terça-feira, 2 de outubro de 2012

EXTRAORDINÁRIOS


Toda época de eleições eu passo pela multidão de banners, cavaletes e placas com rostos de candidatos e sou assaltado por reflexões quanto à lógica da democracia. Já era assim quando morava em São Paulo, mas agora que moro numa cidade pequena o meu estranhamento fica ainda mais evidente. Em minha cidade, temos opções fantásticas concorrendo ao posto de vereador. Candidatos como Dejair Canibal, Sangue Bom, Tio João, Zé do Lava Rápido e Nice Carteira. São apenas exemplos extremos do esforço enorme que os candidatos fazem para ganhar identificação com o eleitor. Todo candidato quer parecer ser alguém do povo, alguém como você e eu.

E, no entanto, se pensarmos que a classe política é que vai, representando e em nome desse povo, definir seu destino na produção de leis que terão impacto direto no dia-a-dia de cada um, e que eles serão peça fundamental da aplicação dos recursos recolhidos com os impostos que todos pagam, o mais sensato seria esperar que o povo votasse nos melhores, naqueles acima da média, nos que vão além da mediocridade, seja em termos éticos, seja em termos de capacidade intelectual. 

Jesus Cristo fez um grande (para nós, um gigantescamente incompreensível) esforço para se parecer comigo e com você. Ele tomou nossa forma, comeu nossa comida, suou nosso suor, sofreu as nossas dores. Mas ainda assim foi acima da média em tudo. Ele mostrou deter um conjunto de valores superior ao de qualquer outro do povo, e o mesmo com relação ao seu discernimento e com relação à coerência entre teoria e prática. Ele é Quem é porque é parecido comigo, mas faz muito mais e melhor do que eu faço. E o melhor: me chama a imitá-lo nisso também!

Quando leio: Se vocês amam somente aqueles que os amam, por que esperam que Deus lhes dê alguma recompensa? Até os cobradores de impostos amam as pessoas que os amam! Se vocês falam somente com os seus amigos, o que é que estão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso! (Mateus 5:46 e 47), estou lendo o chamado a não me contentar com a mediocridade, não me contentar com o padrão reinante. Ele diz: "isso qualquer um faz. Eu espero mais de você!" 

Jesus nos chama para ser extraordinários. Para ter uma pretensão mais alta. Para ter um objetivo mais ambicioso. Jesus nos tira da zona de conforto e aponta para cima, onde Ele próprio está.


Levi de Paula Tavares

Nenhum comentário: