sexta-feira, 28 de outubro de 2016

REJEITADO

Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração. 


Samuel 16.7

Tenho um amigo que quando conhece uma pessoa, faz logo uma avaliação psicológica do sujeito e prevê o futuro dessa amizade. Na verdade, nós somos assim, precipitados em analisar, rápidos em julgar e apressados em condenar.

Deus enviou Samuel a casa de Jessé, ele tinha que ungir o novo rei de Israel. No entanto, havia um problema, Jessé tinha oito filhos e Deus não dissera qual era. 

Samuel entrou e sentou-se à mesa. Os filhos de Jessé foram entrando um a um, a começar do mais velho para o mais moço. Eliabe foi o primeiro, um jovem alto, forte, de boa aparência, um homem de guerra.  Ao vê-lo, Samuel disse: Certamente este é o homem. Mas Deus lhe interrompeu: não olhes para o exterior, porque eu o rejeitei.

O modo de Deus agir é impressionante. Ele não opta pela aparência, capacidade ou pela oratória. Deus não se impressiona com os nossos dons. A única coisa que Ele leva em consideração é o coração: os desejos, anseios, sonhos e a disposição.

Eliabe foi rejeitado porque seu coração não era totalmente de Deus, ele não estava disposto a servir ao Criador com toda disposição. Eliabe foi rejeitado porque Deus não viu nele o amor e a fé necessária para ser útil ao Reino dos céus.


Nenhum comentário: