sábado, 18 de setembro de 2021

SENDO JUSTO (E PECADOR)

Os reformadores sempre enfatizaram o fato de que todos os crentes são justos e pecadores ao mesmo tempo. Somos justos, porque pela graça de Deus que há em Cristo -por meio da fé-, fomos declarados justos por Deus. Note que não estou dizendo "fomos tornados justos". Nunca devemos confundir justificação com santificação.

A justificação é instantânea. A santificação é processual. A justificação é a declaração formal da parte de Deus de que -todas as demandas da justiça de Deus referentes à vida do crente-, foram satisfeitas por intermédio do sacrifício e obediência de Cristo. A santificação é a principal evidência da presença da fé autêntica (mediante a qual o crente é pela graça divina justificado) no coração do homem. É a transformação do caráter.

Há três formas de se viver em pecado:

1. O crente justificado que encontra-se em processo de santificação. Em razão desta operação gradual da graça divina, o crente não é mais, do ponto de vista do caráter, o que um dia foi, mas ainda não é o que deve e gostaria de ser. Pode-se dizer, de certa forma, que ele está em pecado; mas perdoado, lutando contra os seus vícios e fraquezas morais, e dia após dia obtendo vitória.

2. O crente justificado, mas que está enfrentando um problema moral na sua vida cristã. Para este há duas boas notícias. A primeira: as Sagradas Escrituras não ensinam em nenhum versículo que o crente verdadeiro jamais passará em sua vida por conflitos morais específicos. Isso é consolador, pois se fossemos esperar vida moral perfeita para nos considerarmos salvos, a certeza da salvação haveria de ser coisa apenas para a vida após a morte. A segunda boa notícia: se o crente persistir na prática do pecado, Deus não permitirá que o seu coração se extravie de vez. O universo se voltará contra a vida do crente. Tudo o fará voltar para casa do Pai. Até ele voltar de vez. Ser amado por Deus não é fácil!

3. O pecador que ainda não se reconciliou com Deus através de Cristo. Este vive duplamente no pecado. Ele pratica o que é ofensivo a Deus, e encontra-se debaixo do justo juízo de Deus. Ele é pecador não justificado, não perdoado, não consciente da vileza de sua vida.

Quando o crente peca, peca contra o amor. Quando o ímpio peca, peca contra a lei. Quando o crente peca, torna-se exposto a disciplina do Pai. Quando o ímpio peca, torna-se exposto ao juízo de Deus. Quando o crente sofre por causa da disciplina de Deus, o seu sofrimento limpa o seu coração e o leva ao trono da graça de Deus. Quando o ímpio sofre por causa do seu pecado, este sofrimento não lhe serve para nada, somente aumenta sua ira e o torna pior. Salvo, aqueles casos, nos quais o ímpio que sofre, é um eleito, cuja dor haverá de levá-lo ao arrependimento e fé. Esse amor não é fácil, mesmo antes de nos convertermos.

Triste coisa é viver no pecado sem haver passado pela experiência da justificação. Triste coisa é pecar, e em vez de ser disciplinado pelo Pai, ser julgado pelo soberano juiz do universo.

Rev. Antônio Carlos Costa é pastor da Igreja Presbiteriana da Barra e presidente do Rio de Paz. Divulgação Genizah

Antônio Carlos Costa

Nenhum comentário: