segunda-feira, 21 de julho de 2014

ACALMA-TE

E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece! O vento se aquietou, e fez-se grande bonança.


Mc 4.39


Passar por uma situações de risco de morte é marcante e traumatizante. Quem já sentiu o frio da tragédia bem diante dos seus olhos sabe do que eu estou dizendo. O desespero, a tristeza e a dor apoderam-se da alma, do corpo e do coração. Por mais forte que seja o homem, ele não sai imune dessa experiência.


A Bíblia narra uma situação parecida: Os discípulos estavam no meio de uma grande lago, chamado mar da Galileia. Era madrugada e uma forte tempestade lançava ondas contra o barco que agitado se movia sobre as águas, acoitado pelo vento.


Os discípulos remavam, se esforçavam, mas o barco era cada vez mais castigado pela tempestade. As horas passavam e Pedro via que todo o empenho era vão. Tiago e João já estavam cansados. Felipe e André remavam com todas as suas forças; Judas e Natanael ensopados pela chuva que caia, tremiam de frio. Eles estavam perdendo as forças, o ânimo, a coragem e a determinação.


Talvez eu esteja falando com alguém que esteja cansado das lutas, das tempestades da vida e não veja mais sentido em continuar a viver assim. Está preste a desistir, não só dos sonhos, mas da vida. Quando este sentimento de impotência e desespero vem, é preciso lembrar dos discípulos naquela escura madrugadas, em meio de um mar em fúria, cercados por ondas gigantes e ventos impiedosos. E ver Jesus levantar-se, erguer suas mãos e clamar: Aclama-te!


Nesta segunda-feira, em meio aos teus temporais, não te desespere, mas veja Jesus. Ele está contigo no barco e, portanto, por maiores que sejam teus medos, problemas e desafio não olhes para as grandes ondas, ouças Jesus, a sua voz ecoa pelos ares dizendo acalma-te e tem bom ânimo. Pois eu estou contigo em meio ao grande mar.

Nenhum comentário: