terça-feira, 30 de dezembro de 2008

ANO NOVO, VIDA NOVA


(Salmo 51.10) "Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova dentro em mim um espírito inabalável."

Com o surgimento do novo ano que se inicia. É tempo de planejar uma nova vida. Os planos que não foram cumpridos no ano anterior precisam ser reavaliados e, dependendo dessa avaliação uns retomados e outros deixados para trás.

Se listássemos em uma folha de papel todos os nossos planos e objetivos que não foram alcançados em 2008, e ao lado de cada um deles colocássemos as dificuldades que nos impediram de realizá-los, talvez decifraríamois as possíveis soluções para a realização de nossos sonhos.

Paremos um pouco, agora, e olhemos para Davi, o salmista e Rei de Israel, que após ter passado por um grande trauma resultante de seu pecado, volta-se totalmente para Deus, pede perdão, sofre as conseqüências do pecado, reavalia sua caminhada e decide retormar o caminho ensinado por Deus.

Ele não buscou um culpado ou desculpas para o seu pecado, mas assumiu que foi ele mesmo quem pecou contra Deus e, por isso, busca a purificação que só Deus pode dar (vs.3-4) “Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mal perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar.”, Reconheça e confesse seus pecados, e busque o perdão e a purificação de Jesus, para iniciar este novo ano, livre das cargas e pesos que o pecado lança sobre os seus ombros. Lembre-se que Ele disse: (Mt 11:28)"Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei".

Vale ressaltar que as resultantes de uma atitude como essa se manifestam na vida do crente sincero com um andar na presença do Espírito Santo (v.11) “Não me repulses da tua presença, nem retires de mim o teu Santo Espírito.”, a alegria e o espírito voluntário (v.12) “...e sustenta-me com um espírito voluntário.” e um testemunho constante da grandeza de Deus (v.13) “Então, ensinarei aos transgressores os teus caminhos...”.

A vida bem sucedida de Davi É inquestionável, mas a maior virtude que pode ser destacada de sua vida é a sinceridade e a retidão de seu coração para com Deus, por isso ele é mencionado como o homem segundo o coração de Deus.

Que nesse novo ano possamos ser homens, mulheres e crianças segundo o coração de Deus e que, semelhantemente a Davi, sejamos bem sucedidos em nossa caminhada para sermos "segundo o coração de Deus" com a definição dos projetos certos.

9 comentários:

Miller disse...

É meu irmão, os homens deveríam se preocupar menos com a roupa, o cabelo para o ano novo e procurar aproximar sua alma de Deus. QUe neste ano que se iniciará em brve, possamos nos consagrar ao Senhor e torná-lo literalmente novo.

Fran disse...

Que o Ano Novo para nós, tenha um significado que var muito além simplesmente de uma passagem de ano, na qual ficamos mais velhos. Que possamos vê nesta passagem, uma chance de recomeçar uma vida espiritual cada vez aperfeiçoando-a mais e mais, recomeçar não no sentido de jogar tudo para o alto e mudar de vida e sim mudar o que estava errado em nossas vidas, retirar aquilo que nos impedia de estarmos mais próximos de Deus.

Daniel disse...

Que neste ano de 2009 possamos nos preocupar menos com coisas passageiras e olharmos mais para as celestiais. Que Deus nos ajude a tomar essa decisão. Amém.

Janisvaldo disse...

O Senhor pode ver o homem através de seu coração, como fez com Davi, e faz com todos, e Ele busca sempre corações sinceros, para através deles mostrar sua grande misericórdia para com o ser humano, que estajamos dispostos neste novo ano a sermos usados pelo Senhor mais e mais...

fania disse...

Ano novo, novo compromisso.Que este seja o lema de nossas vidas para o ano que se aproxima.Que estejamos dispostos a um ano de compromisso com o Senhor.Que estejamos dispostos a contar os nossos dias de forma a alcançar corações sábios, isto é, sempre na presença do Altísssimo.

Rosinéia Guilherme disse...

Essa é minha oração, que neste novo ano, nossas aspirações possam estar voltadas para a obra Daquele que nos amou incondicionalmente. Que possamos vivenciar a promessa de nosso Senhor Jesus Cristo "Buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas".

Janderson Martins disse...

Você que não tem o SENHOR como seu SALVADOR,este título diz tudo,estamos prestes a entrar no ano novo,mas se você quizer uma vida nova tem que aceitar JESUS em seu coração.FELIZ ANO NOVO!!!

Ana Paula disse...

Sempre desejamos ter vida nova, e não tem coisa melhor que esta vida nova seja resgatada através do sacrifício de Jesus, só através dEle que podemos ter vida nova.

yasmin :) disse...

Que neste ano de 2009, possamos ter nossos coraçoes renovados pelo Espirito Santo de Deus, e que nossos planos estejam aos cuidados do Senhor.