sexta-feira, 9 de agosto de 2013

O MENDIGO E A IGREJA

Assim que fora designado à pastorear uma Congregação aonde a Igreja se reúne bem maior (com cerca de 10 mil membros), o Pr Jeremias Steepek se disfarçou de maltrapilho e se dirigiu para o enorme Templo onde eles se reuniam. Ao chegar lá, caminhou em torno da mesma por uns 30 minutos enquanto o mesmo se enchia de pessoas para o culto de apresentação do novo pastor. Lá fora, apenas uns quinze membros (dentre aquela multidão) o cumprimentou ao passar por ele, e mesmo assim, com um “oi” desconfiado... Então ele começou a pedir alguns trocados pra comprar o que comer, mas ninguém – nenhuma boa alma – o atendeu! Dali, ele subiu as escadarias e entrou no templo, e tentou sentar-se nos primeiros bancos (próximo ao altar), mas os diáconos o encaminharam para a parte de trás, lá no último banco, onde ele permaneceu por um tempo, acenando à todas as pessoas que entrava, e que lhes devolvia olhares de julgamento e desprezo como que o avaliando de cima para baixo, se sentissem superioras.

De onde estava, escutou tranquilamente todo o inicio da liturgia, até que a liderança, fazendo uso da palavra, anunciou:

- Irmãos, recebi uma ligação do Pr Jeremias, em que ele confirma já estar em nosso meio, nós ainda não o conhecemos pessoalmente, mas teremos o privilégio de fazê-lo agora. Nesse momento, gostaríamos que o reverendíssimo Pastor Jeremias Steepek ficasse de pé - para que todos nós o conhecêssemos - e que se dirigisse à essa tribuna de honra, para tomar posse como o líder maior da nossa amada Igreja...

Em expectativa, todos aplaudiam, ao mesmo tempo em que olhavam ao redor tentando descobrir de quem se tratava, mas somente o mendigo se levantou... e os aplausos pararam! O pedidor de esmolas então se encaminhou pelo corredor e foi até ao púlpito, foi talvez o momento mais constrangedor e embaraçoso para aquela gente, e sem cerimônias, ele tomou o microfone das mãos do presbítero e falou:

- Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: “Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo. Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram”. Então os justos lhe responderão: “Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar?” O Rei então responderá: “Digo a verdade, o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram”.

Depois de haver recitado o texto de Mateus 25: 34-40, olhou a congregação e lhes contou tudo que havia experimentado naquela manhã. Muitos começaram a chorar, muitas cabeças reclinaram-se por aquela tamanha vergonha. O pastor disse então:

- Hoje vejo uma reunião de pessoas, não a Igreja de Jesus Cristo. O mundo tem pessoas suficientes, mas não suficientes discípulos. Quando é que vocês se tornarão discípulos?

Aquela Igreja nunca mais foi a mesma a partir daquele dia...

Ser cristão é muito mais que algo que a gente simplesmente defende. É preciso viver e compartilhar nossas experiências e sermos a Igreja que Deus quer... E então! Será que se essa experiência acontecesse no Templo em que sua Igreja reune, alguém se salvaria???

Silvana Lacerda

Nenhum comentário: