domingo, 14 de junho de 2026
EM MEMÓRIA DE MIM
sábado, 13 de junho de 2026
EU ESCOLHO
sexta-feira, 12 de junho de 2026
A PRINCESA ESQUECIDA
quinta-feira, 11 de junho de 2026
DEUS NOS OUVE
Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de Deus, ele nos ouvirá. E se sabemos que ele nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que temos o que dele pedimos. (1 João 5.14-15)
Esta passagem é um incentivo aos cristãos que aprenderam como devem crer e como devem amar. Eles precisam lembrar que a piedade deles vem da Palavra que foi proclamada e que não devem viver de qualquer outra forma a não ser com fé e amor. João prevê uma objeção vinda dessas pessoas: “E se o meu coração estiver frio e eu sentir que me falta a fé?”. “Aqui está o remédio” – diz João – “Peça e ore. Ele o ouvirá”.
Tiago diz: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida” (Tg 1.5). O melhor ensino sobre como se deve agir é confiar na oração. Paulo diz: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus” (Fp 4.6). Igualmente, Agostinho diz: “Senhor, dá-me o que ordenas”. Assim, nós também devemos orar: “Senhor, dá-nos fé”.
Esse versículo é um incentivo à oração, e João descreve como orar de maneira excelente. Primeiramente, ele nos lembra que podemos ter “confiança”, a qual é a alma da oração. Em seguida, ele nos instrui quanto ao que pedir: “alguma coisa de acordo com a vontade de Deus”. Finalmente, devemos também crer que “ele nos ouve”. Tiago diz que “[aquele que duvida] tem mente dividida e é instável em tudo o que faz” (Tg 1.8). No entanto – ele diz –, quando pedir, “peça […], porém, com fé, sem duvidar” (v. 6).
Retirado de Somente a Fé – Um Ano com Lutero. Editora Ultimato
quarta-feira, 10 de junho de 2026
NÃO FAZER NADA
Dois amigos cristãos conversavam, e um disse ao outro:
— Estou orgulhoso de mim mesmo porque não fiz nada hoje de que eu possa me envergonhar.
Ao que o outro respondeu:
— Tenho vergonha de mim mesmo porque não fiz nada hoje de que possa ter orgulho.
Esses dois homens expressaram dois pontos de vista sobre o Cristianismo. O primeiro foi negativo. Podemos resumir sua fé em "não farás." Ele pensa que se passar o dia sem fazer nada de errado, isso é uma boa razão para se orgulhar. O segundo foi mais positivo. Ele percebeu que havia coisas que um cristão deve ou não fazer. Ele reconheceu que ser cristão era algo mais do que não fazer certas coisas. Ele sabia que um homem não é bom apenas porque não faz algo errado. Tiago 4:17 nos diz o que significa ser cristão. Às vezes nós só pensamos no pecado como a coisa ruim que fazemos, mas ele também é a coisa boa que deixamos de fazer.
José Luis Martínez - 504 Ilustraciones Preferidas
terça-feira, 9 de junho de 2026
O QUE AS ESCOLAS NÃO ENSINAM
segunda-feira, 8 de junho de 2026
DEUS VIGIANDO SEU MUNDO
domingo, 7 de junho de 2026
NENHUMA VANGLÓRIA POR CHEGAR AO CÉU
Falando da salvação pela graça, Moody disse, certa vez:
— Boa coisa é que o homem não possa salvar-se a si mesmo; pois se, por si só, pudesse abrir caminho para o Céu, nunca acabaríamos de ouvir-lhe falar disso. Basta que alguém consiga colocar-se um pouco acima de seus semelhantes e acumular alguns milhares de reais para que se lhe ouça afirmar com orgulho que se fez com esforço próprio. Estou cansado de ouvir tais coisas, e alegro-me de que por toda a eternidade nunca ouviremos ninguém no Céu que se possa vangloriar de haver-se aberto para si mesmo o caminho até ali.
Mid Continent.
sábado, 6 de junho de 2026
MANTENHA A CALMA E PERSEVERE
Nos dias que antecederam a guerra com a Alemanha, o governo britânico encomendou uma série de cartazes encorajadores. O primeiro cartaz foi distribuído em setembro de 1939: Sua coragem, sua alegria, sua resolução nos trarão a vitória.
Logo foi produzido um segundo cartaz: A liberdade está em perigo. Defenda a mesma com todas as suas forças.
Um terceiro pôster nunca foi divulgado ao público, mas foi guardado para uma crise extrema, como uma invasão da Alemanha. Nunca foi visto até quase sessenta anos depois. Dizia: Mantenha a calma e persevere.
A soberania de Deus não nega a nossa responsabilidade. Isso a fortalece. Confie em Deus para fazer o que você não pode. Obedeça a Deus e faça o que puder. Apenas… mantenha a calma e persevere.
sexta-feira, 5 de junho de 2026
A HONESTIDADE NÃO TEM PREÇO
quinta-feira, 4 de junho de 2026
NO MEIO DAS BAGUNÇAS DA VIDA
Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “In the Midst of Life’s Messes”
quarta-feira, 3 de junho de 2026
A BATALHA ACABOU! SÉRIO?
Fomos sepultados com Cristo…
Romanos 6.4
Finda a Segunda Guerra Mundial, Hiroo Onoda se escondeu na selva por 29 anos, recusando-se a acreditar que seu país se rendera. Ele havia sido enviado para uma ilha remota nas Filipinas para espionar as forças aliadas. Tempos depois de um tratado de paz ter sido assinado e cessadas as hostilidades, Onoda permaneceu na selva. Em 1974, o comandante dele foi à ilha para convencê-lo de que a guerra havia terminado.
Onoda viveu na escassez e isolamento, pois não se rendeu e recusou-se a acreditar que o conflito findara. Podemos cometer erro semelhante. Paulo proclama a verdade espantosa de que “quando fomos unidos a Cristo Jesus no batismo, nos unimos a ele em sua morte” (Romanos 6:3). Na cruz, de maneira poderosa e misteriosa, Jesus derrotou as mentiras de Satanás, o terror da morte e o domínio tenaz do pecado. Embora estejamos “mortos para o poder do pecado” e “vivos para Deus” (v.11), muitas vezes vivemos como se o mal ainda tivesse algum poder. Cedemos à tentação e sucumbimos à sedução do pecado. Ouvimos mentiras, deixando de confiar em Jesus. Mas não precisamos ceder nem viver uma falsa narrativa. Pela graça de Deus, podemos abraçar a verdadeira história da vitória de Cristo.
Embora ainda lutemos contra o pecado, somos libertos quando reconhecemos que Jesus já venceu a batalha. Que possamos viver essa verdade em Seu poder.
terça-feira, 2 de junho de 2026
A ALEGRIA VEM PELA MANHÃ
“O choro pode durar a noite toda, mas a alegria vem pela manhã” (Salmo 30:5 NLT). Você precisa dessa promessa? Você chorou um rio? Você abandonou a esperança? Você quer saber se uma manhã vai acabar com esta noite?
Maria Madalena sentiu assim. Antes de conhecer Jesus, ela tinha sete demônios. Ela foi prisioneira de sete aflições. O que essa lista pode incluir? Depressão? Solidão? Vergonha? Medo? Talvez ela fosse uma reclusa, talvez ela fosse uma prostituta. Talvez ela tenha sido abusada ou abandonada.
O número sete às vezes é usado na Bíblia para descrever a completude. Pode ser que Maria Madalena estivesse completamente consumida pelas aflições. Mas Jesus falou e os demônios fugiram. Banido. Despejado. Maria Madalena conseguia dormir bem, comer o suficiente e voltar a sorrir. E Jesus restaurou a vida dela.
segunda-feira, 1 de junho de 2026
NOVENTA NORTE
Ventos furiosos açoitaram a interminável extensão de gelo do Ártico e romperam a Cabana de lona meio enterrada na neve. Dentro, um explorador americano jazia sozinho num catre. Ele não conseguira andar desde que seus pés se congelaram, três meses antes. A dor era insuportável. Teria ele de abandonar seu sonho de alcançar o Pólo Norte. De novo ele procurou erguer-se sobre os pés inchados, mas a dor forçou-o a retornar para o leito. Então, inclinando-se, ele escreveu na parede de lona mais próxima: "Acharei o caminho, ou farei um. Robert E. Peary."
Seu indeclinável alvo na vida era alcançar o Pólo Norte. Ele foi avante em seu sonho através dos anos, enfrentando durezas que teriam assustado a maioria das pessoas. Não importa quais as dificuldades que ele tenha suportado no mundo inóspito e branco do Norte, o certo é que ele venceu. As 10:00h do dia 6 de abril de 1909, Robert E. Peary tirou fora o seu sextante e mediu a altura do sol. Terminando seus cálculos, ele exclamou para seu companheiro de exploração: "Matt, oh, Matt! Noventa Norte!" Ele era o primeiro homem a chegar ao ponto onde todas as direções levam ao sul. Tão logo foi possível, Robert telegrafou a sua esposa: "Triunfamos, afinal. Tenho o pólo."
Robert E. Peary encontrou o que estava procurando porque pôs o coração por inteiro em sua busca. Se ele estivesse procurando tesouros escondidos no Caribe ao mesmo tempo que procurava o pólo, provavelmente mão teria encontrado nem um nem outro. É uma lei da vida que esforços dispersos pouco conseguem.
Assim, se você realmente e muito a sério, está procurando Deus, ponha então o coração completamente nesta busca. Estudo ocasional da Bíblia, sem meditação e sem afinco, pouco adiantará. Uma vez ao ano nos acampamentos não basta. Ela deve constituir um estudo diário.
Você quer realmente conhecer a Deus? É este um alvo e propósito em sua vida? Se sim, e você está pondo todo o seu coração nesse alvo, certamente encontrará a Deus.
North Pote, Tony Simon, Nova Iorque. págs. 89, 90 e 128-137.
More Heroes of Civilization, págs. 14 e 15.







.jpg)













.jpg)

.jpg)

