terça-feira, 29 de setembro de 2009

FUGIR DE DEUS


Jonas 1: 3a – “Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do SENHOR, ...”


O livro de Jonas relata uma história fascinante, com uma mensagem poderosa e que serve de exemplo para cada um de nós. Deus disse a Jonas para ir à ímpia cidade de Nínive para adverti-la contra a destruição. O profeta temia e desprezava os ninivitas tanto, que tentou fugir de Deus e da sua responsabilidade dada por Deus. E esta tentativa de fuga, acontece conosco em nossas vidas.

Jonas e muitas pessoas não entendem que não há lugar para se escapar de Deus. Ele encontrou um barco que podia levá-lo a milhares de quilômetros para longe de Nínive, mas ele não podia esconder-se de Deus. Jonas achou-se no meio do mar e depois na barriga de uma baleia, porém nunca achou um lugar onde Deus não o pudesse ver.

Depois de quase morrer dentro da baleia, Jonas se arrependeu e obedeceu a ordem do Senhor. Ele pregou aos ninivitas e Deus poupou a cidade. Jonas, que ainda desprezava o povo daquela grande cidade, queixava-se da misericórdia e compaixão de Deus. Ele não entendia que a mesma misericórdia que o salvou do ventre da baleia também deveria salvar os ninivitas da ira de Deus.
Deus é muito maior do que esse profeta reconhecia. Ele vê tudo Hebreus 4:13 “e não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as cousas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos que prestar contas”. Ele quer salvar a todos 2 Pedro 3:9. Sua misericórdia e amor ultrapassam a nossa capacidade de entender Efésios 3:17-21.

O grande e poderoso Deus merece nossa completa submissão e nossa contínua adoração.

10 comentários:

Livia disse...

1Muitas pessoas acham que dá para fugir de Deus,mas a palavra de Deus diz[OS OLHOS DO SENHOR ESTÃO COMTEMPLANDO OS BÃOS E OS MAUS;por isso voce ja sabe não da pra fugir de Deus.

Jefté Melo disse...

Deus é uniciente e unipotente está em todos os lugares,todo ele pode observar ou seja por mais que você vá para o mais profundo abismo ele lá está não adianta tentar se esconder de alguém que sempre te acha.Deus é aquele que por mais que você não o queira ele sempre te esperar,pra te amar e te salvar.

Ana Paula disse...

Deus é onisciente e sabe o lugar possível onde achamos que estamos escondidos. você pode até recusar sua palavra, mas jamais irá fugir dEle.

Marta disse...

Não há como fugir!!! Semelhante a Jonas, muitas vezes fazendo a vã tentativa de fugirmos da presença dEle. Mesmo sabendo que pagaremos um alto preço pela nossa desobediência, muitas vezes somos guiados pela “fome” natural do ser humanos à satisfação dos nossos anseios. É dever de todo Cristão, subordinar seus desejos à uma razão livre e bem formada, desde que, consolidada em Cristo.

Janderson Martins disse...

Jamais vamos conseguir se esconder de Deus, pois Ele estar em todos os lugares. Que cada uma de nós possamos ser obedientes e cumprir o que a palavra de Deus nos fala.

yasmin :) disse...

Como o texto fala,Jonas queria fugir da presença de Deus,e logo + tarde ele foi engolido pelo peixe.Temos que tomar isso como exemplo para nossas vidas,nuna devemos tentar fugir da presença do Senhor Jesus,pq ele sempre está nos vendo.

Levy souza disse...

NÃO TEM COMO SE ESCONDE DE DEUS O TODO PODEROSO PODE IR PRO MAIS ALTO E MAIS DOS PROFUNDOS ABISMOS.

saulo disse...

nenhuma pessoa pode fugir de DEUS, pos ele ve todas as coisas

Caio disse...

Muitas pessoas tentam fugir da presença de Deus. Mas essas pessoas não sabem que Deus é onisciente e onipotente, como diz Davi no livro de Salmos 139:7...
"Para onde me ausentarei do teu espírito? Para onde fugirei da tua face? ...
Por isso prezado irmão e amigo, não tente fugir da presença de Deus, porque você pode acabar que no fundo do poço.

Mel Silva ~ disse...

Não podemos fugir da presença de nosso Senhor, muitas vezes pensamos que certas coisas não são vistas por Deus mais não é assim ! Por mais que fujamos nunca consiguiremos ficar sem a vista de Deus pois seus olhos estão em todos os cantos e não devemos despresar seu amor, fugindo de sua presença.!