quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

O QUE TEMPOS DIFÍCEIS PODEM NOS ENSINAR


Jó 2: 10 – “...temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal?”

Não poderíamos falar de tempos difíceis sem estar baseado no livro de Jó, um livro que retrata o problema da aflição de Jó, e que problema. Um livro que nos inspira em todos os sentidos a superar nossos tempos difíceis com o exemplo deste homem de Deus. E o versículo acima, nos mostra a resposta de Jó a sua mulher por não mais acreditar em Deus, devido aos acontecimentos, e ele a respondeu que ela falava como “qualquer doida”. Sabemos que os problemas que passamos, as calamidades podem nos armar digamos assim certas emboscadas. Nossas vidas não bem até que uma ligação, uma batida à porta, uma carta, etc, repentinamente vira nosso mundo de cabeça para baixo.

E olhando para Jó, foi isso que aconteceu com ele. Jó era um homem de família, um negociante bem-sucedido e um devoto seguidor de Deus. Mas, então o teto caiu, figurada e literalmente, em pouco tempo ele perdeu seus filhos, sua riqueza e sua saúde. Em nosso pensamento humano é muito difícil por que as coisas terríveis acontecem; e ainda mais difícil compreender por que coisas más acontecem a pessoas boas.

Tanto a Bíblia como nossas experiências nos dizem que provas podem surgir de diversas fontes. Podemos sofrer por causa do pecado, ou nossas dificuldades podem ser devidas a escolhas erradas. E como Jó às vezes podemos até passar por desastres naturais que podem ser inexplicáveis.

O sofrimento na verdade nunca é agradável, mesmo quando entendemos suas causas, porém, mesmo na que podemos chamar “escuridão” devido às dificuldades, podemos colher benefícios positivos de nossa dor. Em nossos tempos difíceis nos lembram que nossa fragilidade precisa de Deus. Esses tempos podem construir caráter se respondermos com confiança e obediência a Deus, sem deixarmos nos abater, também podemos nos ensinar como consolar outro encarando problemas semelhantes.

Mas jamais esqueça que Deus sustentará e recompensará todos os seus filhos que passarem por sofrimentos com paciência e fidelidade.

Tiago 5:11 “Eis que temos por felizes os que perseveraram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo.”

Jó 42:10b “...e o Senhor deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuira.”

Vamos resistir firmes no Senhor!!!

2 comentários:

Janisvaldo disse...

Sabemos através das Escrituras que Deus tem um propósito para cada um de seus servos, isto é, daqueles que o temem, e isso nos faz entender que Ele está agindo e muitas vezes não vemos nem percebemos sua ação, mas ela existe e mais cedo ou mais tarde veremos seus resultados. O que Deus espera de nós é somente fé, uma fé pura e totalmente voltada na convicção de que Ele é Todo-poderoso...

Janderson Martins disse...

sabemos que para cada pessoa DEUS tem um plano,por isso temos que está sempre firmes no SENHOR,no mundo atual estamos vendo o começo dos tempos difíceis,por isso temos que se firma em JESUS para conseguirmos superar o tempo difíceis que estamos passando e o que ainda vamos passar.