quarta-feira, 10 de abril de 2024

O VELHO SEMEADOR E AS BÍBLIAS EM SUA MALETA

Este belo testemunho, enviado pelo Rev. Severino Lyra, então Secretário Regional da SBB no Recife, e publicado na Revista A Bíblia no Brasil conta a história de um jovem vendedor que recebeu um exemplar da Bíblia de um freguês que comprou parafusos em sua loja: 

Com uma maleta na mão, ele entrou mansamente na casa de ferragens. Seu andar cansado e vagaroso contrastava com os dias da mocidade quando, montado em uma motocicleta, percorria velozmente os sertões do Nordeste. Aproximou-se do balcão e comprou alguns parafusos. Depois abriu sua maleta e dali tirou uma Bíblia, que deu de presente ao jovem que o atendera. Disse algumas palavras e foi embora calmamente. 

Algumas semanas depois, ao passar pela loja, resolveu entrar novamente. A proprietária o reconheceu, chamou-o de lado e perguntou: 

— O que foi que o senhor colocou dentro daquela Bíblia que deu ao meu balconista? Ele mudou tanto, nem parece a mesma pessoa… 

— Eu não coloquei nada, minha senhora, respondeu o velho obreiro. A Bíblia é assim mesmo, tem o poder de mudar as pessoas que a leem. 

Certo de que, mais uma vez, a semente plantada havia caído em boa terra, o velho pastor deu graças a Deus e continuou a sua semeadura silenciosa e incansável. 

Muito tempo depois, em uma de suas costumeiras caminhadas pela cidade do Recife, foi abordado na rua por um rapaz que lhe perguntou: 

— O senhor se lembra de mim, pastor? Eu sou aquele balconista da casa de ferragens. O senhor me deu uma Bíblia. 

— É claro que me lembro, disse o pastor. Como é que você está? Ainda trabalha naquela loja? 

— Não, senhor, respondeu o rapaz. Deixei de vender parafusos. Agora, sou evangelista. 

O rapaz e o pastor se olharam em silêncio. E, por um momento, falaram a linguagem misteriosa dos que experimentam os segredos do amor e do poder de Deus. Depois, riram e se abraçaram fortemente. 

Ainda hoje é possível encontrar, com bastante frequência, o velho Pr. Manoel Ferreira pelas ruas do Recife. Com sua maleta na mão, já perto dos 90 anos de idade, ele continua a semeadura. E, se algum dia tombar em uma de suas muitas caminhadas, dentro de sua maletinha certamente haverá uma Bíblia destinada a alguém, como uma última mensagem a seus companheiros de pastorado. 

Luiz Antônio Giraldi
História da Bíblia no Brasil

Nenhum comentário: