quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

O HOMEM BOM E O HOMEM MAU

Certo índio a casa de um branco que visitava sua área. Pediu-lhe um pouco de fumo para enrolar na palha. O bom homem meteu a mão no bolso e apanhou uma porção do fumo solto, enrolou no papel e se alegrou ao ver que o índio ia correndo com o grande presente. 

No dia seguinte, o índio voltou à procura do homem branco. Na ausência do benfeitor, explicou que lhe trouxera 1/4 de dólar que havia encontrada dentro do fumo que este lhe dera. 

O atendente replicou: "Se o fumo lhe foi dado e o níquel estava no meio, logo entendo que tudo é seu". 

O velho índio, inconformado, pediu para falar: 

— Eu tenho um homem bom e um homem mau dentro deste peito. O homem bom diz que o dinheiro não é meu e que devo devolvê-lo ao verdadeiro dono; o homem mau diz que ele deu o fumo, também o que estava misturado foi doado. Mas o homem bom contesta, dizendo que o fumo me foi dado, mas o dinheiro veio por engano e não é meu. O homem mau disse que devo guardar o dinheiro e comprar mais fumo com ele. Índio tentou dormir, mas o homem mau e o homem bom discutiram a noite toda e índio não dormiu bem. Depois que índio decidiu vir aqui trazer o dinheiro, está sentindo muito bem. Guarde o dinheiro para o homem".

E saiu calmamente em direção a aldeia.

Nenhum comentário: