sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

O CÃO QUE COMEU AS ESCRITURAS NO CAMPO MISSIONÁRIO

Conta o célebre missionário Dr. Moffat que numa ocasião um chefe negro veio a seu encontro, lamentando dolorosamente.

— Que se passa com você? - perguntou o missionário.

 Ah! Ah! - gemia o negro.

 Vamos, homem, diga-me o que acontece, e não te lamentes tanto.

 Meu senhor, é que aqui vai acontecer outra coisa terrível - disse o negro.

 Mas que pode acontecer? Como?

 Meu cão para mais nada me vai servir.

 Por que não? - disse alarmado o Dr. Moffat, sabendo que a posse mais valiosa do indígena era o seu próprio cão.

 Porque foi ele quem comeu uma folha de minha Bíblia. O Dr. Moffat ficou muito contente ao ver assim um sinal bem claro de que a Bíblia estava sendo apreciada. Mas suspeitava que este chefe tinha algo mais a dizer-lhe e não se enganou.

 Isto não lhe fará mal, respondeu o missionário. Tem aparência de estar enfermo?

 Mas já não me servirá para nada. Comeu as palavras da Bíblia e agora ficará tão manso que não se atirará mais sobre os ladrões.

O missionário compreendeu então que o negro não se preocupava tanto pela perda da folha da Bíblia como pela perda do cão. O negro tinha observado os efeitos produzidos pela Bíblia na vida de seu povo. Muitos homens violentos, intrigantes e ladrões, tinham-se tornado humildes, pacíficos e bondosos. Estava contente, satisfeito de que seus súditos experimentaram semelhante mudança pelo poder do Evangelho. Mas não queria tal mudança para seu cão. Temia que por ele ter engolido uma folha da Bíblia, nele se fizessem sentir os mesmos efeitos.

 Por teu cão ter engolido uma folha da Bíblia - disse o pastor - isto não lhe trará mal nem bem. Meu desejo, amigo, é que você receba em seu coração as verdades do Evangelho, para que alimente sua alma e seja fortalecido. Isto é o que Jeremias expressa ao dizer: “Achando tuas palavras logo as comi; e, tua palavra foi para mim gozo e alegria do meu coração” - Jr 15:16.

 J.R.C. / D. P. Silva - Mil Ilustrações

Nenhum comentário: