sábado, 27 de dezembro de 2008

QUAIS SÃO SEUS PLANOS PARA O ANO NOVO?


1 Cr 28.11-12a - "Deu Davi a Salomão, seu filho... a planta de tudo quanto tinha em mente"

Quando Davi encarregou seu filho Salomão de construir o templo, entregou-lhe planos precisos e exatos. Deus também tem um plano para cada um de nós. Um construtor que está num terreno e olha para o projeto de construção consegue imaginar a obra que ainda não existe. Essa é sua experiência constante, ele tem prática em ler plantas e em imaginar as obras prontas.

Infelizmente muitos de nós não fazemos isso. Ao invés de procurar saber o que Deus quer, procuramos preparar nossos próprios planos. Planejamos a construção da sua casa, a compra de um carro, planejamos a carreira, o futuro dos filhos, até nossa aposentadoria. Nada disso é errado. Mas os problemas começam quando essas coisas dominam os nossos pensamentos. O que deveríamos fazer é focar a nossa mente constantemente a fim de entender e saber os propósitos de Deus. Deus sempre nos dará novas tarefas de casa para que cresçamos e aprendamos o que significa ser mensageiros de Cristo.

Paulo escreve: "Exercita-te, pessoalmente, na piedade" (1 Tm 4.7b). Hebreus fala dos “mas o alimento sólido é para os adultos, os quais têm, pela prática, as faculdades exercitadas para discernir tanto o bem como o mal. " (Hb 5.14). Para que possamos dar lugar aos propósitos de Deus em nossos corações, é necessário que nos exercitemos constantemente e com perseverança na disciplina espiritual. Jesus Cristo, quer conduzir-nos justamente a este ponto. Isto se manifesta claramente nas instruções do rei Davi a seu filho Salomão: "Tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai e serve-o de coração íntegro e alma voluntária! Porque o Senhor esquadrinha todos os corações e penetra todos os desígnios dos pensamentos ...sê forte e faze a obra" (1 Cr 28.9-10). Se deixarmos todo o espaço de nossos corações à disposição dos nossos próprios planos, Deus não poderá desenvolver Seu plano em nós. Deus está disposto a gravar Seus propósitos em nosso coração. Mas Ele necessita de espaço para isso, do maior espaço possível – e sem reservas.

Nossos próprios planos que se reflete em nossa alma, com freqüência são um empecilho para um andar alegre a frutífero na presença do Senhor. Agora o novo ano está diante de nós com todas as suas possibilidades. Quais são os seus planos para este ano novo? Qual é o plano de Deus?



Lembremo-nos sempre disso!

2 comentários:

Janisvaldo disse...

Todos nós temos o direito de fazer planos, sonharmos, mas o que não podemos esquecer é de colocar o Senhor como o motivo principal nestes planos e deixar diante dEle nossas necessidades, pedindo-lhe orientação e sua Santa Vontade. Com isso seremos no mínimo abençoados...

Janderson Martins disse...

Que DEUS possa está sempre nos nossos planos,e que se for da sua vontade tudo que planejarmos ele irá cumprir e aqueles que não derem certo possamos agradecer a Deus.