sexta-feira, 15 de maio de 2020

DADOS IMPRESSIONANTES

Na Índia existem 88 milhões de pessoas sem trabalho, 2,5 milhões de tuberculosos; a mortalidade infantil é de 12,7%; de muitos milhões, raros têm uma refeição quente. Centenas de milhares perecem de fome. Entre nós, porém, muitos adoecem por comer demais. Para estes seria recomendável omitir uma refeição uma vez por semana, e mandar o dinheiro assim poupado para os famintos da Índia.

Recentemente as Nações Unidas publicaram uma estatística, dizendo que a metade da humanidade sofre de subnutrição. Essa metade tem de manter-se com apenas 9% das receitas totais do mundo. A outra metade da humanidade dispõe para sua manutenção dos outros 91%.

Na África existe, em média, um médico para 50.000 habitantes. Na região tropical da África Francesa, um para 100.000. Na Europa Ocidental cabe um médico a cada 1.000 habitantes.

Cinco anos atrás, um relatório semelhante levou dez homens da Inglaterra, empregados comuns sem grandes recursos, à resolução de omitir o jantar cada sexta-feira e mandar aos famintos o dinheiro assim poupado, bem como orar por eles. O exemplo encontrou muitos imitadores, os quais, adotando o lema "Miss a meal!" (Omita uma refeição), se comprometeram a praticar esse jejum periódico.

Na sexta-feira, dia da crucificação de Jesus, em vez de irem ao restaurante vão a uma casa de oração, onde lêem relatórios do campo missionário e buscam a face de Deus. E relatam eles, como resultado, grande ganho espiritual. Aliás, os médicos afirmam que essa omissão semanal de uma refeição representa uma bênção também para a saúde física, mesmo porque em geral comemos demais.

O dinheiro reunido a princípio foi usado para propiciar merendas escolares numa localidade ameaçada pela fome. Logo se organizou ali também uma policlínica.

A importância que na Alemanha se gasta num mês, para alimento e vestuário, tem de bastar para 800 milhões de pessoas viverem um ano inteiro! Não é isso impressionante?

 Kraft und Licht

Nenhum comentário: