quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

ÁCIDO DESOXIRRIBONUCLÉICO

Eu Te louvo porque deves ser temido. Tudo o que fazes é maravilhoso, e eu sei disso muito bem.

 Salmo 139:14.

Não se preocupe se você não conseguir pronunciar o título acima. A maioria das pessoas nunca aprende a dizer corretamente essa palavra comprida, que se pronuncia assim: dê-zô-csi-ri-bo-nu-cléi-co. Por isso os cientistas deram a este termo um código simples - ADN (em português, DNA). Mas o que é DNA? Bem, é exatamente a coisa mais importante no mundo inteiro. É o que fez você do jeito que você é, e é o que me fez como sou.

Quando você inicialmente foi concebido no ventre de sua mãe, herdou traços de ancestrais através de seus pais: a cor dos olhos, o formato do nariz, o comprimento dos dedos, e outros. Esses traços estão todos contidos em mensagens codificadas encontradas nos genes. São chamados genes, que é uma palavra oriunda da mesma raiz que a palavra "gênese", que significa criação. Foram os genes de seu pai e de sua mãe que formaram você. Talvez a coisa mais maravilhosa sobre a Criação seja que Jesus deu aos nossos primeiros pais a capacidade de criar, gerando filhos. E o segredo está no DNA.

Ninguém ainda sabe como, mas sabemos que todos os traços que você herda, todos os traços que seu gato ou cachorro herdam, todos os traços que as plantas herdam, todos os traços que todas as criaturas vivas herdam, são carregados em mensagens codificadas no DNA que é do que são formados os genes. Agora se você acha isso assombroso, como de fato é, então espere até ouvir sobre o tamanho dessas mensagens em códigos. Se você tomasse hoje todas as pessoas do mundo inteiro - mais de cinco bilhões! - e se fosse tomar todos os DNA que são necessários para produzir todo esse ovo, você teria DNA suficiente para fazer um comprimido do tamanho de uma aspirina. Você pode imaginar isso? Não é maravilhoso?

Nenhum comentário: