terça-feira, 1 de junho de 2021

WILLIAM CAREY E ADONIRAM JUDSON

William Carey, o primeiro missionário moderno em terra estrangeira, desembarcou em Calcutá, na Índia, em 1793. Ele chegou lá quase vinte anos antes da chegada dos cônjuges Ana e Adoniram Judson como missionários da América. Influenciados por Carey ao ler sobre sua vida e obra missionária, marcharam para a Índia em 1817.Quando visitaram Carey em Serampore, na Índia, ficaram em sua casa, desfrutaram de seu belo jardim e conversaram com ele sobre o serviço missionário.

Carey já havia sofrido três atentados contra sua vida. Um incêndio provocado matou cinco colaboradores na missão. Sua gráfica e as traduções da Bíblia em que ele trabalhava foram todas destruídas. Os Judsons queriam saber como Carey foi capaz de enfrentar e superar tais adversidades.

Quando a jovem Ana Judson, que estava destinada a morrer no campo missionário, perguntou a Carey como ele conseguia continuar, ele respondeu: "Oh, só poderia ser pela graça de Deus ... deixe-me lhes mostrar o caminho para a fortaleza divina". Ele então os levou para um lugar tranquilo no jardim e disse com reverência: "Venho aqui todas as manhãs às cinco horas para orar em voz alta, falando com Deus e ouvindo-o no meio dessas flores que Ele criou com toda a sua beleza. Deixo o jardim às 6h para tomar café da manhã e começar meu trabalho diário. Depois do jantar, volto ao jardim para orar e meditar com a Bíblia na mão."

O trabalho de Carey foi monumental. Sob sua supervisão, a Bíblia, no todo ou em parte, foi traduzida para mais de trinta e cinco idiomas ou dialetos. Ele também compilou gramáticas em sânscrito, bengali, marathi, telugo e sikh; apenas para mencionar algumas de suas muitas realizações literárias. 

Em 1832, Carey completou a oitava edição do Novo Testamento em bengali. "Meu

trabalho está feito", disse ele. “Só espero que a vontade de Deus seja cumprida”.

Carey morreu em 9 de junho de 1833, depois de servir ao Senhor na Índia por quarenta e três anos. Na lápide de sua sepultura em Serampore está o epitáfio que ele próprio escreveu: “Um verme pobre e miserável. Em tuas mãos amorosas descanso”.

 José Luis Martínez - 502 Ilustraciones Selectas (adaptado)

Nenhum comentário: