quinta-feira, 13 de julho de 2023

JOANA D'ARC

Então disse Débora a Baraque: Levanta-te, porque este é o dia em que o Senhor tem dado a Sísera na tua mão;

Juízes 4.14

A história da França fala de Joana D'arc, uma jovem muito corajosa que viveu na primeira metade do século quinze. Mesmo tendo sido uma moça simples e do campo, desejou ver a França liberta do jugo da Inglaterra. Afirmando ouvir as vozes de santos dos céus, Joana D'arc creu que havia sido escolhida para libertar seu povo. Aos dezessete anos de idade, saiu de seu lar para cumprir essa tarefa.

No princípio ninguém levava Joana a sério, nem acreditavam nas "vozes" que ela dizia ouvir, mas ela persistiu até que o rei e os militares franceses acreditaram nela. Ela recebeu uma armadura completa e uma cavalo para dirigir os esquadrões na batalha. Alguns dos comandantes franceses não queriam receber ordem de uma camponesa, mas só ganhavam a batalha quando a obedeciam.

Joana era considerada um gênio militar. Sob sua liderança e entusiasmo contagioso, os franceses tomaram duas cidades em lugares estratégicos, e Carlos VII foi coroado e ocupou o trono. A história de Joana D'arc é um relato clássico do ânimo e da inspiração que uma pessoa pode transmitir. Como Joana D' arc, Débora encorajou os exércitos de sua nação em tempos muito sombrios e difíceis. (Os exemplos de Joana D'arc e Débora nos mostram como encorajar os outros com nossa vida e nossas palavras. Nunca se sabe quão grandes serão os seus efeitos.

Nenhum comentário: