terça-feira, 15 de setembro de 2009

QUEM É O CULPADO?






"Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará." Gálatas 6.7



Muitas vezes nos perguntamos quem é o culpado quando acontece algo inesperado, mas ruim em nossas vidas, e quando não encontramos explicação, procuramos o alvo mais fácil.

E quando isso acontece, fica evidente que muitas vezes não podemos identificar o culpado pelo fato ocorrido. E comumente ocorre em nós o que é mais usual: “Deus ou o diabo” causou isso ou aquilo. Sendo quase que instantaneamente quando é bom dizemos que é de Deus e quando é ruim é do diabo...

Mas quero chamar sua atenção o três fatos importantes que muitas vezes todos nós deixamos de ver:

1- Só Deus é Todo-Poderoso, isto é, Onipotente; Onisciente, sabe todas as coisas e é Onipresente, está em todo lugar. Sendo assim, não há nada que fuja aos seus olhos e que possa passar sem que Ele saiba;

2- O diabo tem um certo poder, porém limitado à permissão de Deus e ao nosso aceite quando nos tenta a fazer o que não agrada a Deus;

3- E por último, nós seres humanos é que investimos o nosso inimigo maligno de poder sobre nós, quando o ouvimos em vez de dar ouvidos a Deus.

Sendo assim, vemos que há muitas coisas a serem consideradas, tendo em vista o que diz a Palavra de Deus: “de Deus não se zomba”. Ele conhece tudo em todos, o que lhe dá toda a primazia sobre a vida em todos os aspectos dela. E devemos levar em conta que através da história tanto bíblica quanto secular, vemos que o ser humano tem se autodestruído com suas próprias convicções a respeito de tudo.

É muito fácil culpar os outros, por pior que sejam ou aparentem ser os seus desígnios, mas culpar a própria natureza humana seria reconhecer que Deus nos deu um ótimo planeta para vivermos, equilibrado tanto material quanto espiritualmente. Mas nós mesmos tratamos deliberadamente de destruí-lo de forma grotesca e sem trégua. Recebemos um ambiente sadio e perfeito, mas o que fizemos através dos séculos: destruímos os meios e os recursos de uma forma desordenada e cruel. Mas quando o próprio planeta reclama através da natureza, nós nos perguntamos: “mas o que fizemos para merecer isso?” e o que fazemos muitas vezes é simplesmente culpar alguém.

Sendo assim, sempre procuramos outro para levar nossas próprias culpas, pois é mais fácil, não é mesmo? Quando um ente público deixa de cumprir em algum aspecto seu papel na vida social, isso vai acarretar no futuro um possível desastre, pois em conseqüência de um ato devido e não realizado, abrimos uma lacuna para que o inimigo dos seres humanos aproveite a ganância e o egoísmo comum a todos, para daí seduzir todos em volta de uma mentira de que tudo está bem e você pode construir sua residência em um morro qualquer, pois é sua única saída se quiser ter um lar.

Entrando nessa conversa, uma reação em cadeia vai se arrastar até que possuídos pelo desejo ardente de obter alguma forma de lucro pessoal, muitos enveredam pelos caminhos perigosos da corrupção, que tem por principal finalidade a miséria, a dor, o desemprego e por fim sérios candidatos a ruína total e uma vida curta de sofrimento, porém longa no inferno. Pois este é o destino de toda alma derrotada pelo diabo, mas lembre-se somos nós que damos a ele o direito ou não de nos derrotar. Pois quando deixamos de ouvir as verdades de Deus, estamos ouvindo as mentiras do diabo.

PENSE NISSO. Continuamos.

3 comentários:

Kbym disse...

Eu lebro sempre que Deus é joia e não bijouteria. Somente ele é o centro do universo.Parabéns pelo blog, estar muito dinâmico. Valeu!!!

Janderson Martins disse...

sempre queremos culpar o outro pelos nossos erros e falhas, hoje posso dizer que Deus não se zomba, tudo que fazemos, ou seja, semeamos, um dia vamos colher.
SENHOR TEM MISERICÓDIA DA MINHA VIDA SENHOR!

Marcela costa disse...

É verdade mas antes mesmo de abrir a boca para dizer isso ou aquilotemos que parar e pedir disernimento do Senhor pois Ele nos ajuda e proteje. Janderson que Deus guarde seu cominho e onde você colocar ses pés serás abençoado Deus te abençoe.