quarta-feira, 12 de maio de 2021

TALENTOS

Na Itália, na cidade de Cremona, viveu durante o século 16 um jovem chamado Antonio. Este jovem sentia-se frequentemente triste porque ele morava em um lugar famoso por sua música, mas ele não podia cantar ou tocar. Sua voz não era nada de especial, então ele nunca foi convidado a cantar no coral juvenil de Cremona. Quando começou a ter aulas de violino, os vizinhos convenceram a seus pais de que ele deveria parar de tocar. Ainda assim, Antonio ainda queria ter sua parte na arte musical. 

Seus amigos zombavam dele porque parecia que o único talento de Antonio era entalhar; mas ele não desanimou. Um dia, ficou sabendo que um famoso fabricante de violinos chamado Amati vivia em Cremona. No dia seguinte, ele foi vê-lo e implorou para que o artesão o admitisse como aprendiz em sua oficina. Ali ele esteve trabalhando e estudando durante muitos anos. O amor pela escultura se desenvolveu até ele chegar a ser um artista. Ele pacientemente fez muitos violinos, procurando que cada um fosse melhor e mais bonito que o anterior. 

Quando Antonio morreu, ele deixou mais de 1.500 violinos feitos, cada um com o nome "Antonio Stradivarius". Hoje são os violinos mais procurados na Terra. Sua grande qualidade permanece inalterada ao longo dos séculos. Os violinos de Antonio são vendidos hoje por valores astronômicos.

Antonio Stradivarius não sabia cantar nem tocar, mas fez o que pôde; e agora, depois de trezentos anos, seus violinos ainda produzem música belíssima.

Às vezes, os cristãos se preocupam porque não podem cantar, tocar, pregar ou ensinar. No entanto, o mais importante não é qual e quantos são nossos talentos ,mas o que fazemos com eles. Um canto de louvor a Deus e de serviço ao homem que está no coração de um crente dedicado encontrará, sem dúvida, alguma maneira apropriada de expressão.

 José Luis Martínez - Ilustraciones Selectas

Nenhum comentário: