terça-feira, 28 de outubro de 2025

AS ESTAÇÕES DA VIDA

Quando somos crianças, não podemos esperar até crescer. Quando somos idosos, olhamos para trás com saudades, para os anos que passaram. Mas Deus quer que aceitemos toda estação da vida com alegria, assim como ela é. Qualquer que seja a nossa idade, Ele nos dá o que necessitamos para sermos tudo o que podemos ser. Ele nos pede para entregarmos o nosso caminho a Ele e aceitar as lutas que Ele permite e as forças que Ele provê.

Uma mulher que enfrentava as dificuldades da velhice, perguntou ao professor da Bíblia, J. Robertson McQuilkin: "Por que Deus permite que fiquemos velhos e fracos?" McQuilkin respondeu: "Eu acho que Deus quis que as forças e a beleza da juventude fossem físicas. Mas as forças e a beleza da velhice fossem espirituais. Nós perdemos gradualmente as forças e a beleza que é temporária para nos concentrarmos com segurança nas forças e na beleza que é eterna. E com isso, estaremos ansiosos para deixar a parte que é temporária e que se deteriora em nós, para nos tornarmos verdadeiramente saudosos pelo lar eterno. Se permanecêssemos jovens e fortes e bonitos, nunca iríamos querer partir".

Está você na primavera da vida? Confie no tempo de Deus, de cumprir os seus sonhos. Está você no verão ou no outono da vida? Enfrente os desafios diários, de cabeça erguida. E se você está sentindo o frio do inverno, aproxime-se mais do Senhor. A sua presença pode fazer com que todas as estações da vida estejam repletas de forças e de beleza.

Dennis de Haan

UMA VIDA FELIZ


segunda-feira, 27 de outubro de 2025

DEUS FARÁ O MELHOR

Talvez Deus e uma oração são tudo o que você tem. Você encara desânimo, decepção, derrotas, destruição, morte. Eles entram urrando em seu mundo feito uma gangue de motoqueiros do Hells Angels. O alvo deles é perseguir você de volta para o deserto do pecado.

Não ceda um centímetro. Você é membro da família de Deus. Você chega diante de Deus não como estranho, mas como herdeiro. Com sinceridade, por oração e súplicas, apresente seus pedidos a Deus, não por causa daquilo que você alcançou, mas por causa daquilo que Cristo fez. Jesus derramou seu próprio sangue por você. Você pode derramar seu coração diante de Deus. Jesus disse que, se você tiver fé, você pode dizer a uma montanha a se atirar no mar (Marcos 11:23).

O que é a sua montanha? Clame a Deus por socorro… hoje! Ele fará o que você quiser? Não sei dizer, mas isso eu sei: Ele fará o que for melhor!

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “What God Will Do”

OLHE PARA JESUS


domingo, 26 de outubro de 2025

O CRESCIMENTO DO AMOR

O crescimento do nosso amor e de nossa vida espiritual, não é coisa do acaso, que nos venha sem resolução de nossa parte. O novo nascimento de que Jesus falou a Nicordemos implica cedermos à operação do Espírito de Deus em nós.

O Dr. F.B. Meyer contou certa vez a seguinte experiência de um velho ministro do Evangelho:

Depois de fazer parte de um retiro espiritual e de um Instituto de Especialização, foi o ministro enviado para um campo em que não se verificava progresso no trabalho havia alguns anos.

O seu primeiro ato foi escolher um grupo de pessoas piedosas que todas as sextas-feiras se reuniam para orar em favor de uma renovação espiritual da igreja. Passados quinze meses a situação permanecia a mesma. Parecia que os céus estavam fechados.

O velho ministro convocou então a igreja para uma reunião de oração em conjunto. Afluiu grande número de crentes.

Após a leitura bíblica e oração, o ministro explicou o objetivo da reunião - despertamento espiritual da igreja.

Seguiu-se um silêncio sepulcral - todos esperavam e ninguém se manifestava.
Repentinamente um dos mais antigos e preeminentes oficiais da igreja se levantou e disse: "Penso que não veremos o Espírito Santo manifestar-se enquanto eu e o Sr. Jones não fizermos as pazes." Levantando-se, foi ao encontro do irmão citado e propôs-lhe que se perdoassem mutuamente e dessem por encerrado o velho caso que os separava havia cinco anos. Um longo aperto de mão selou a paz havia tanto desejada. O oficial voltou ao seu lugar e um profundo suspiro partiu do auditório.

Novo silêncio se fez no templo.
Logo um crente se levantou e disse: "Sr. Pastor, creio que não teremos um despertamento espiritual enquanto eu lhe disser coisas agradáveis e lisonjeiras na sua frente e falar do senhor pelas costas. Peço que me perdoe as minhas faltas do passado". Um apertado abraço traduziu o perdão do ministro.

Teve então lugar um dos mais tocantes quadros que aquele ministro jamais presenciara. Durante um quarto de hora todos os presentes se movimentaram, em silêncio e num ambiente de paz e perdão, procurando os seus adversários ou as pessoas ofendidas, implorando-lhes o perdão das faltas cometidas.

Aquela reunião marcou o início de um grande despertamento espiritual naquela igreja.

Mil Ilustração

TRIGO E JOIO


sábado, 25 de outubro de 2025

A BOLSA E A BONECA

Certa noite eu estava fazendo de tudo para ajudar uma mãe em trabalho de parto. Apesar do esforço ela não resistiu e nos deixou com um bebê prematuro e uma filha de dois anos em prantos. Era muito complicado manter o bebê vivo sem uma incubadora (não tínhamos eletricidade para ativar uma incubadora). Também não tínhamos recursos adequados de alimentação. Mesmo orando na linha do equador, as noites eram, não raro, frias com aragens traiçoeiras.

Uma das aprendizes de parteira foi buscar a caixa que reservávamos a tais bebês e os panos de algodão para envolvê-los. Uma outra foi alimentar o fogo para aquecer uma chaleira de água para a bolsa de água quente. Sem demora retornou desconsolada pois a bolsa havia rompido. Borracha estraga fácil em clima tropical. "Era nossa última bolsa", disse-me.

Assim como no ocidente se diz que "não adianta chorar sobre o leite derramado", na África central poderia ser que "não adianta chorar sobre bolsas estragadas". Elas não crescem em árvores, e não existem farmácias no meio das florestas ...

"Muito bem", disse eu, "coloque o bebê em segurança tão próximo quanto possível do fogo e durmam entre a porta e o bebê para protegê-las das lufadas de vento frio. Mantenham o bebê aquecido."

Na tarde seguinte, fui orar com as órfãs que eventualmente quisessem reunir-se comigo. Fiz uma série de sugestões que pudessem despertá-las a orar e, também, contei-lhes sobre o bebê.

Expliquei nossa dificuldade em manter o bebê aquecido em função da única bolsa de água quente que havia estourado. E que o bebê poderia morrer se pegasse frio. Mencionei a irmãzinha de 2 anos que não parava de chorar a perda e ausência da mãe.

Durante as orações, uma das meninas de 10 anos, com aquela clarividência estonteante das nossas crianças africanas, orou: "Por favor, Deus, manda-nos uma bolsa de água quente. Amanhã talvez já vai ser tarde, Deus, porque o bebê pode não aguentar. Por isso, manda a bolsa ainda hoje."

Enquanto eu ainda procurava recuperar o ar diante de tamanha audácia, num corolário, acrescentou: "E já que, Deus, estás cuidando disso, por favor, manda junto uma boneca para a maninha dela, para que saiba que também a amas de verdade."

Como acontece muito com crianças, me colocaram em apuros. Poderia eu, honestamente, dizer "Amém"? Eu simplesmente não podia acreditar que Deus poderia fazê-lo. A Bíblia diz isso. Mas há limites. Ou não? O único jeito de Deus atender tal pedido seria por encomenda à minha terra natal, via correio.

Eu estava então na África, por 4 anos. E jamais havia recebido uma encomenda postal de casa. De qualquer forma, se alguém mandasse algo, poria nela uma bolsa de água quente? Eu morava na linha do equador.

À meia tarde, durante uma aula da escola de enfermagem, veio um recado dizendo que um carro estacionara no portão de minha casa. Ao chegar em casa, o carro havia partido, mas deixara um pacote de 11 kg na varanda.

Meus olhos lacrimejaram. Não consegui abrir o pacote sozinho, e solicitei que algumas crianças do orfanato me ajudassem. Tudo foi feito com muito cuidado para que nada fosse danificado. Os corações batiam forte.

Trinta a quarenta olhos acompanhavam arregaladamente cada ação. A camada de cima era composta de roupas coloridas e cintilantes. Os olhinhos das crianças brilhavam à medida em que as distribuía. Depois vieram as ataduras para os leprosos, caixinhas de passas de uva e farinha, que dariam gostosos bolos para o fim de semana.

Quando pus as mãos de novo na caixa, pasmem . "Uma bolsa de água quente, novinha em folha" eu gritei!

Eu não havia feito nenhuma encomenda neste sentido. Rute, que estava no banco da frente, saltou e começou a gritar: "Se Deus mandou a bolsa, ele também mandou a boneca!" Enfiando as mãos na caixa, se pôs à procura da boneca. E lá estava ela, maravilhosamente vestida!

Rute nunca duvidara. Olhando para mim, perguntou: "Posso ir junto levar a boneca para aquela menina, para que ela saiba que Jesus também a ama muito?"

Este pacote estivera a caminho por 5 meses. Foi uma iniciativa da minha ex-professora de escola bíblica, cuja líder atendeu a voz do Senhor de enviar uma bolsa de água quente. E uma das meninas da turma decidiu mandar junto uma boneca cinco meses antes, em resposta a uma oração de outra menina de 10 anos que acreditou fielmente que Deus atenderia a sua oração, ainda naquela tarde.

" E será que, antes que clamem, eu responderei ... (Is 65.24) "

A oração que segue leva menos de 1 minuto. Ao recebê-la, faça-a. É só o que peço. Nada mais. Passe a mesma adiante para quem desejar. Mas não deixe de fazê-lo, por favor. A oração é um dos maiores presentes gratuitos que temos. Ela não custa nada, mas tem muitas recompensas. Continuemos orando uns pelos outros.

"Pai, peço-te que abençoes meus amigos ao lerem esta oração. Atenta para sua mente e corações. Onde houver dor, concede paz e misericórdia. Onde houver dúvidas, renova a confiança de que podes agir por meio deles. Onde houver canseira e esgotamento, dá compreensão, orientação e força para se colocarem sob a tua liderança. Onde houver estagnação espiritual, peço-te que os renoves mostrando-lhes que estás perto e queres que se aproximem de ti e busquem intimidade contigo. Onde houver medo, revela teu amor, e concede-lhes tua coragem. Onde houver qualquer pecado criando bloqueios, dá-lhes o poder de enxergá-lo para que as amarras se soltem em favor dos seus amigos. Abençoa tudo que somos e temos, abrindo nossos olhos e coração para onde a necessidade nos orientar. Dá-nos discernimento para reconhecer os obstáculos e a superá-los pelo teu poder e amor. Peço-te isto em nome de Jesus. Amém"

CLAUDIANA MONTENEGRO MÁXIMO

IMPOSSÍVEL

quinta-feira, 23 de outubro de 2025

UM RATINHO MEDROSO

Era uma vez um ratinho muito medroso, que quase morria de susto cada vez que via um gato.

Um mágico, comovido com seu sofrimento, disse-lhe:

– Pobre ratinho… vou transformá-lo num gato, para que você nunca mais tenha mais medo.

Tão logo foi transformado em gato, o ratinho-gato viu um cachorro, e novamente quase morreu de medo.

O mágico, mais uma vez veio em seu socorro:

– Pobre ratinho… vou transformá-lo num cachorro, para que você nunca mais tenha mais medo.

Mas, tão logo foi transformado em cachorro, o ratinho-cachorro viu uma onça, e novamente quase morreu de medo.

O mágico, mais outra vez quis ajudá-lo:

– Pobre ratinho… vou transformá-lo numa onça, para que você nunca mais tenha mais medo.

Mas, tão logo foi transformado em onça, o ratinho-onça viu um caçador, e novamente quase morreu de medo.

Porém, desta vez o mágico entendeu o problema:

– Não importa no que eu o transforme, meu amiguinho, você sempre terá medo, pois você tem um coração de rato – e o fez voltar a ser um ratinho.

Quem tem medo não está aperfeiçoado no amor. I João 4.18

Autor: Desconhecido.
Fonte: www.sitedopastor.com.br

BEM CONSIGO MESMO


quarta-feira, 22 de outubro de 2025

DIFÍCIL DE ENGOLIR

Todos os dias Deus prepara para nós um prato de experiências. Alguns dias valem por “três dias de biscoitos”. Muitos não são. Às vezes, nosso prato só contém vegetais, vinte e quatro horas de aipo, cenoura e abóbora. Aparentemente, Deus sabe que precisamos de um pouco de força e, embora a porção possa ser difícil de engolir, não é para o nosso próprio bem? Todos são importantes e todos vêm de Deus. Romanos 8:28 diz: “Sabemos que em tudo Deus trabalha para o bem daqueles que O amam”.

Então, da próxima vez que seu prato tiver uma porção que você achar difícil de engolir, converse com Deus sobre isso. Jesus o fez. No jardim do Getsêmani, seu Pai entregou-lhe um cálice de sofrimento tão azedo, tão vil, que Jesus o devolveu ao céu. “Meu Pai”, orou ele, “se for possível, passe de mim este cálice. Contudo, não seja como eu quero, mas como tu queres” (Mateus 26:39).

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Hard to Swallow”

A MENSAGEM NA BAGUNÇA

Eu gosto da conversa que Bob Benson conta em seu livro “Te Vejo em Casa”, sobre seu amigo que sofreu um enfarte. Por pouco parecia que seu amigo não ia sobreviver. Mas ele se recuperou. Meses depois Bob o perguntou,

“Bem, o que você achou do seu enfarte?”

“Morri de medo, quase,” o amigo respondeu.

“Você faria de novo?” Bob perguntou.

“Não!” veio a resposta rápida.

“Você recomendaria?” Bob continuou.

“De jeito nenhum.” Ele respondeu.

“Sua vida vale mais para você do que antes?” Bob perguntou.

“Bem, sim,” o amigo respondeu.

“Você e sua esposa sempre tiveram um casamento lindo, mas vocês estão mais próximos agora do que antes?” Bob continuou.

“Sim”, o amigo respondeu.

“Você tem uma nova compaixão pelas pessoas – uma compreensão aprofundada e mais simpatia?” Bob perguntou.

“Sim, eu tenho”, ele respondeu.

“Você conhece o Senhor numa comunhão mais rica do que havia experimentado antes?” Bob perguntou.

“Sim”, veio a resposta.

Então, Bob perguntou ao amigo novamente “Bem, o que você achou do seu enfarte?”

Deuteronômio 11:2 diz “Lembrem-se hoje do que experimentaram e viram a disciplina do Senhor, o seu Deus.” Faça isso, meu amigo, e sua bagunça virará a sua mensagem!

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Your Mess as Message”

SEM SOFRIMENTO


segunda-feira, 20 de outubro de 2025

SERÁ QUE DEUS SE IMPORTA?

“Deus, você não se importa?” “Por que eu?” “Por que meu amigo?” “Por que minha empresa?” É a pergunta eterna. Eu já perguntei, e você? Já foi gritado incontáveis vezes por literalmente cada pessoa que andou na face da Terra.

Enquanto os ventos uivaram e o mar enfureceu-se, os discípulos impacientes e amedrontados gritaram seu medo ao Jesus adormecido. “Mestre, não te importas que morramos?” (Marcos 4:38 NVI). Ele podia ter continuado dormindo. Ele podia ter mandando-os calarem a boca. Ele podia ter criticado sua imaturidade. Mas ele não fez isso. Com toda a paciência, que só alguém que se importa pode ter, ele respondeu à pergunta deles. Ele parou a tempestade para que os discípulos tremendo não perderiam a sua resposta. Jesus responde uma vez por todas o dilema da humanidade: Onde está Deus quando estou sofrendo? Escutando e curando. É lá que ele está. Ele se importa.

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “God Cares”

SABEDORIA AO FALAR


domingo, 19 de outubro de 2025

MAIOR CRIME OU MAIOR AMOR?


Sendo este entregue pelo determinado desígnio
 e presciência de Deus, vós o matastes...

At 2.23

A morte de Cristo foi o maior crime da história. Mataram-no por motivo torpe, a inveja. As testemunhas que o acusaram eram falsas. Seu julgamento foi um gritante erro jurídico. O juiz que o sentenciou à morte estava convencido de sua inocência. Judas o entregou por ganância. Os sacerdotes o prenderam por inveja. Pilatos o sentenciou por covardia. Esse maior crime da história, entretanto, não foi um acidente, mas uma agenda. Jesus foi entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus.

Esse auspicioso fato, porém, não isentou seus executores de responsabilidade, pois o apóstolo Pedro afirmou: “... vós o matastes, crucificando-o por mãos de iníquos”. Esta foi a faceta sombria acerca da morte de Jesus Cristo. Há outra e, gloriosa: A morte de Cristo foi a maior expressão de amor. Jesus não foi para a cruz porque Judas o traiu, nem porque os judeus o entregaram, nem mesmo porque Pilatos o sentenciou. Ele foi para a cruz porque o Pai o deu por amor. Ele foi para a cruz porque se entregou, voluntariamente, como sacrifício pelo nosso pecado.

ORE: " Senhor Deus, para ti não há acasos. A história se desenrola sob o comando da tua palavra. E eu creio que a morte de Cristo foi a execução de um plano eterno de amor. Em nome de Jesus.

Fonte: http://www.lpc.org.br

A CRUZ DE CRISTO


sábado, 18 de outubro de 2025

A GRANDE DÁDIVA

Um missionário na índia, depois do culto, pediu a todos os seus congregados que contribuíssem com alguma coisa para a construção de um templo. Na reunião seguinte, cada um trouxe uma coisa: pedras, madeiras, pregos, etc Uma velha senhora de cor negra veio à frente e, reverentemente, depositou a sua oferta em dinheiro. Era uma oferta de grande valor. O missionário estranhou que ela pobre, sem posses, depositasse ali uma oferta tão generosa.
Procurou-a depois do culto e perguntou como tinha conseguido tanto dinheiro. Então ela respondeu:

- Ah! pastor... eu não tinha nada para dar; não tinha nada para vender... vendi-me a mim mesma! Agora sou escrava, mas o meu coração continua livre para adorar o Senhor.

"E [Jesus], chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deitou mais do que todos os que deitaram na arca do tesouro; porque todos ali deitaram do que lhes sobejava, mas esta, de sua pobreza, deitou tudo o que tinha, todo o seu sustento" (Mc 12.43,44).

METADE DE MIM


sexta-feira, 17 de outubro de 2025

COMO JESUS DEFENIU PECADO

Jesus nos deu uma definição de pecado: “Um homem de nobre nascimento foi para uma terra distante para ser coroado rei e depois voltar. Então, chamou dez dos seus servos e lhes deu dez minas. Disse ele: ‘Façam esse dinheiro render até a minha volta’. “Mas os seus súditos o odiavam e por isso enviaram uma delegação para lhe dizer: ‘Não queremos que este homem seja nosso rei’. (Lucas 19:12-14 NVI)

Pecar é dizer “Deus, eu não quero você como meu rei.” Pecado grita “Eu quero cuidar da minha própria vida, muito obrigado!” Pecado é a rebeldia da mais alta ordem, e você é um rebelde. Eu também sou. Mas… Ó aquela palavra maravilhosa … mas, “Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.” (Romanos 5:8). Cristo morreu para por os rebeldes – eu e você – em liberdade.

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Jesus’ Definition of Sin”

A ESCADA DA FÉ


quinta-feira, 16 de outubro de 2025

UMA FLOR HORROROSA

O parque estava quase deserto quando me sentei num banco embaixo dos ramos de um velho carvalho, desiludido da vida, com boas razões para chorar, pois parecia que o mundo estava conspirando contra mim.

Eu queria ficar só, mas, um garoto ofegante se chegou, cansado de brincar, parou na minha frente, cabeça pendente, e, cheio de orgulho, disse-me:

– Veja o que encontrei, e estendeu em minha direção uma flor horrosamente decaída, macetada, nas últimas.

Querendo me ver livre do garoto o quanto antes, fingi um pálido sorriso e tentei iniciar a leitura de um livro de auto-ajuda, mas, ao invés de ir embora, ele se sentou ao meu lado, levou a flor ao nariz e disse:

– O seu cheiro é ótimo. Fique com ela!

Então, estendi minha mão para pegá-la e respondi com ironia:

– Obrigado, menino, essa flor era tudo o que eu precisava para completar o meu dia.

Mas, ao invés de estender o braço, ele manteve a flor no ar, para que eu a pegasse de suas mãos. Nessa hora notei, pela primeira vez, que o garoto era cego.

– De nada, disse ele sorrindo – feliz por ter feito uma boa ação.

Uma ação tão boa que me fez ver a mediocridade dos meus pensamentos e das minhas atitudes diante dos reveses da vida.

Bem-aventurados os olhos que vêem o que vós vedes – Lucas 10.23

Autor desconhecido. Extraído do livro: Textos Selecionados, elaborado pelo Instituto de Desenvolvimento do Potencial Humano – IDPH

GRAÇA


quarta-feira, 15 de outubro de 2025

VIGILÂNCIA

Um viajante escreveu em um jornal: "Chequei à vila Areconati, ao lado do Lago Como, que é a joia da coroa dos Alpes, na Itália. Um jardineiro abriu uma porta e me fez atravessar um lindo jardim.

– Há quanto tempo está você aqui? - perguntei-lhe.

– Há vinte e cinco anos.

– Quantas vezes o dono desta vivenda a visita?

– Desde que estou aqui, só quatro vezes.

– Quando foi a última vez?

– Há doze anos.

– Ele lhe escreve?

– Nunca.

– Com quem se entende você?

– Com o encarregado, em Milão.

– Ele vem com frequência aqui?

– Nunca veio.

– Quem vem então aqui?

– Estou quase sempre só; raras vezes aparece um visitante.

– E você traz este jardim tão bem tratado, como se fosse para esperar amanhã o dono da chácara?

– Hoje! – foi a resposta do velho. 

Respigando.

SOMOS ESCRAVOS



terça-feira, 14 de outubro de 2025

UMA QUESTÃO DE PONTO DE VISTA

Certo dia, um professor entrou na sala de aula e disse aos alunos para se prepararem para uma prova relâmpago. Todos se sentiram assustados com o teste que viria.

O professor entregou, então, a folha com a prova virada para baixo, como era de costume.

Quando puderam ver, para surpresa de todos, não havia uma só pergunta ou texto, apenas um ponto preto no meio da folha.

O professor, analisando a expressão de surpresa de todos, disse: "Agora, vocês vão escrever um texto sobre o que estão vendo".

Todos os alunos, confusos, começaram a difícil tarefa. Terminado o tempo, o professor recolheu as folhas, colocou-se na frente da turma e começou a ler as redações em voz alta. Todas, sem exceção, definiram o ponto negro tentando dar explicações por sua presença no centro da folha.

Após ler todas, a sala em silêncio, ele disse: "Esse teste não será para nota, apenas serve de aprendizado para todos nós. Ninguém falou sobre a folha em branco. Todos centralizaram suas atenções no ponto preto. Assim, acontece em nossas vidas. Temos uma folha em branco inteira para observar, aproveitar, mas sempre nos centralizamos nos pontos pretos".

A vida é um presente de Deus dado a cada um de nós, com extremo carinho e cuidado. Temos motivos para celebrar sempre. A natureza que se renova, os amigos que se fazem presentes, os milagres que diariamente presenciamos. No entanto, insistimos em olhar apenas para o ponto preto. O problema de saúde que nos preocupa, a falta de dinheiro, o relacionamento difícil com um familiar, a decepção com um amigo.

Os pontos pretos são mínimos, em comparação com tudo aquilo que temos diariamente, mas são eles que povoam a nossa mente.

Tire os olhos dos pontos pretos da sua vida.

Aproveite cada bênção, cada momento que Deus lhe dá.

Creia que o choro pode durar até o anoitecer, mas a alegria logo vem no amanhecer (Sl 30.5).

REINO DE DEUS


segunda-feira, 13 de outubro de 2025

DEPENDER RADICALMENTE DA GRAÇA

Confissão! A palavra traz à mente muitas imagens, nem todas as quais são positivas! Confissão não é dizer a Deus o que ele não sabe. Isso é impossível. Confissão não é reclamar. Se eu meramente recitar os meus problemas e relembrar as minhas dificuldades, estou choramingando. Confissão não é culpar. Apontar os dedos para os outros, sem apontar para mim, sente bem, mas não promove a cura.

Confissão é tanto mais. Confissão é depender radicalmente da graça. Uma proclamação da nossa confiança na bondade de Deus. O que eu fiz foi errado, podemos reconhecer, mas a sua graça é maior que o meu pecado, então eu confesso. Se nosso entendimento da graça é pequeno, nossa confissão será pequena… relutante, irresoluta, cercada de desculpas e qualificações, cheia de medo e punição. Mas a graça grandiosa cria uma confissão honesta. A confissão honesta abre o caminho para a graça radicalmente maravilhosa.


Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Radically Amazing Grace”
de “God is With You Every Day”

ORAÇÃO

 


domingo, 12 de outubro de 2025

UMA LIÇÃO DE FÉ

Era uma sexta-feira, final de tarde, e a pequena Maria aguardava com ansiedade sua mãe chegar do trabalho. Ela ainda trajava o uniforme da creche quando ouviu o barulho da chave, era alguém abrindo a porta da sala. Então a pequena gritou:  a mamãe chegou!

Todos os dias, quando chegava do trabalho a mãe de Maria passava um tempo brincando com ela. Mas, naquele dia a sessão de brincadeiras não aconteceria. Joana,  a mãe daquela menininha estava exausta e ainda havia pego um resfriado. Maria insistia, mãe, vamos brincar! Não, querida, responde a mãe: hoje a mamãe não está bem,  está resfriada e com muita dor de cabeça e em seguida, jogou-se no sofá da sala.

Maria pôs as duas mãozinhas no queixo e disse, eu posso orar por você. Sim, claro, responde Joana e assim ela orou: papai do Céu, sara a mamãe e virando-se para Joana disse: pronto, já sarou, vamos brincar! 

Joana não se conteve, por um minuto esqueceu a dor de cabeça e o cansaço, sorriu e disse: quem me dera ter a sua fé, Maria! Bem falou Jesus:  “em verdade vos digo que, quem não receber o reino de Deus como uma criança, de modo algum entrará nele” (Lc 18.17).

Maria Ignez Menegatte

HOMEM SUPERIOR


sábado, 11 de outubro de 2025

O DISFARCE DE JESUS

Certa vez, Madre Teresa disse às pessoas que trabalhavam com ela que fossem especialmente delicadas com os mais pobres dentre os pobres, quando lidassem com os que estavam morrendo e os abandonados nas ruas de Calcutá. Ela lhes dizia que tratassem os pobres com o tipo de reverência com a qual um sacerdote católico lida com os elementos da missa. “Quando vocês tocam neles”, ela dizia, “ali vocês tocam em Jesus no seu disfarce de aflito”.

 1002 Ilustrações para Sermões



INFLUÊNCIA

 

sexta-feira, 10 de outubro de 2025

"INVOCA-ME"

Ele me pedirá ajuda, e eu responderei. Quando estiver em dificuldades, eu estarei ao seu lado, resolverei seus problemas e lhe darei uma posição de honra.

Salmos 91:15

Um jovem ambicioso aceitou um emprego em uma grande fábrica. Tudo foi bem na primeira manhã, mas pouco depois do almoço a máquina com que ele trabalhava começou a fazer estranho ruído. Por vários minutos o novo e juvenil empregado fez oficiosamente este e aquele arranjo, apertou um parafuso aqui e outro ali, e usou generosamente o lubrificante. O estranho ruído porém continuava.

Demasiado orgulhoso para reconhecer que era deficiente na habilidade mecânica, o rapaz desligou a máquina. Fez várias tolices com uma chave inglesa, depois ligou a chave novamente, esperançoso. A máquina se recusou a trabalhar. Suando de tensão nervosa, continuou seus esforços de reparação, mas sem nenhum resultado.

A essa altura, apareceu o mestre. Acanhado, o novo empregado explicou o caso do ruído, e tentou defender suas tentativas de consertar a máquina. Encolhendo os ombros, terminou seu discurso assim: "Afinal, fiz o que pude." "Jovem", respondeu o experimentado mestre, "aqui, fazer o melhor é mandar me chamar!"

A maioria de nós tem tido experiências semelhantes. Temos lutado em nossa força humana com problemas para os quais nos havemos demonstrado incapazes. Afinal, impotentes, olhamos ao redor para sentir o Mestre a contemplar-nos, e dizendo: "Invoca-Me no dia da angústia. Eu te livrarei."

PRESENÇA DE DEUS

quinta-feira, 9 de outubro de 2025

VOCÊ PROVOCA IMPACTO?

A palavra impacto significa choque, sensação muito forte. Ao longo da bíblia vemos várias passagens de pessoas que provocaram impacto, mas sem dúvida, a imagem de Jesus foi a que provocou a sensação mais forte no povo. Jesus era uma pessoa diferente de todos naquela sociedade, e isso chamava atenção do povo, ele era diferente porque Deus habitava completamente nele. Nesse momento surge a primeira pergunta: Você é diferente?

Mas para ser diferente algumas medidas tem que ser tomadas, precisamos conhecer mais a Deus. A maneira mais direta e coerente de conhecer a Deus é através da leitura da bíblia, mas o conhecimento bíblico sem um grande desejo de seguir o que está sendo lido não adianta. Vemos em Esdras 7.10 “Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar e cumprir a lei do Senhor, e para ensinar em Israel os seus estatutos e as suas ordenanças”, ele decidiu fazer diferente, em meio a um povo que não queria muito compromisso com Deus, Esdras se dispôs a buscar e cumprir a lei do Senhor. Surge a segunda pergunta: Você tem se esforçado para conhecer mais a Deus e tem se dedicado a seu serviço?

Se você é diferente, e é separado para as coisas de Deus, precisa agora passar o que você sabe de Deus, através de seus conhecimentos, de suas experiências, dos seus dons. Não desenvolva a obesidade espiritual , não seja um crente que só se alimenta da palavra de Deus, mas que alimenta outras pessoas também. Seja como Jesus, provoque impacto!

Rafael Dantas

O QUE ESTOU FAZENDO?

 

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

UMA ORAÇÃO BOBA

Fazia sete anos que eu orava pela conversão da minha mãe e parecia-me que quanto mais orava mais ela se afastava de Deus, até por fim ser participante ativa em um terreiro de umbanda.

Numa manhã, enquanto eu conversava com Deus, eu disse a Ele que não iria orar mais por ela, pois todo meu estoque de conhecimento e de estratégias de intercessão já havia se esgotado.

Mas logo em seguida, eu lhe perguntei: – Pai, ainda há alguma oração que eu possa fazer pela conversão de mamãe? No mesmo instante veio-me um pensamento: – Ore pra ela se lembrar que domingo é dia de ir à igreja!

– Que oração boba, pensei eu.

Mas, como ninguém precisava saber da minha oração, eu a fiz, ainda que parecesse infantil. Passei a orar assim, principalmente aos domingos: Senhor, lembre minha mãe que hoje é dia de ir à igreja.

Depois de algum tempo recebi uma carta de mamãe comunicando-me que havia aberto o coração para Jesus e convidava-me para o seu batismo.

Que surpresa! Não pude ir ao seu batismo, mas no final do ano, quando fui de férias para casa, minha primeira pergunta para ela foi: – Como você se converteu, quem te evangelizou, mamãe?

Sua resposta: – Ninguém. Comecei ter uma vontade irresistível de ir à igreja aos domingos e a vontade era tanta que não podia mais ficar em casa.

Aleluia!

Não cessamos de orar por vós. Colossenses 1.9

Depoimento de Débora Tiefensee Alves. (Fato verídico). 
www.sitedopastor.com.br

terça-feira, 7 de outubro de 2025

VACA DE LEITE COM ÁGUA

Conta-se de uma comunidade de fazendeiros cristãos muito próspera que certa vez se propôs doar toda a produção de leite de um dia para o sustento dos missionários de sua igreja.

No entanto, o fazendeiro responsável por coletar e vender o leite ficou surpreso quando o comprador veio dizer-lhe que o leite que lhe foi entregue não valia nada, pois todos os barris foram “batizados” (um pouco de leite misturado com muita água).

Bastante decepcionado e envergonhado, reuniu os demais fazendeiros para saber o que tinha acontecido.

