sexta-feira, 16 de outubro de 2009

ESCOLHAS


Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,

Dt 30.19

Cada dia da vida é diferente. Nenhum dia é igual. Tudo, absolutamente tudo é novo. Já prestou atenção nisso? E, às vezes, diante de uma circunstância adversa não sabemos como agir. Não é mesmo? E ficamos a pensar numa solução. É nessas horas que a preocupação vem e toma conta da alma.

Não é comum quando isso acontece corrermos para os braços de um amigo, da mãe, do esposo, da mulher, do pastor, de alguém que possa nos aconselhar. Já aconteceu com você?

Aconteceu com Roboão, filho de Salomão. Seu pai havia morrido e em poucos dias ele seria coroado rei. Nesse ínterim, os israelita se reuniram e em audiência pediram reformas no reino, com menos impostos e mais liberdade, que o futuro rei fosse mais tolerante.

Roboão pediu um tempo para pensar. Nada mais justo, isso era importante. Não é bom tomar decisões precipitadas. Por isso chamou os sábios, conselheiros reais, homens que aconselharam o bem sucedido reinado de seu pai. Eles lhe disseram que as reivindicações do povo eram justas e que deviriam ser atendidas. Que o reino dependeria dessa resposta.

Mas Roboão não ficou satisfeito e chamou seu amigos, companheiros e, seguindo seus conselhos respondeu ao povo: Meu pai fez pesado o vosso jugo, porém eu ainda o agravarei; meu pai vos castigou com açoites; eu, porém, vos castigarei com escorpiões.

Não precisa nem eu dizer que ele fez uma grande besteira. Mas a vida é assim, às vezes não oferece segunda chance. Não sei como você está nem o que está passando. Talvez esteja como Roboão a procura de uma resposta, de uma saída, o conselho que eu lhe dou busque a Deus e ouça sua voz. Ele não mente, não engana e quer te ver feliz.

4 comentários:

fania disse...

Infelizmente muitas vezes agimos como Roboão,procuramos conselho, mas quando ouvimos o que não estávamos esperando procuramos alguém que sabemos, vai nos dizer o que gostaríamos de ouvir. Todavia o que queremos ouvir quase sempre não é o melhor para nossas vidas.Precisamos reconhecer e pedir o auxílio Daquele que é o único que vai ter sempre a resposta certa para nossas inquietações:Deus.

Janderson Martins disse...

Muitas vezes temos que fazer escolhas na qual pode mudar a nossa vida, por isso devemos orar para que Deus nos ajude e que seja feita vontade do mesmo.E assim vamos ter sucesso pois o Pai estará no comando.
Que Deus nos abençõe nas nossas escolhas e que sejamos fiéis ao Senhor.

Jefté Melo disse...

Escolhas certas ou não sempre fazemos em nossa vida por mais que tentamos sempre nos deparamos com elas,sempre dificíes e com ela podemos alterar o rumo da sua vida como Roboão podia ter sido brilhante como Davi seu pai mais preferiu ouvir as pessoas erradas na hora errada por isso que ele não teve sucesso no seu reinado porque o que o povo reivindicava era da vontade de Deus e não de homens.Por isso sempre devemos estar atento a voz de Deus em nossas vidas para que sempre possamos fazer as melhores escolhas

Pedro disse...

Quantas escolhas fazemos ao longo de nossa vida, em tudo decidimos por algo. Mas a melhor escolha que fazemos é a de viver nossas vidas nos cuidados do Senhor, debaixo de sua orientação, aceitando-o como Nosso Senhor. Que possamos antes de qualquer escolhas que vamos fazer, pedir a orinetação de Deus Pai, pois Ele sabe o melhor caminho.