terça-feira, 10 de março de 2015

FALE LEVE

“A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.”

Provérbios 15:1


Você já deve ter ouvido a expressão “pega leve”. Nós a usamos em algumas situações do dia a dia. Gostaria de ser mais específico usando uma expressão similar, “fale leve”. É bem isso o que o sábio autor bíblico nos aconselha no texto acima.

Nessa passagem bíblica, encontramos uma grande verdade: responda com brandura para evitar a ira. Quantas vezes já ficamos irados com uma resposta dura de alguém? O rei Davi ficou muito irado depois de ouvir as palavras ásperas e irônicas de Nabal (1 Samuel 25:10). A reação do monarca israelita foi preparar seus homens para um ataque mortal contra o fazendeiro do Carmelo (1Samuel 25:22). Este só não foi morto porque sua esposa Abigail foi até Davi levando alimentos e proferindo palavras sábias (1Samuel 25:25-31). Talvez você já viu amizades rompidas e vidas perdidas por causa de palavras duras, pesadas.

Precisamos meditar bastante no que falamos, pois podemos deixar alguém muito irado com o que dizemos. As palavras podem ser bálsamo para a alma, mas podem ser espadas afiadas também. Sejamos cura com nossos lábios, e não morte.

Portanto, da próxima vez formos atacados com palavras desagradáveis, sejamos brandos em nossa resposta. Não vamos lançar combustível sobre uma fogueira. Essa atitude vai fazer toda a diferença em nossos relacionamentos.

Pr. José Roberto

Nenhum comentário: