domingo, 21 de dezembro de 2014

JOSÉ E MARIA

E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. 
Lucas 1.26-27

Se já assistiu a uma partida de xadrez, já viu o enxadrista mover as peças no tabuleiro com habilidade e estratégias a conduzir o oponente ao lugar e a situação que ele desejava. Da mesma forma, Deus teve que preparar os tempos para o nascimento de Jesus, ele moveu várias peças, tocou no coração de reis e governos, mudou a história de homens simples, fez a natureza se manifestar em festa e até anjos irradiaram graça e louvor.

No entanto, ninguém foi mais afetado que José e Maria. Eles estavam em preparação para o casamento. Faziam planos para uma vida feliz e, de repente, um anjo anuncia-lhes que Jesus estava chegando ao mundo e que eles seriam os pais do Filho de Deus.

À princípio, talvez não entenderam o que realmente significava isso. Mas, aos poucos, foram compreendendo que a tarefa não seria nada fácil. Teriam de abandonar seus planos, sonhos e desejos e se submeterem ao "novo" projeto de Deus.

O natal nunca foi só festa, luzes, presentes! Não, foi muito mais, teve dor, fuga, renúncia, mas, sobretudo amor, muito amor, tanto divino (Deus enviando seu filho aos homens) como humano (Maria e José renunciaram suas vidas e sonhos para serem os pais do menino que nasceria para salvar a humanidade).

Fandermiler Freitas

Nenhum comentário: