quinta-feira, 4 de julho de 2024

LENIE FOI ENGANADO

"O vinho é escarnecedor, e a bebida forte alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido, não é sábio." 

Provérbios 20:1

Durante a última parte da década de 1800 as mulheres cristãs da América se uniram para combater as bebidas alcoólicas. Trabalhando por intermédio das igrejas e das escolas elas conseguiram suficiente apoio para levar sua luta até Washington. Lá pediram uma lei que proibisse a fabricação e venda de bebidas alcoólicas.

A décima oitava emenda tornou-se lei no dia 16 de janeiro de 1920. As casas de venda de bebida foram fechadas e os membros da União Feminina de Temperança se rejubilaram. Naturalmente, os fabricantes não ficaram felizes. Nem os frequentadores e proprietários de bares. Treze anos depois a lei foi abolida.

Hoje cerveja, vinho, whisky e gin são vendidos livremente em toda parte. Os pais estocam nas adegas ou conservam no refrigerador suas bebidas favoritas, e os adolescentes seguem-lhes o exemplo. O resultado é ruína, vidas em pedaços, lares desfeitos, e morte.

Pergunte a Jerry Rogers. Ele contará a você a respeito de Lenie.

Aconteceu na noite de festa no colégio. Alguns dos estudantes levaram bebidas alcoólicas. Lenie foi um deles. Ele convidou Jerry para subir em seu belo carro novo, tirou de debaixo do assento uma garrafa de whisky e ofereceu-lhe.

- Obrigado; eu não bebo - Jerry disse.

Mais tarde nessa noite ele se alegrou em ter tido a sabedoria suficiente para dizer não. Ele estava sentado junto ao balcão tomando chocolate quente quando ouviu sons agudos de sirene, e instintivamente sentiu que se tratava de Lenie e seu grupo.

Deixando a bebida em meio, Jerry correu para seu carro e seguiu a sirene da ambulância. Não foi muito longe antes de ver as luzes pisca-pisca dos carros da polícia rodoviária. Então viu a ambulância passar veloz à sua frente rumo ao hospital.

A uns 30m do acidente Jerry parou e desceu do carro. Lentamente ele se aproximou do local. Era o belo carro novo de Lenie. Havia capotado. A lataria estava inteiramente amassada. Jerry sentiu que ninguém poderia ter saído com vida desse acidente.

Cacos de vidro em mistura com sangue podiam ser vistos no terreno. E ali, bem no meio de tudo, a garrafa de whisky de Lenie ainda intacta, porém vazia.

World Book Encyclopedia, vol.11, págs. 28 e 29.
Creeping Madness (em português, Juventude Ameaçada, da CPB), pág. 85.

O QUE TU PENSAS?


quarta-feira, 3 de julho de 2024

SAIA E EMPURRE

Porque cada qual levará a sua própria carga.

Gálatas 6:5

Nos dias dos carros puxados a cavalo um homem foi informado de que havia primeira, segunda e terceira classes; como todos os bancos lhe pareciam iguais, ele comprou passagem de terceira por ser evidentemente mais barata.

Durante algum tempo, tudo correu bem e o homem congratulou-se por ter feito alguma economia. Contudo, mais um pouco e chegaram ao pé de uma íngreme ladeira e o cocheiro, freando os cavalos, gritou: 

— Passageiros de primeira classe conservem seus lugares, de segunda saiam e andem a pé e vocês de terceira empurrem o carro".

O que precisamos no trabalho do Reino são passageiros de terceira classe, aqueles que empurram. Não os de primeira que somente apreciam os outros trabalhando, nem os de segunda que estão prontos a andar e se afastam quando se apresentam as dificuldades, mas os de terceira que suportam "a carga e o calor do dia".

Christian Herald / D. P. Silva - Mil Ilustrações

ENTENDIMENTO


terça-feira, 2 de julho de 2024

POR QUE IR À IGREJA?

Um frequentador de igreja escreveu para o editor de um jornal e declarou que não faz sentido ir aos cultos todos os domingos. 

"Eu tenho ido à igreja por 30 anos e durante este tempo devo ter ouvido uns 3.000 sermões. Mas, por minha vida, com exceção de um ou outro, eu não consigo lembrar da maioria deles... Assim, eu penso que estou perdendo meu tempo e os pastores também estão desperdiçando o tempo deles". 

Esta carta iniciou uma grande controvérsia na coluna "Cartas ao Editor", para alegria do editor chefe do jornal, que recebeu diversas cartas, das quais, ele decidiu publicar esta resposta de um outro leitor: 

"Eu estou casado há mais de 30 anos. Durante este tempo minha esposa deve ter cozinhado umas 3.000 refeições. Mas, por minha vida, com exceção de uma ou outra, eu não consigo me lembrar da maioria delas, mas de uma coisa eu sei, todas elas me nutriram e me deram a força que eu precisava para fazer o meu trabalho. Se minha esposa não tivesse me dado estas refeições, eu e nossos filhos estaríamos desnutridos ou mortos. Da mesma maneira, se eu não tivesse ido à Igreja para alimentar minha alma e de minha família, estaríamos hoje em terríveis condições espirituais". 

“Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. ”  Mateus 4.4 

Autor desconhecido
Blog Arsenal do Crente

SABEDORIA

segunda-feira, 1 de julho de 2024

PRECISAMOS DE ESPERANÇA

Água. Noé só consegue ver água. Você entende. Você já conheceu sua porção de dilúvios. Inundado por tristeza no cemitério, raiva com a limitação do seu corpo, medo das incertezas de uma pandemia. E você precisou do que Noé precisou; você precisou de esperança.

Às vezes, tudo que precisamos é um pouco de esperança. Foi só isso que Noé precisava, e foi isso que Noé recebeu. É assim que a Bíblia descreve o momento: “Ao entardecer, quando a pomba voltou, trouxe em seu bico uma folha nova de oliveira.” (Gênesis 8:11 NVI).

A esperança é uma folha de oliveira: evidência da terra seca após o dilúvio. Você está precisando de esperança? Você precisa de um novo começo? Em algum ponto da vida todos nós precisamos. E a notícia tão bem vinda das Escrituras é essa: nosso Deus é um Deus de novos começos.

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “We Need Hope”

PODER E RESPEITO