domingo, 22 de dezembro de 2019

QUEBRANDO O SILÊNCIO

No final do Antigo Testamento, Deus parece estar escondido. Durante quatro séculos, os judeus esperam e se maravilham. Deus parece passivo, despreocupado e surdo às suas orações. Resta apenas uma esperança: a antiga promessa de um Messias. Com essa promessa, os judeus colocam tudo em jogo. E então acontece algo importante. É anunciado o nascimento de um bebê.

Você pode sentir as emoções apenas lendo as reações das pessoas no evangelho de Lucas. Os eventos que cercam o nascimento de Jesus assemelham-se a um musical cheio de alegria. Os personagens se aglomeram na cena: um tio-avô de cabelos brancos (vv.5-25), uma virgem surpresa (vv.26-38), a idosa profetisa Ana (2:36). A própria Maria canta um belo hino (1:46-55). Mesmo o primo não nascido de Jesus chuta de alegria dentro do ventre de sua mãe (1:41).

Lucas toma o cuidado de fazer conexões diretas com as promessas sobre um Messias no Antigo Testamento. O anjo Gabriel chega a chamar João Batista de “Elias” enviado para preparar o caminho para o Senhor (1:17). Claramente, algo está se formando no planeta Terra. Entre os aldeões tristes e derrotados em um canto remoto do Império Romano, algo de bom está surgindo.

Uma vez em nosso mundo, um estábulo teve alguém em seu interior, que era maior do que todos do nosso mundo. C. S. Lewis

por Philip Yancey

Nenhum comentário: