terça-feira, 24 de março de 2015

O PERDÃO É CONDICIONAL


E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas. Mas, se não perdoardes, também vosso Pai celestial não vos perdoará as vossas ofensas.

Marcos 11. 25,26

A gente sempre acha que o que nós sentimos é maior, pior ou não tem comparação com o que os outros sofrem. Que o que nos fizeram é mais grave do que o que nós fizemos. Existe até um provérbio que diz: "pimenta nos olhos dos outros e refresco."

Certa vez, há alguns anos, ouvi uma colega de trabalho dizer que nunca perdoaria o que lhe fizeram, nem que viessem de joelho. Intrigado, eu perguntei: "Você reza o Pai Nosso?" Quando ela me disse que sim. Indaguei se ela já tinha prestado atenção à letra desta oração. Ao responde-me que sim, então pedi-lhe que a recitasse. E sua voz ecoou pelo salão, dizendo:

"Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém!"

É incrível como as pessoas são capazes de se condenarem com a própria boca. Meu amigo, na oração do Pai Nosso, Jesus Cristo estava ensinando uma verdade profunda: a necessidade de perdoar para ser perdoado - perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores. Aos olhos de Deus, existe uma condição - ninguém recebe perdão, se primeiro não perdoar.

Se você foi traído, humilhado, acusado injustamente, alvo de mentiras, lhe fizeram grande mal. Você tem todo o direito de ficar chateado, se sentir magoado, mas lembre-se: você precisa perdoar, porque se não fizer isto, nunca receberá de Deus o perdão de seus erros.

Olhe para cruz e veja Jesus! Ele foi preso, açoitados, acusado de muitas coisas, cuspido, esbofeteado, teve suas roupas rasgadas, sua barba arrancada. Ele tinha mil motivos para odiar, mas antes de sua morte, ele disse: "Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem!"

Meu amigo, não existe escolha, só há perdão para você, se você perdoar o que os outros lhe fizeram, independente do mal que lhe causaram. O Perdão é condicional!

Que hoje alguém possa dizer: Perdoa-me por não ter te perdoado!

Fandermiler Freitas

7 comentários:

fania disse...

Perdoar não é fácil, pedir perdão menos ainda, mas se realmente queremos viver os ensinamentos de Cristo temos que começar a praticar o que diz Luc 17:4 – “E, se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; perdoa-lhe.”
Que nosso Deus nos ajude, nos dê espírito de humildade e discernimento para vivermos sua Palavra.

Unknown disse...

Quando somos feridos, abusados, ou insultados a reação da "carne" é revidar. Nós queremos revanche, ou até mesmo, afundamos em amargura e ressentimento. Isto é "humano". Mas Deus enfatiza a necessidade do perdão citada nesta mensagem. Se tentarmos quem sabe alcançar um perdão falso tentado ignorar a ofensa e os ensinamentos de Deus, estaremos nos enganando e enganando a outros. lembramos que Jesus depois de tantas afrontas e açoites, nos concede o perdão ainda hoje, e se nós queremos receber este perdão verdadeiro, temos que saber agir com seus ensinamentos.
Que Deus nos ajude!!!

Anônimo disse...

muitas vezes tem situações que é dificil perdoar e muito menos pedir perdão, mas a palavra de Deus nos ensina que devemos perdoar em Mt: 18: 22 Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete. Veja que Jesus nos ensina ate quantas vezes nós devemos perdoar um irmão.

Ana Alves disse...

Falar de perdão é fácil,o difícil mesmo é saber relmente perdoar e pedir perdão;não da boca para fora como acontece muitas vezes,quando dizemos que perdoamos,porém guardamos lá no fundo,e acabamos ficando com mágoas e recetimentos.O perdão verdadeiro mesmo só o de Deus e daqueles que O tem verdadeiramente em seus corações,que conhecem o Seu Verdadeiro Amor.
Que Deus tenha miséricordia de nossas vidas e nos ensine a perdoar e nos dê humildade para pedir perdão!!!

J. Marques disse...

As pessoas são capazes de encontrar as maiores justificativas para disfarçar a sua incapacidade de perdoar. Uma que tenho ouvido com frequência é mais ou menos assim: "Eu não perdôo o fulano porque ele não merece o meu perdão". Mas quem disse que o perdão é um ato de merecimento? Perdoar é conceder graça a alguém. Quem espera que o outro mereça o seu perdão, jamais perdoará.

Raquel disse...

Não é fácil perdoar,muitas vezes dizemos que perdoamos mais la no fundo do nosso coração ainda fica recentimento,porque o perdão não foi verdadeiro.Temos que aprender a perdoar e também aprendermos a pedir perdão que é o mais difícil.
Estou muito feliz por este blog,ele tem me trazido muita coisa boa para o meu aprendizado.
Um abraço a todos da igreja de tarauacá,sinto muita saudade de todos.

Carmina Alves disse...

Realmente não é nada fácil perdoar. Mas, o perdão não traz benefício apenas para quem o recebe. A alegria é maior para quem o dar. Tiramos um grande peso de nossos corações quando perdoamos alguém.
Perdoar não é esquecer... ninguém, que não esteja acometido de profunda amnésia, esquece seu passado.
Perdoar é não guardar ressentimentos, é voltar a sorrir com sinceridade pra pessoa que nos ofendeu.