sábado, 9 de setembro de 2023

VIDA NO DESERTO

Porque o Senhor tem piedade de Sião, terá piedade de todos os lugares assolados dela, e fará o seu deserto como o Éden, e a sua solidão, como o jardim do Senhor.

 Isaías 51:3.

os desertos ocupam um terço da superfície terrestre, cerca de 50 milhões de quilômetros quadrados. O Saara (Norte da África), é o maior de todos, com 8.600.000 km². Isso é quase o tamanho do Brasil. O deserto da Patagônia, na Argentina, ocupa o quarto lugar em tamanho no mundo, com 673.000 km².

O Atacama, ao norte do Chile, é o recordista em aridez. Entre 1919 e 1964 não recebeu uma única gota de água.

Nesse ambiente inóspito, gelado à noite (zero grau) e quente durante o dia (50°C), aparentemente nada conseguiria sobreviver. Mas J basta levantar uma pedra ou fazer um buraco na areia, e logo os moradores aparecem: insetos, artrópodes e alguns moluscos. Sua característica é a resistência e a ferocidade. O escorpião, por exemplo, passa meses sem beber água e pode ficar até um ano sem comer. Os cupins fazem ninhos de três metros e meio de altura para amenizar o calor, e os besouros se enterram na areia. O caracol do deserto sobrevive fechado em sua concha por períodos de até quatro anos. E apesar da lentidão, anda dezenas de quilômetros à procura de água.

Lagartixas e iguanas são equipadas com franjas nos pés, que facilitam a marcha na areia. Os ratos saltadores têm pernas traseiras bem desenvolvidas e pelos laterais na planta dos pés. Já as cobras, andam de lado.

Muitas vezes somos tentados a admitir que a nossa vida é um deserto árido e frio. Sem sentido, vazia. Muitas pessoas se acham assim. Esse sentimento incapacita e pode ressecar ou congelar o amor que há em nós.

Como a cobra que anda de lado e os lagartos que têm franjas nos pés, podemos encontrar, com a ajuda de Deus, as melhores soluções.

A promessa de Isaías é que Ele fará de nosso deserto um jardim. Talvez seja preciso chutar a areia ou remover uma pedra para encontrar um sinal de vida em nosso coração. Mas não importa. A maravilha é que mesmo escondida existe vida em qualquer um. Deixe Jesus procurar, Ele vai achar.

Nenhum comentário: