sábado, 12 de julho de 2014

AJUDAR

Amai, porém, os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem esperar nenhuma paga; será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo. Pois ele é benigno até para com os ingratos e maus.

Lucas 6.35

Pouca coisa satisfaz e agrada tanto a Deus como a gratidão.  Demonstração de gratidão é sempre uma fonte de alegria para quem ajudou alguém. Faz bem a alma e torna o coração feliz quando se constata que a sua ajuda foi devidamente reconhecida. No entanto, é triste quando após empenho, dedicação e suor, não se encontra ao menos um olhar de agradecimento.

Não falo aqui de pequenas ações do dia a dia, como um copo d'água, abrir uma porta, levanta-se para alguém sentar. Para estas ações, agradecier é mais  sinal de educação do que de gratidão. Falo das coisas que alguém se dispõe a fazer em teu favor que realmente te socorrem e aliviam a alma.

No versículo acima, Jesus nos ensina a fazer o bem sem esperar recompesas humanas, pois o benefício desinteressado é o único que agrada a Deus. Ajudar é a palavra de ordem, mesmo que os ingratos se proliferem na terra e sua ingratidão fira o nosso coração. Assim, mesmo que desanimados pela maldade do homem, Deus ainda exige de nós ação em favor dos desfavorecidos.

Jesus finaliza seu discurso dizendo: será grande o vosso galardão, Na visão do verdadeiro cristão, o amor é o que o move não a gratidão. Mas que seria bom se a gente tinhevesse a humildade de apenas dizer: muito obrigado.

Fandermiler Freitas

Nenhum comentário: