segunda-feira, 1 de novembro de 2021

CALCULAI AS DESPESAS

Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? 

Lucas 14.28

Há Alguns anos, precisei de um marceneiro para cortar umas tábuas com uma tico-tico. Era uma tarefa urgente, por isso solicitei o trabalho sem averiguar o preço. No final da semana quando fui pagar o trabalho, o homem pediu um preço abusivo. Paguei-o, mas fiquei completamente irritado por senti-me explorado daquele jeito.

A vida não é diferente. Todas as nossas ações têm o seu peso. É o que a ciência chama de ação e reação. “O bater de asas de uma mariposa não pode ser nada aqui, mas do outro lado do mundo pode ser um terrível vendaval” – já disse um sábio! O que Jesus quer nos ensinar no versículo acima é a certeza de que nada na vida termina quando cessa ação, muito pelo contrário, é aí que tudo se inicia.

Ontem, vimos à necessidade de assentar-se para olhar a vida como um todo, para com toda a tranqüilidade poder calcular as despesas. A Bíblia diz: Estas coisas o Senhor aborrece... pés que se apressam a correr para o mal...” Que não tenhamos presa e que gastemos tempo no calcular.

Calcular, nas palavras do Mestre, tem a simbologia de estudar as opções e avaliar sabiamente qual o proveito de cada uma; Calcular é gastar tempo estudando qual será o resultado dos meus atos. Às vezes na vida, a gente se sente irritado com o resultado de uma ação mal planejada. Foi assim comigo no caso das tábuas. Não tinha a intenção de ser explorado, mas aconteceu...

Deus espera que tenhamos a sabedoria para calcular o preço de nossas escolhas e as mudanças resultantes delas. Que Deus nos ajude a compreender que os caminhos existem, mas somos nós que decidimos qual seguir e que sempre pagaremos o preço pelas decisões tomadas.

Nenhum comentário: