domingo, 13 de setembro de 2009

SACRIFÍCIO E SACERDOTE


Hebreus 8:3 - "Pois todo sumo sacerdote é constituído para oferecer tanto dons como sacrifícios; por isso, era necessário que também esse sumo sacerdote tivesse o que oferecer".


Um dos papéis principais dos sacerdotes do Antigo Testamento era o de oferecer sacrifícios. Representavam o povo pecador quando entravam na presença de Deus com o sangue de animais. O livro de Levítico inclui instruções detalhadas sobre esse trabalho. Um dos temas principais do livro de Hebreus é a posição de Jesus como eterno sumo sacerdote. Do capítulo 2 ao 10, o autor mostra o significado do sacerdócio de Cristo, que entrou uma vez por todas no Santo dos Santos, Hebreus 9:12.

O mesmo livro explica um fato curioso. "Pois todo sumo sacerdote é constituído para oferecer tanto dons como sacrifícios; por isso, era necessário que também esse sumo sacerdote tivesse o que oferecer" Hebreus 8:3. Diferente dos sacerdotes levíticos, que levaram animais como sacrifícios, Jesus se ofereceu como o sacrifício. O sacerdote também é o sacrifício! O sumo sacerdote entrou no Santo dos Santos levando seu próprio sangue! Hebreus 9:12.

Jesus é a perfeita e completa solução para o problema do pecado. No Velho Testamento, o sacerdote tinha o seu papel e o animal sacrificado tinha o seu. O homem, por si só, não era e ainda não é capaz de apagar seus pecados. O sangue de animais, também, não tinha poder para remover pecados Hebreus 10:4,11. Os dois juntos, homem e animal, ainda não conseguiram perdoar pecados. Jesus, porém, é o perfeito e suficiente sacrifício e o único sacerdote qualificado para entrar e ficar eternamente na presença do Pai. "Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia, porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus" Colossenses 1:18-20.

2 comentários:

Janderson Martins disse...

Obrigado Senhor por ter suportado, ou seja, sacrifícado por nós, por isso temos a Salvação por teu intermédio. OBRIGADO PAI PELO TEU IMENSO AMOR!

saulo disse...

JESUS FEZ UM SACRIFICIO MUITO GRANDE POR NÓS E TEMOS QUE O ACEITA-LO QUE ELE VAI FICAR MUITO FELIZ