sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

O PRÊMIO DA BONDADE

O Conde Leon Tolstoi, grande escritor russo, tinha uma filhinha. Conta-se que um dia esta estava brincando com outras meninas e meninos quando começou uma briga entre ela e um dos meninos.

– Papai, – disse a menina chorando, ao entrar no quarto do conde – aquele menino me segurou no braço. Por que o senhor não lhe dá umas pancadas?

O senhor Tolstoi sentou a filhinha em seus joelhos e disse:

– Para que devo eu castigá-lo? Se eu fizer isso, ele se zangará comigo também e ao invés de aborrecer somente a um, aborrecerá a dois: você e eu. O melhor é que nós o alegremos. Toma esta geleia e estes pastéis e entrega-lhos com muito carinho.

Nem necessitamos, por certo, dizer o que seguiu ao presente da menina. Esta pequena aprendeu de seu papai o ensino de Jesus: "Devolvei o bem pelo mal." – F.G.

Nenhum comentário: