sexta-feira, 12 de dezembro de 2025
quinta-feira, 11 de dezembro de 2025
SOSSEGA O CORAÇÃO
“Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas.”
quarta-feira, 10 de dezembro de 2025
USA-ME
1 Pedro 5:6-7
Conta-se a história de uma jovem que se preparava para ser professora. Exatamente quando a vida parecia sorrir e desdobrar-se perante ela, como uma grande esperança, descobriram que ela estava leprosa. Isto significava o seu afastamento de tudo que ela conhecia e amava. A sua tristeza foi imensa. Parecia que não restava um facho de esperança para a sua existência. Nesta terrível agonia e miséria da alma, a jovem invocou o Senhor, em oração, e um raio de luz penetrou seu coração.
Ela alcançou a nobreza de espírito que a levou a dizer: "Não a minha vontade, mas a Tua, Senhor". Neste espírito, ela deu entrada no leprosário, não como vitima das circunstâncias, mas para usar os seus talentos num serviço altruísta. Sujeitando-se à vontade de Deus, ela encontrou paz.
O apóstolo Paulo não estava contente com as circunstâncias que o cercavam, mas contentava-se com o que tinha, porque era obediente à vontade do Senhor. Nós criamos o nosso próprio mundo. A felicidade vem de dentro para fora e não de fora para dentro. A estrada da vida está congestionada pelo de número de descontentes, desajustados, infelizes que tentam suportar circunstâncias de suas vidas, ao invés de usá-las para a glória de Deus.
Gladis Sanborn Wagoner (Indiana, E.U.A.)
terça-feira, 9 de dezembro de 2025
SENDO JUSTO (E PECADOR)
A justificação é instantânea. A santificação é processual. A justificação é a declaração formal da parte de Deus de que -todas as demandas da justiça de Deus referentes à vida do crente-, foram satisfeitas por intermédio do sacrifício e obediência de Cristo. A santificação é a principal evidência da presença da fé autêntica (mediante a qual o crente é pela graça divina justificado) no coração do homem. É a transformação do caráter.
Há três formas de se viver em pecado:
1. O crente justificado que encontra-se em processo de santificação. Em razão desta operação gradual da graça divina, o crente não é mais, do ponto de vista do caráter, o que um dia foi, mas ainda não é o que deve e gostaria de ser. Pode-se dizer, de certa forma, que ele está em pecado; mas perdoado, lutando contra os seus vícios e fraquezas morais, e dia após dia obtendo vitória.
2. O crente justificado, mas que está enfrentando um problema moral na sua vida cristã. Para este há duas boas notícias. A primeira: as Sagradas Escrituras não ensinam em nenhum versículo que o crente verdadeiro jamais passará em sua vida por conflitos morais específicos. Isso é consolador, pois se fossemos esperar vida moral perfeita para nos considerarmos salvos, a certeza da salvação haveria de ser coisa apenas para a vida após a morte. A segunda boa notícia: se o crente persistir na prática do pecado, Deus não permitirá que o seu coração se extravie de vez. O universo se voltará contra a vida do crente. Tudo o fará voltar para casa do Pai. Até ele voltar de vez. Ser amado por Deus não é fácil!
3. O pecador que ainda não se reconciliou com Deus através de Cristo. Este vive duplamente no pecado. Ele pratica o que é ofensivo a Deus, e encontra-se debaixo do justo juízo de Deus. Ele é pecador não justificado, não perdoado, não consciente da vileza de sua vida.
Quando o crente peca, peca contra o amor. Quando o ímpio peca, peca contra a lei. Quando o crente peca, torna-se exposto a disciplina do Pai. Quando o ímpio peca, torna-se exposto ao juízo de Deus. Quando o crente sofre por causa da disciplina de Deus, o seu sofrimento limpa o seu coração e o leva ao trono da graça de Deus. Quando o ímpio sofre por causa do seu pecado, este sofrimento não lhe serve para nada, somente aumenta sua ira e o torna pior. Salvo, aqueles casos, nos quais o ímpio que sofre, é um eleito, cuja dor haverá de levá-lo ao arrependimento e fé. Esse amor não é fácil, mesmo antes de nos convertermos.
Triste coisa é viver no pecado sem haver passado pela experiência da justificação. Triste coisa é pecar, e em vez de ser disciplinado pelo Pai, ser julgado pelo soberano juiz do universo.
Rev. Antônio Carlos Costa é pastor da Igreja Presbiteriana da Barra e presidente do Rio de Paz. Divulgação Genizah
Antônio Carlos Costa
segunda-feira, 8 de dezembro de 2025
SIGNIFICOU TANTO
Uma coisa que eu aprendi na vida, nas horas ruins e difícil do viver, é que a companhia, a presença e o olhar são mais preciosos do que palavras e sorrisos.
domingo, 7 de dezembro de 2025
CONFIRME SUA RESERVA
Tempos atrás, um amigo meu entrou distraidamente no avião errado. Só descobriu o engano depois de ter-se ajeitado confortavelmente no assento, quando o avião estava pronto para a decolagem! Por sorte, teve tempo de sair e embarcar no avião em que devia estar.
Em 1984, Michael Lewis, estudante na Califórnia, não teve tanta sorte. Depois de uma visita de três meses à Alemanha, ele estava retornando para sua casa em Oakland, via Los Angeles. Em Los Angeles, quando um funcionário da viação aérea da Nova Zelândia anunciou o embarque para Aukland, Lewis entendeu Oakland e entrou no avião. Depois de já estar voando, Lewis descobriu o equívoco, mas era tarde para o avião retornar. Quando voltou para os Estados Unidos (nada menos que por cortesia da viação aérea da Nova Zelândia!), ele explicou que o problema era que os neo-zelandeses “falavam diferente”…
Nós sorrimos por causa do erro de Lewis. Cometer esse engano é embaraçoso, mas errar no que diz respeito ao nosso destino eterno não é nada engraçado. A Bíblia fala de pessoas que, no dia do juízo, pensarão estar “a bordo” rumo ao Céu, só para descobrir que estão chegando ao lugar errado. Lemos acerca disso em S. Mat. 25:31-46. Essas pessoas protestarão: “Senhor, Senhor! porventura, não temos nós profetizado em Teu nome, e em Teu nome não expelimos demônios, e em Teu nome não fizemos muitos milagres? Então [Cristo lhes dirá] explicitamente: Nunca vos conheci. Apartai-vos de Mim, os que praticais a iniquidade.” S. Mat. 7:22 e 23.
Você e eu podemos evitar esse engano trágico, ao confirmar agora mesmo a nossa vocação e eleição. Isso quer dizer verificar o destino e conferir nossa reserva toda vez que o Espírito de Deus nos falar ao coração. É o Espírito Santo que nos convence quando estamos no caminho errado e, apontando o certo, diz: “Este é o caminho, andai por ele.” Isaías 30:21.
Se você está sentindo o apelo do Espírito Santo ao seu coração agora mesmo, por que não verificar o destino e confirmar a sua reserva?
sábado, 6 de dezembro de 2025
COMO É BOM TER AMIGOS!
sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
VARRENDO SOB O TAPETE
quinta-feira, 4 de dezembro de 2025
QUEM QUER DÁ UM JEITO, QUEM NÃO QUER DÁ UMA DESCULPA
quarta-feira, 3 de dezembro de 2025
LIÇÕES DE VIDA
terça-feira, 2 de dezembro de 2025
LONGA JORNADA?
Quando Deus está prestes a fazer alguma coisa grande Ele começa com uma dificuldade. Quando Ele está prestes a fazer algo verdadeiramente magnífico, Ele começa com uma impossibilidade.
Quando a jornada é longa e o alvo parece muito distante, tenha isto em mente: Apesar de você ter uma grande jornada pela frente, o que realmente importa é que você está prosseguindo em sua caminhada. A cada dia você está um passo mais perto do seu sonho. Não apenas você está mais próximo, mas cada passo da jornada faz com que o destino final se torne muito mais valorizado.
Nunca haverá razões suficientes para que você se desencoraje em razão daquilo que você ainda tem que enfrentar para prosseguir em sua jornada. Pelo contrário, ao pensar na caminhada que tem pela frente, seja grato a Deus por lhe haver dado um sonho, bem como saúde e a oportunidade de prosseguir rumo ao alvo. Ao reagir dessa forma você descobrirá uma nova alegria, e se encherá de um renovado entusiasmo.
Apesar de você ainda não estar lá, prosseguir firme e decididamente fará com que você se torne uma pessoa capaz de fazer uma enorme diferença, não apenas na sua vida, mas na de muitos ao seu redor.
Para Meditação: Pois contigo desbarato exércitos, com o meu Deus salto muralhas. O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada; ele é escudo para todos os que nele se refugiam. Salmos 18:29-30
Nélio DaSilva
PARA TODOS
segunda-feira, 1 de dezembro de 2025
TENTAÇÃO
Nas cabeceiras do Rio S. João, nos Estados Unidos, uma águia descia todas as manhãs para apanhar peixes. Um dia a imponente ave encontrou uma grande pedra no lugar de sua pescaria. Olhou para o objeto com suspeita. Como não se movesse, pousou sobre a pedra, e iniciou seu desjejum de peixes.
No dia seguinte a águia voltou. Dessa vez havia ali um vara atravessada na pedra. Era uma armadilha. Cautelosa a principio, a grande ave logo estava a apanhar seus peixes, como de costume. Em seus movimentos, porém, descuidou-se e pisou na vara, ficando presa na armadilha. E um índio, escondido entre os arbustos, correu para a apanhar sua presa.
Satanás sabe camuflar bem as armadilhas que coloca sob nossos pés incautos. Demasiado tarde, em geral, descobrimos que temos andado em seu terreno encantado. O Salvador ensinou-nos a orar: "Não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal".
Caso nos aventuremos no terreno do Inimigo, não temos nenhuma garantia de proteção contra o seu poder. Cumpre-nos, no que de nós depender, cerrar toda entrada pela qual ele possa encontrar acesso à alma.
domingo, 30 de novembro de 2025
CORDEIRO PERFEITO
E clamavam com uma grande voz: Salvação a nosso Deus que está sentado sobre o trono, e ao Cordeiro. (Ap 7.10)
Logo no início do ministério de Jesus, João Batista viu o Senhor caminhando em direção a ele e exclamou com entusiasmo: “Olhem, aí está o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (Jo 1.29). É a primeira vez que alguém se refere a Jesus chamando-o de Cordeiro.
Depois de João, o apóstolo Paulo amplia a figura e ensina que Jesus é “o nosso Cordeiro de Páscoa” devidamente sacrificado (1Co 5.7). Mas no último livro da Bíblia, Jesus é chamado de “o Cordeiro” mais de trinta vezes (Ap 5.6; 6.1; 7.10; 8.1 etc.).
Ao mencionar Jesus como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, João Batista estava se referindo ao sacrifício expiatório de Cristo e também à impecaminosidade do Senhor. Todo o povo de Israel sabia de cor e salteado que o cordeiro do antigo sistema levítico tinha de ser “sem nenhum defeito” (Lv 22.21). O animal não poderia ser cego, aleijado nem mutilado, nem ter úlcera, sarna ou outras doenças de pele (Lv 22.22). Não deveria ser oferecido ao Senhor animal que tivesse “os testículos machucados, esmagados, arrancados ou cortados” (Lv 22.24). Esse cerimonial rigoroso e detalhado apontava para um Jesus “santo, inocente, sem mancha”, que não precisava, como os sumos sacerdotes da antiga aliança, “oferecer sacrifícios a cada dia, primeiro por seus próprios pecados e depois pelos do povo” (Hb 7.26-27).
Jesus não cometeu pecado algum, mesmo tendo passado “por todo tipo de tentação” (Hb 4.15). Uma das pessoas mais próximas a Jesus recorda que ele, “quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça” (1Pe 2.22-23). Em Jesus você pode confiar.
Retirado de Cuide das Raízes, Espere pelos Frutos, [Elben César]. Editora Ultimato.
sábado, 29 de novembro de 2025
PASSARINHO DORMINDO NO FIO
Você já viu um passarinho dormindo num fio, sem cair?
Como é que ele consegue isso?
Se nós tentássemos dormir assim, certamente cairíamos.
O segredo está nos tendões das pernas do passarinho. Eles são construídos de forma que, quando o joelho está dobrado, o pezinho segura firmemente qualquer coisa.
Os pés não irão soltar aquela coisa até que ele desdobre o joelho para voar.
O joelho dobrado é o que dá ao passarinho a força para segurar qualquer coisa.
Que maravilhoso é o nosso Deus Criador, não?
Nós também quando estamos de joelhos diante do Senhor, nos tornamos verdadeiros GIGANTES.
Joelhos dobrados em oração… Eis o segredo da FORÇA e da VITÓRIA.
Autor: Anônimo
sexta-feira, 28 de novembro de 2025
QUINZE MINUTOS DE PODER
Certa vez um anjo aprendiz perguntou para o seu mentor:
– O que aconteceria se as pessoas tivessem o mesmo poder que nós?
– Depende, anjinho.
– Depende do quê, mestre?
– Venha, vou-lhe mostrar.
O anjo mais experiente levou o novato à uma área rural, procurou dois lavradores pobres que fossem vizinhos e disse:
– Está vendo aqueles dois pobres lavradores? Pois, bem, vou dar 15 minutos do nosso poder para cada um deles. Vamos ver o que acontece.
E assim se fez.
Casualmente, um bando de pássaros famintos começou a voar para lá. Um dos lavradores disse:
– Por favor, passarinhos, ainda não! Deixa primeiro eu colher a minha plantação, daí, sim, vocês podem vir e comer à vontade. Vai sobrar muita comida pra vocês.
Então, como num passe de mágica, seu milho amadureceu em segundos, debulhou-se e ensacou-se sozinho e os passarinhos desceram e começaram a comer as sobras da colheita. Assustado, ele correu pra casa. Contou tudo para a mulher.
– Foi um milagre, disse ela, agora podemos reformar a nossa casinha, que está quase caindo de tão velha.
– Sim, meu amor, vamos reformar a nossa casa.
Então, novamente, como num passe de mágica, sua casa velha reformou-se numa belíssima casa de campo.
Minutos depois ele ouviu alguém pedir socorro:
– Cumpadre, me ajude, pelamor de Deus.
– O que foi, cumpadre? O que está acontecendo?
– Eu não sei, cumpadre, tudo que eu falo acontece.
– Eu também, cumpadre, isso não é maravilhoso?
– Maravilhoso coisa nenhuma, cumpadre. Um bando de pássaros famintos tava vindo em minha direção e eu disse: “Bicharada desgraçada. Vocês de novo, atacando a minha lavoura? Tomara que seque tudo e vocês morram de fome!” Naquele exato momento minha lavoura secou-se diante dos meus olhos e os pássaros morreram.
Corri pra casa, assustado, contei pra mulher, que disse que isso é coisa de olho-gordo. Eu perguntei: “Olho-gordo porquê, muié, a gente é tão pobre. Olhe a nossa casa. Tá caindo aos pedaços. Tenho vontade de meter fogo em tudo isso e procurar emprego na cidade grande”. De repente, cumpadre, a casa incendiou sozinha. Queimou tudo, cumpadre. Quase queimou a gente dentro. Ô, cumpadre, será que a gente podia vir morar aqui com vocês, até conseguir reconstruir nosso barraco?
– Claro, cumpadre, pode ficar aqui o tempo que precisar. A casa agora tá grande!
– É mesmo, cumpadre, não sabia que ocê tinha reformado a sua casa. Ficou bonita! Quando foi?
Ninguém fala, e acontece.
De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados. Lamentações 3.37-39
quinta-feira, 27 de novembro de 2025
O VALOR DE UMA BÍBLIA
Conta-se de um homem muito rico que, no dia do seu aniversário, convocou a criadagem à sua sala para os presentear.
Colocou sobre a mesa diversas Bíblias e uma pequena quantidade em dinheiro, e pergunto um cada um: "O que prefere, esta Bíblia ou este valor em dinheiro?"
- Eu gostaria de receber a Bíblia, respondeu pela ordem o cocheiro, mas, como não aprendi a ler, o dinheiro me será bastante mais útil!
- Minha mulher está adoentada, disse o jardineiro, e por esta razão tenho necessidade do dinheiro; em outra circunstância escolheria, sem dúvida, a Bíblia.
- Eu sei ler, disse a cozinheira, porém, nunca encontro tempo para sequer folhear uma revista; portanto, aceito o dinheiro.
Finalmente, chegou a vez do menino de recados. Sabendo-o bastante necessitado, o patrão adiantou-se em dizer-lhe:
- Certamente você também irá preferir dinheiro, para comprar um sapato novo, não é isso, meu rapaz?
- Estou precisando muito de um sapato, mas vou preferir a Bíblia. Sempre quis ter uma. Minha mãe me ensinou que a Palavra de Deus é melhor que o ouro.
Ao receber a sua Bíblia, o rapaz imediatamente a folheou e encontrou dentro dela uma "gordo" cheque; seus olhos se encheram de brilho e ele agradeceu efusivamente pela grata surpresa.
Os outros criados ficaram curiosos para saber de quanto era o cheque, mas, envergonhados, não se atreveram a perguntar.
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
OPERAÇÃO "MÃOS LIMPAS"
Uma das personagens mais intrigantes de William Shakespeare é Lady MacBeth.
Ao ouvir uma profecia que dizia que o seu marido se tornaria rei, ela o convenceu a assassinar o monarca então vigente.
Quando o ato sangrento foi levado a cabo, Macbeth ficou de consciência pesada. A esposa censurou a sua irritabilidade e ajudou-o a encobrir o crime.
O marido foi coroado rei. Mas isso não foi o fim da história. A resolução inicial de Lady MacBeth transformou-se em remorso. Ela tornou-se mentalmente instável e não conseguia parar de lavar as mãos. – Será que estas mãos nunca estarão limpas, perguntava ela. E a sua culpa acabou por levá-la ao suicídio.
A culpa é uma emoção que nos verga sempre que atravessamos uma fronteira moral.
Todos nós somos capazes de nos sentirmos culpados, quando violamos a lei de Deus escrita nos nossos corações (Romanos 2:14-15).
Fonte: Nosso Pão Diário
terça-feira, 25 de novembro de 2025
AMAR OS INIMIGOS
segunda-feira, 24 de novembro de 2025
NOSSOS MAIORES DESAFIOS
Quando eu tinha 15 anos, eu herdei do meu irmão mais velho um carro Rambler (parecido com a Brasília da VW na época). Não parecia muita coisa, mas era meu! “Você tem que manter gasolina no tanque,” papai avisou. “Eu sei” eu respondi rapidamente. “Você consegue trocar o óleo e lavar o carro?” “Claro” respondi.
Minha falta de capacidade apareceu no sábado seguinte. “Quer que eu lhe ajude?” papai perguntou. Não! Passei uma hora procurando o cárter de óleo, outra hora lutando com o bujão. Mas finalmente eu terminei. Meu pai estava me esperando. “Terminou tudo?” “Terminei tudo.” Eu respondi. “Então o que é isso?” ele perguntou apontando para uma corrente de óleo descendo a entrada da garagem. Eu havia esquecido de colocar de volta o bujão. Meu pai disse, “Filho o que é difícil para você é simples para mim. Deixe-me lhe ajudar. Sou mecânico. E afinal, sou seu pai.”
É isso que eu penso! Nossos desafios maiores são como uma simples troca de óleo para Deus!


























.jpg)













