quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

LEVANTA-TE

Moisés, meu servo, está morto; levanta- te pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que eu dou aos filhos de Israel. 


Josué 1.2


Quando Moisés morreu houve luto em Israel por 30 dias. Moisés era mais do que um líder justo e honrado, foi a voz de Deus na terra por quarenta anos. Era o líder do povo no deserto e ensinou-lhes a viver diante de Deus e a enfrentar os problemas com fé. Foram anos difíceis, de lutas constantes, de fome e sede, de inimigos fortes e valentes. As intempéries da vida revelaram-lhe um homem forte e manso que amava a verdade.

A Bíblia diz que Moisés não teve sepultura entre os homens. Seu corpo nunca foi achado. Deus o enterrou num vale entre árvores, pedras e a vegetação rasteira. Não houve a oportunidade da despedida, das últimas homenagens, só o choro e a lamentação.

Deus nos ensina uma coisa preciosa nesta história - a vida não pode parar - ela precisa continuar. Há o momento da dor, do choro, do lamento - para Israel foi 30 dias. Depois é preciso seguir. Há promessas esperando, há lutas para vencer e sonhos a realizar.

Quando alguém morre, nada foi destruído, apenas a carreira de um foi interrompida. Ele cumpriu sua missão. Moisés tinha como destino tirar o povo de Israel do Egito e guiá-lo 40 anos no deserto e completou sua missão com êxito. Agora, era preciso que outro continuasse...

Que Deus nos ajude a superar nossas perdas e saber que é preciso avançar, a missão de espalhar o amor, a paz e a alegria não findou. Que a dor não nos destrua nem nos furte o poder de realizar o dever que a nós está imputado.

Nenhum comentário: