sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

UNIÃO TOTAL

“Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne.” 
Mateus 19.6a

Na bonança é gostoso ser unido e compartilhar! Mas, nas tempestades, quando é preciso levar fardos pesados uns dos outros (Gl 6.2), a história muda! Porém, o Criador insiste nesse ponto. Seu lema não é ‘cada um por si e Deus por todos’. Assim cada casal é chamado a dividir tudo, inclusive os fardos! 

E como se faz isso? Certamente não com fingimento! 

Num convívio tão próximo como o de marido e mulher, nossa pecaminosidade não desaparece. Ao contrário, ali ela se manifesta. Por isso a Palavra de Deus recomenda: Quando vocês ficarem irados, não pequem. Apazigúem a sua ira antes que o sol se ponha, e não dêem lugar ao diabo (Ef 4.26s.). O prazo para sentar e conversar é o pôr-do-sol, o fim do dia. Deus quer que resolvamos hoje mesmo nossos atritos, pois, do contrário, o Seu inimigo vai aproveitar a brecha para pôr suas cunhas! 

Aliás, o nome diabo provém do grego e significa: o que divide, confunde! Essa é exatamente a especialidade do inimigo de Deus: dividir e confundir! Faz-nos reparar na mínima falta do outro enquanto nos cega completamente para os próprios erros. 

Como não cair nessa arapuca a cada desencontro? A recomendação é: ...confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz (Tg 5.16). Nós mesmos não podemos inverter nosso modo natural de ver, mas o Espírito Santo quer e pode operar que o faltoso enxergue e confesse a sua falta. E quem sofreu falta, pelo Espírito clame a Deus pelo perdão do parceiro. A quem age assim Jesus promete: “Se dois de vocês concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus” (Mt 18.19).

Oração: Senhor, concede-nos, como casal, viver união plena!

Devocional Orando em Família

Nenhum comentário: