sábado, 4 de fevereiro de 2023

AS LIÇÕES DE UM SÁBIO PARA HOJE

Certa vez quando viajava de navio, desabou uma violenta tempestade e por sorte conseguimos chegar ao abrigo de uma baía protegida.

Quando o temporal passou, deixamos nosso esconderijo e continuamos viagem. De repente, avistamos o casco quebrado de uma embarcação.

Chegando mais perto, percebi que se tratava justamente do navio no qual um grande mestre estivera navegando. Meu coração, abalado, encheu-se de dor.

Qual não foi a minha surpresa quando, ao desembarcar, corri para a Casa de Estudos e ali avistei, sentado, ensinando pacientemente os seus discípulos, o venerável Mestre!

Mestre! – gritei – conte-me como escapou da tempestade, se eu vi com meus próprios olhos o casco da sua embarcação que naufragava?

De maneira respeitosa, como era o seu costume, ele me disse:

“Um pedaço de madeira flutuou perto de mim, quando o mar estava a ponto de me engolir. Agarrei-me a ele e com a ajuda de Deus, subi e pude voltar para casa.”

Mas Mestre, conte por favor, como não foi tragado pelas ondas gigantescas que afundam navios inteiros, para não dizer um minúsculo ser humano flutuando num pedaço de madeira?

Disse ele com calma: “Eu inclinei a cabeça diante de cada onda.”

Essa é a lição de humildade que nos leva mais longe na nossa jornada: diante das tempestades da vida, incline a cabeça.

Share on Facebook

Nenhum comentário: