quarta-feira, 26 de outubro de 2022

A HISTÓRIA DO RELÓGIO: ECUTAR A VOZ INTERIOR

Meu pai tinha uma joalheria onde também vendia e consertava relógios antigos de pulso e de parede. Nossa família morava numa casa nos fundos da loja. Cresci rodeado pelo som de relógios despertadores, relógios de parede e de pulso.

Todos os dias, ao fechar a loja, meu pai costumava pegar alguns dos relógios de parede que estivera consertando durante o expediente e os pendurava dentro de casa, no corredor que dava para o nosso quarto.

Eu não entendia por que ele fazia isso e por que tínhamos que dormir com todo aquele barulho. Mas, com o passar do tempo, o som variado da marcha dos diferentes relógios tornou-se uma característica familiar das noites em nossa casa. Alguns anos depois, comecei a trabalhar com meu pai na loja. Certa manhã, ele disse algo que abriu minha mente e me ajudou a compreender por que ele pendurava os relógios dentro de casa, em vez de deixá-los na loja. Ele pediu-me: “Filho, poderia me trazer o relógio que estava pendurado perto do seu quarto ontem à noite?” Fiquei olhando para ele sem entender o porquê, quando ele me disse: “Fiquei ouvindo o som desse relógio à noite e percebi que não está funcionando bem. Preciso abri-lo de novo e retificar o que não está bom”.

Então, ocorreu-me um forte pensamento: “Era isso! Era isso!” Na quietude da noite, ele ouvia o som do relógio da mesma maneira que um médico escuta o coração de um paciente. No processo de consertar relógios de parede e de pulso a vida toda, ele tinha treinado o ouvido para reconhecer quando havia alguma coisa errada. Tinha aprendido a determinar, pelo som, se o relógio estava funcionando perfeitamente ou não.

Depois dessa experiência, comecei a prestar mais atenção ao som dos relógios durante a noite, como meu pai o fazia. Assim, aprendi a reconhecer se um relógio estava funcionando corretamente ou se precisava de algum ajuste.  Espontaneamente, passei a aplicar o aprendizado dessa experiência para buscar momentos de silêncio em que eu pudesse ouvir a mim mesmo. O ato de ouvir atentamente ajudou-me, e ainda me ajuda, a determinar se meus passos estão indo na direção certa ou se é necessário fazer alguma correção no curso para estar em sintonia com o Pai Celestial.

Nos dias de hoje, a vida está repleta de barulho e agitação, por isso torna-se difícil encontrar um momento e um lugar nos quais podemos nos isolar para ouvir “nossa marcha interior” e, da mesma maneira, ouvir as indicações do Pai por meio do Espírito Santo.

(...)

A fim de permanecermos em sintonia com nosso Pai Celestial, precisamos ajustar o ritmo do nosso relógio pessoal, o que só poderá ser feito quando nos afastamos de toda a agitação vã e de todo o barulho exterior.

Ao final do dia, reflita sobre si mesmo e pergunte-se: “A minha ‘marcha’ está em harmonia com a vontade do Pai?” Se a resposta for positiva, agradeça ao Senhor e renove seu compromisso de manter um curso reto na direção Dele. Se a resposta for outra, faça planos de corrigir o curso e “retificar o que não está bom” a fim de que possa voltar a ter uma marcha harmoniosa.

Precisamos saber que temos um Pai Celestial que nos ama e que deseja nos abençoar. Somente por meio desses momentos de meditação é que poderemos nos conectar com Ele e aumentar muito mais nossa compreensão do propósito da vida e do plano de nosso Pai com relação a cada um de nós.

Ao nos encontrarmos diariamente com o Pai Celestial no refúgio do nosso lar, saberemos de uma maneira muito pessoal que Ele nos ama e que Se importa conosco.

Nesse instante, receberemos aquela renovação diária que nos dará a força necessária para vencer os desafios desta vida.

Fonte: https://www.lds.org.br/

Nenhum comentário: