quinta-feira, 4 de outubro de 2012

O CRISTÃO E A POLÍTICA

“Lembra-lhes que se sujeitem aos que governam, às autoridades; sejam obedientes, estejam prontos para toda boa obra, não difamem a ninguém; nem sejam altercadores, mas cordatos, dando provas de toda cortesia, para com todos os homens.” (Tito 3.1-2)

Estamos nos aproximando do dia em que escolheremos nossos governantes locais. É uma grande responsabilidade sobre nossos ombros, pois o nosso voto decidirá quem nos representará no governo executivo e legislativo municipal.

O crente não constitui uma categoria especial ou inferior de cidadão. Somos cidadãos plenos em deveres e direitos. Portanto, todo crente tem o dever e o direito de participar plenamente de todas as manifestações de cidadania. Filiar-se a um partido político, ser candidato e votar são algumas dessas possibilidades.

Se não levarmos a sério este momento, podemos cometer erros que nos custarão quatro anos de atraso. Como cristãos, devemos ser criteriosos – como em todas as áreas de nossa vida – e buscar nossa escolha em oração, julgando com bom senso e escolhendo o melhor candidato através da avaliação de suas propostas, conduta e o caráter não apenas em período eleitoral, assim como o envolvimento e compromisso com Deus.

O voto é secreto e inviolável. Conheça seu candidato: alguém que tenha o temor a Deus, que no exercício do poder legislará com justiça e equidade. Uma pessoa que independentemente do período político sempre tenha trabalhado pelo bem estar da comunidade, que tenha um histórico de preocupação genuína pelas pessoas e seus problemas. Acima de tudo, que tenha um testemunho aprovado na comunidade, sendo visto como homem ou mulher de Deus, que suportará as pressões (e opressões) que o cargo pretendido pode lhe trazer.

Nossa oração, como igreja, e de certa forma, como cidadãos, é que o Senhor levante homens e mulheres como José, Moisés, Daniel, dentre outros, que honrem acima de tudo o compromisso com Deus e com Seu povo.
Que não votemos apenas para “cumprir tabela” ou “por conveniências”, sejam elas quais forem. Voto não tem preço, mas tem consequência. Vote consciente!

“O que mais preocupa não é nem o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons”. – Martin Luther King

Rev. Diones Braz, Pastor evangélico da Igreja Presbiteriana Independente de Dourados

Nenhum comentário: