terça-feira, 17 de fevereiro de 2026
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026
A CONTA É PAGA
Quando acabares de separar todos os dízimos da tua colheita no ano terceiro, que é o ano dos dízimos, então os darás ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, para que comam dentro das tuas portas, e se fartem;
Deuteronômio 26:12
O tema da retribuição à generosidade de Deus ecoa por toda a Bíblia. Por exemplo, quando Moisés instruiu os israelitas sobre como viver na Terra Prometida, disse-lhes para retribuir a Deus primeiro (vv.1-3) e cuidar dos necessitados: os estrangeiros, órfãos e viúvas (v.12). Por viverem numa “terra que produz leite e mel com fartura” (v.15), eles deveriam demonstrar o amor de Deus aos necessitados.
Nós também podemos espalhar o amor de Deus através da partilha de nossos bens materiais, grandes ou pequenos. Podemos não ter a oportunidade de doar pessoalmente exatamente conforme Zeal o fez, mas podemos pedir a Deus que nos mostre como doar ou quem precisa de nossa ajuda.
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026
terça-feira, 10 de fevereiro de 2026
A IMPORTÂNCIA DE UM FUNDAMENTO
Há muito tempo, na Itália, algumas pessoas resolveram edificar uma torre, e o fizeram. Era uma torre tão bonita que vocês haviam de gostar de ver. De algum modo, porém, ao edificá-la não puseram alicerces apropriados às condições do solo e ao peso da torre. Como resultado, temos hoje a tão conhecida Torre de Pisa, inclinada. Para a maioria, com certeza, o alicerce parecia bom porque somente numa parte é que era fraco, mas isto bastou para que a torre ficasse inclinada.
Algumas vezes encontramos jovens e senhoritas que dão pouca atenção ao fundamento sobre o qual estão edificando diariamente.
O único plano seguro a seguir é conseguir e pôr em seu fundamento o mais importante material que há – a principal Pedra Angular. Tendo esta por modelo, vocês acharão as pedras da Honestidade, Integridade, Fidelidade e Pureza. Incluam também as pedras da Diligência, Perseverança e Cortesia.
Church Officers' Gazette.
domingo, 8 de fevereiro de 2026
O PERDÃO VENCEU
A moça mais tarde, quando já livre de perigo, na América do Norte, confessou a luta amarga que se travara em seu íntimo. Satanás gritava: "Vingança", mas o Espírito de Cristo dizia: "Amor". Felizmente, para ela e para o soldado, Cristo venceu, e ela cuidou do turco com imparcialidade.
sábado, 7 de fevereiro de 2026
SALVA PELA FALTA DE DINHEIRO
Conta-se que durante a segunda guerra mundial, uma viúva italiana ficou sem dinheiro para pagar os aluguéis da casa onde morava.
Orou, clamou, jejuou durante muitos dias e nada adiantou.
Em desespero, foi despejada pelo proprietário e obrigada a procurar abrigo em casa de parentes numa cidade vizinha.
Logo após sua saída, a cidade foi totalmente arrasada por bombardeio nazista.
Agora tudo ficou claro.
O silêncio de Deus era para seu bem.
Não precisava tanta preocupação e angústia.
Era só louvar a Deus pela falta de dinheiro e tudo teria sido melhor.
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026
MORTOS NO POSTO DO DEVER
Certa noite, o submarino americano S-51 afundou ao largo da Ilha Block com toda a guarnição, à exceção de três homens. O esforço para trazer o submarino à tona custou meses e produziu atos de heroísmo, conforme disse um capitão que estava encarregado do serviço e cujo relato é tão emocionante como qualquer lenda do mar. Por fim, quando os escafandristas conseguiram penetrar no casco submerso, encontraram cada oficial e toda a guarnição nos seus respectivos postos de dever. O radiotelegrafista achava-se sentado na cabine, com os fones na cabeça. As casas das máquinas, baterias e comandos, todos estavam identicamente guarnecidos. Ainda repousavam mãos mortas sobre as válvulas e alavancas, escorando ordens que deveriam ser cumpridas.
Que magnífica lição para os soldados de Cristo! Que, aconteça o que acontecer, você possa resistir e ser achado em sua posição de emissário de Cristo, onde quer que Ele o tenha posto, até o fim.
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026
QUANTO VALEMOS?
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
JESUS BOAIDEIRO
terça-feira, 3 de fevereiro de 2026
NADA SUEPREENDE A DEUS
A maioria das pessoas sofrem de pensamentos pequenos sobre Deus. Num esforço para vê-lo como nosso amigo, perdemos de vista a imensidão dele. No nosso desejo de entendê-lo, tentamos contê-lo. O Deus da Bíblia não pode ser contido. Ele trouxe ordem do caos e criou a criação. Ele não consultou nenhum comitê. Ele não buscou conselhos. Ele disse “Eu sou Deus, e não há nenhum outro; eu sou Deus, e não há nenhum como eu.” (Isaías 46:9 NVI).
Os maiores reis já renderam as suas coroas. A rainha da Inglaterra é chamada a Sua Majestade, e no entanto ela precisa comer, se banhar e descansar. A verdadeira Majestade nunca sente fome. Ele nunca dorme. Ele nunca precisou de assistência ou atenção. Ele sustenta “todas as coisas por sua palavra poderosa” (Hebreus 1:3 NVI). Ele tem autoridade sobre o mundo – sobre o seu mundo! E ele nunca, jamais pronunciou a frase “Como foi que isso aconteceu?”
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026
CEIFEIROS INTERNACIONAIS
domingo, 1 de fevereiro de 2026
CORDEIRO PERFEITO
E clamavam com uma grande voz: Salvação a nosso Deus que está sentado sobre o trono, e ao Cordeiro. (Ap 7.10)
Logo no início do ministério de Jesus, João Batista viu o Senhor caminhando em direção a ele e exclamou com entusiasmo: “Olhem, aí está o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (Jo 1.29). É a primeira vez que alguém se refere a Jesus chamando-o de Cordeiro.
Depois de João, o apóstolo Paulo amplia a figura e ensina que Jesus é “o nosso Cordeiro de Páscoa” devidamente sacrificado (1Co 5.7). Mas no último livro da Bíblia, Jesus é chamado de “o Cordeiro” mais de trinta vezes (Ap 5.6; 6.1; 7.10; 8.1 etc.).
Ao mencionar Jesus como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, João Batista estava se referindo ao sacrifício expiatório de Cristo e também à impecaminosidade do Senhor. Todo o povo de Israel sabia de cor e salteado que o cordeiro do antigo sistema levítico tinha de ser “sem nenhum defeito” (Lv 22.21). O animal não poderia ser cego, aleijado nem mutilado, nem ter úlcera, sarna ou outras doenças de pele (Lv 22.22). Não deveria ser oferecido ao Senhor animal que tivesse “os testículos machucados, esmagados, arrancados ou cortados” (Lv 22.24). Esse cerimonial rigoroso e detalhado apontava para um Jesus “santo, inocente, sem mancha”, que não precisava, como os sumos sacerdotes da antiga aliança, “oferecer sacrifícios a cada dia, primeiro por seus próprios pecados e depois pelos do povo” (Hb 7.26-27).
Jesus não cometeu pecado algum, mesmo tendo passado “por todo tipo de tentação” (Hb 4.15). Uma das pessoas mais próximas a Jesus recorda que ele, “quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça” (1Pe 2.22-23). Em Jesus você pode confiar.
Retirado de Cuide das Raízes, Espere pelos Frutos, [Elben César]. Editora Ultimato.
sábado, 31 de janeiro de 2026
NA COMPANHIA DE DEUS
sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
CREDENCIAIS ETERNAS
quinta-feira, 29 de janeiro de 2026
DEUS VIRÁ PARA VOCÊ
Deus virá para você, amigo – através de uma palavra da Escritura ou da bondade de um amigo. Sabe, ele pode até falar com você através de um momento como este. Mas isso é certo: Deus vem para o povo dele. A Escritura diz, “O SENHOR dos Exércitos está conosco” (Salmo 46:7 NVI).
Você não é nenhuma exceção a esta promessa! Você está passando por um desafio como de Jericó? Você enfrenta muralhas altas demais para penetrar e fortes demais para rachar? Um diagnóstico, uma dificuldade, uma derrota que lhe impede de derrubar as muralhas? Se for o caso, faça o que Josué fez. Ele “olhou para cima e viu um homem em pé, empunhando uma espada.” (Josué 5:13 NVI). Quando Josué levantou seus olhos ele viu Jesus. Então, levante seus olhos… levante seus olhos! O Senhor, seu Socorro, está vindo!
quarta-feira, 28 de janeiro de 2026
CORAÇÕES DISTANTES
segunda-feira, 26 de janeiro de 2026
AMIGO CERTO
domingo, 25 de janeiro de 2026
ABRA SEU MINISTÉRIO PARA AS INTERRUPÇÕES - E OUÇA DEUS FALAR
Jesus estava sempre sendo interrompido — por homens cegos, leprosos, fariseus que se encontravam com ele à noite, pais desesperados com filhos endemoninhados ou morrendo, mulheres pecadoras pegas em adultério ou colocando perfume em seus pés. E ele estava sempre interrompendo outros — coletores de impostos contando dinheiro, pescadores remendando redes ou puxando-as para cima, perseguidores indo para Damasco. Muito de seu ministério transformador aconteceu por meio de interrupções.
Muitos de nós que pregamos somos os sacerdotes e levitas na história que Jesus contou do bom samaritano. Estamos tão inflexivelmente focados nos nossos deveres com o templo que perdemos o que Deus tem para nós à beira da estrada. A única cura que conheço é o comprometimento diário e intencional da espera por Deus nas interrupções. (Enquanto eu escrevia isto, Deus interrompeu a minha agenda três vezes. Dois telefonemas, um de um homem à margem da fé salvadora e precisando de um pouco de atenção extra; o outro de um homem de outro credo interessado em realizar um trabalho para a igreja. A terceira interrupção foi de uma mulher pedindo alimento. Ela e seu filho não tinham nada para comer. "Eu vim a você faminto”, Jesus disse. "Você percebeu?". Eu estava tão ocupado que quase não percebi).
Viver uma teologia de interrupções abre minha alma para o vento fresco que reacende a minha chama.
Mark Buchanan – do livro A arte e o ofício da pregação bíblica
sábado, 24 de janeiro de 2026
Assim como você, o filho pródigo recebeu uma herança; ele era um membro da família. Talvez assim como você, ele desperdiçou a herança dele em uma vida de loucura e más escolhas. A trilha dele terminou em um chiqueiro. Ele alimentava porcos para viver. Daí ele tomou uma decisão que mudou sua vida para sempre: “Levantarei e irei ter com meu pai” (Lucas 15:18).
Você pode fazer isso! Você pode se levantar e ir para o seu Pai. Talvez você não consiga resolver todos os seus problemas ou desenredar todos os seus nós. Você não pode desfazer todo o dano que fez, mas pode se levantar e ir para o seu Pai. Parar num chiqueiro fede. Mas, amigo, ficar lá é simplesmente estúpido.
sexta-feira, 23 de janeiro de 2026
ENCONTRO MARAVILHOSO
Como poderia louvar sem uma voz? Então me ocorreu: Deus quer que cantemos de toda nossa alma e todo nosso coração. Não importa como possa parecer. E louvar a Deus não é sempre com uma canção, mas quando somos oprimidos, nós louvamos a Deus com nossas palavras de gratidão.
— Por que Me buscas somente nas horas de adoração?
— Por que Me perguntas coisas egoístas?
— Por que me fazes perguntas tão sem fé?
— Por que você não está espalhando as boas novas?
— Por que em tempos de opressão, você chora a outros quando eu ofereço
Meu ombro pra você chorar nele?
— Por que cria desculpas quando lhe dou oportunidades de servir em Meu nome?"
quinta-feira, 22 de janeiro de 2026
SEU DESENHO PLANEJADO POR DEUS
Tenha cuidado! No desejo de ser grande, é possível deixar de ser bom.
Nem todo professor é apto para ser diretor. Nem todo carpinteiro tem a habilidade para encabeçar uma equipe. Nem todo músico deve ser maestro. Uma promoção pode levar uma pessoa para fora do seu ponto forte. Por desejo de ter mais, uma pessoa pode acabar perdendo seu propósito. A cobiça é um péssimo conselheiro de trabalho.
Examine os seus dons, conheça os seus pontos fortes. Romanos 12:3 diz “Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter.” Provérbios 15:16 diz “É melhor ter pouco com o temor do SENHOR do que grande riqueza com inquietação.” Então não deixe que a cobiça por coisas, ou o anseio pelo aplauso lhe desvie do desenho que Deus planejou para você!
quarta-feira, 21 de janeiro de 2026
ESPELHO
A vida me ensinou que as pessoas são amigáveis, se eu sou amável,
terça-feira, 20 de janeiro de 2026
EU NÃO PEDIR PARA NASCER
Certa vez, no ano de 1996, fui tentar aconselhar um adolescente que estava usando drogas. Ele já havia abandonado a escola, raramente tomava banho, estava roubando coisas de sua própria casa e havia se envolvido com uma gangue do bairro, tentei fazê-lo ver como seus pais sofriam com este seu mau comportamento, mas ele me disse:
– “Eu não pedi pra nascer!”.
Lembrei-me, então, que na minha adolescência eu também falava isso para a minha mãe, e fui embora pensando no que os adolescentes querem dizer com estas palavras. Talvez estejam dizendo algo mais ou menos assim:
– “Vocês me trouxeram a este mundo horrível sem me perguntar se eu queria vir ou não; agora vocês vão ter que me aguentar!”.
Ao chegar em casa, entrei em oração, pedindo sabedoria a Deus. De repente, não sei como, uma imagem maravilhosa formou-se diante dos meus olhos. Vi um óvulo humano cercado de espermatozoides que tentavam fecundá-lo, e vi o momento exato em que um deles conseguiu entrar, deixando todos os demais do lado de fora.
Tudo isso bem à minha frente, em tamanho gigante – a imagem formada tinha cerca de um metro quadrado.
No dia seguinte voltei à casa do rapazinho, e disse-lhe:
– Ontem você mentiu para mim!
Ele ficou me olhando espantado, tentado adivinhar do que eu estava falando:
– Ontem você me disse que não pediu pra nascer, mas é mentira, quando sua mãe engravidou, você lutou desesperadamente contra mais de trezentos milhões de outros espermatozoides para poder fecundar o óvulo. Correu, lutou, venceu, fecundou, se desenvolveu e nasceu, ao invés de ser você, poderia ter sido qualquer outro. Seus pais tiveram mais de trezentos milhões de chances de ter um outro filho ou filha. Alguém melhor ou pior que você, eu não sei, mas isso agora não importa mais.
Você lutou para estar aqui agora e venceu, Valorize a sua vida e deixe de arranjar desculpas. Dê alguma alegria aos seus pais.
Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente – Tiago 1.5
segunda-feira, 19 de janeiro de 2026
EU SEI QUEM VOCÊ É
Todas as manhãs um senhor idoso pegava aquele ônibus lotado e descia em frente à uma clínica. Certo dia, uma moça que sempre o observava, perguntou-lhe: – O senhor trabalha nesta clínica?
– Não, respondeu ele, minha esposa está internada aí. Ela tem o mal de Alzheimer.
– Puxa, lamento muito. E como ela está?
– Não está muito bem. Está com a memória bastante prejudicada. Já nem me reconhece mais.
– Mesmo assim o senhor enfrenta este ônibus lotado todos os dias, somente para vim visitá-la.
– Sim!
– Mas, se ela já não o reconhece mais, nem se lembra das coisas, porque o senhor vem todos os dias?
– Ela já não sabe quem eu sou, mas eu sei quem ela é. Ela não se lembra mais das coisas, mas eu jamais me esquecerei dela.
O amor nunca desanima, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência – I Coríntios 13.7
O TRABALHO ERA PEQUENO DEMAIS
A empresa perguntou se o salário era seu ponto de discórdia e ele respondeu:
— Ah, o salário é grande o suficiente, mas o trabalho não é.
Roy B. Zuck - O livro de citações do orador / Ministry 127


.jpg)



























.jpg)












.jpg)