domingo, 20 de novembro de 2022

UMA ESPÉCIE DIFERENTE DE CORAGEM

"Não resistais ao perverso; mas a qualquer que te ferir na face  direita, volta-lhe também a outra." 

Mateus 5.39.

"Você tem estômago para receber uma jogada bruta ou um insulto e não revidar?" Branch Rickey, presidente dos Dodgers do Brooklyn, perguntou a Jackie Robinson. 

"Sr. Rickey", Jackie respondeu, "o senhor está procurando alguém que tenha medo de revidar?" Ele pensou nos seus 26 anos de profissionalismo como jogador, sempre pronto a revidar, com os pulsos ou com a língua, a cada insulto ou a cada jogada desleal. 

"Estou procurando um jogador", o Sr. Rickey respondeu, "que tenha estômago bastante para não revidar. Eu sei que você é um bom jogador de baseball. O que eu não sei é se você é capaz de agüentar o jogo até o fim, não importa o que aconteça. E preciso muita coragem para ser o primeiro negro a jogar numa liga de primeira divisão. Algumas pessoas não vão gostar disto." 

Quando Jackie Robinson entrou no profissionalismo de baseball em 1945, ele só podia jogar em times de negros. Ele estava jogando para os Monarchs de Kansas quando Branch Rickey o descobriu. O Sr. Rickey descobriu que Robinson era exatamente o jogador que ele procurava para ajudar a quebrar a resistência do preconceito no jogo favorito da América: o baseball. Entretanto, ele precisava de alguém que tivesse peito par agüentar insultos e jogadas desleais sem revidar, tanto da parte do adversário como dos próprios companheiros de time. 

Como Jackie tivesse esta espécie de coragem, ele assinou contrato com os Dodgers do Brooklyn, e seu nome é hoje conhecido no hall da fama em relação com este esporte. 

Como fora possível tal coragem? Em sua autobiografia, Break-through to the Big League, Jackie se refere muitas vezes ao poder habilitados de Deus em sua vida. Ele reconhece nisto também a fé e orações de sua mãe. 

Quando Jackie nasceu, a Sra. Robinson tomou-o em seus braços, olhou em torno para a pobreza do seu lar em Cairo, Geórgia, e disse: "Bendito, sejas, menino, pois para sobreviveres a tudo isto Deus terá de manter os Seus olhos em ti." 

Deus respondeu a esta oração. Muitas vezes quando a luta era muito dura, Jackie sentiu os olhos de Deus sobre ele. Deste modo ele recebeu forças para se controlar quando tinha vontade de revidar a insultos e deslealdade por ser ele negro. 

Os olhos de Deus estão sobre você também, no dia de hoje. Ele o ajudará a oferecer a outra face. Dar-lhe-á domínio próprio, e assim, a coragem para não retribuir ao mal com o mal. 

Fonte: www.4tons.com

Nenhum comentário: