhar de misericórdia e compaixão que Ele deposita em nós. por isso, estejamos a acumar tesouros, mas unicamente no céu.