Muito sem graça, todos deram a mesma explicação:

– Pensei que os outros iriam colocar leite puro, e sendo assim, se no meu barril eu colocasse um “pouco” de água, imaginei que não iria fazer grande diferença!

Não oferecerei ao Senhor meu Deus holocaustos que não me custem nada. II Samuel 24.24

Autor: Desconhecido

HOMEM NATURAL


segunda-feira, 6 de outubro de 2025

PLACAS DE TRÂNSITO E PERDÃO

Nós estimamos um perdão, não é? Eu bem sei disso. Eu até conheço o patrulheiro da polícia rodoviária que cuida disso! Ele me conhece. Ele olhou a minha carteira de motorista.

“Hmm… você é um pastor aqui em San Antonio?” ele perguntou.

“Sim, senhor”, eu respondi.

“A caminho de um velório?” ele perguntou.

“Não,” eu respondi.

A conversa continuou: “Uma emergência?” “Não.”

“Você estava indo em alta velocidade.” “Eu sei.”

Ele ofereceu assim “Vou lhe dizer o que vou fazer. Eu vou lhe dar uma segunda chance.” Eu suspirei e disse “Muito obrigado! E Obrigado por me dar uma ilustração para uma pregação sobre perdão!”

Deus já sinalizou com placas de trânsito em todo lugar que olhamos. No Universo, na Escritura, até dentro dos nossos corações. No entanto persistimos em ignorar as orientações dele. Mas Deus não nos dá o que merecemos. Ele já banhou seu mundo em graça. Deus oferece segundas chances a todo mundo que pede. E isso inclui você!

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Traffic Signs and Pardons”

O IMPOSSÍVEL

domingo, 5 de outubro de 2025

NUM PRESÍDIO

Conta o pregador Moody que durante a guerra civil, quando o General Grant sitiava Richmond, ele ia para Chicago e teve de passar por Nova York, onde passou um domingo. Foi assistir à reunião de oração na rua Fulton. Nessa reunião ele pôde dizer algumas palavras e, terminado o culto, um homem se aproximou e convidou-o para pregar no dia seguinte no presídio de Tombs.

Ele supunha que os presos se reuniriam na capela da prisão, mas qual não foi sua surpresa quando viu que tinha de pregar a um auditório invisível. Eles permaneciam nas suas próprias celas. Havia duas ordens de celas por cima dele, e uma por baixo, e pregou a 300 ou 400 sentenciados. 

Depois da pregação, Moody quis ver o seu auditório. Ele se dirigiu à porta da primeira cela, onde havia uma pequena janela para deixar entrar luz e ar. Dentro havia dois homens jogando cartas. Eles jogaram durante toda a pregação. Moody lhes perguntou: 

— Por que estão aqui? 

— Porque nos metemos com maus companheiros, respondeu um, e o criminosos e livrou e nós fomos condenados. 

Um outro disse:

— O homem que cometeu o crime não foi condenado. 

Noutra cela disseram:

— Nós vamos ter novo processo. Um homem jurou falsamente contra nós. 

Em toda a sua vida, conta Moody que nunca achou tantos inocentes como naquela prisão. A natureza humana é a mesma em toda parte. 

Moody pensou: "Bem, vou percorrer este presídio para ver se posso encontrar um pecador". 

Levou tempo, mas afinal achou um homem sozinho na cela. Estava com a cabeça entre as mãos. Olhando pela janelinha, e Moody perguntou:

— Que tem você, amigo? Pude ver que estava chorando.

— Os meus pecados são tantos que não os posso suportar.

— Ah! Graças a Deus - disse Moody. 

— Tenho estado à sua procura.

Durante meia hora Moody falou com aquele homem. Suas palavras eram como um copo de água fria para um sedento. Contou quão perverso havia sido. Quando lhe pediu que orasse, o homem disse não saber. Teve a oportunidade de apontar-lhe o Salvador que o purificaria de todo o vil pecado. Afinal o homem orou: "Ó Deus, tem misericórdia de mim, um vil desgraçado."

Moody ficou tão interessado nesse homem que quase não podia separar-se dele. Sentiu compaixão dele, parecia um amigo, um irmão. Ao separar-se disse- lhe: “À noite estarei no hotel e das nove às dez horas, estarei orando por você e desejo que você ore também. 

Naquela noite o Espírito Santo impressionou tanto a Moody que desejou tornar a ver o homem. Moody foi ao presídio e o diretor permitiu-lhe falar com ele. Quando o viu, tomou sua mão e apertou-a enquanto lágrimas de alegria deslizavam-lhe pela face. Contou então que o Senhor lhe dera a salvação. Por que foi que o Filho de Deus passou aquela noite pelas outras celas e só salvou esse homem? Foi porque esse homem viu sua condição de perdido.

Moody, in Deus É Amor / D. P. Silva - Mil Ilustraçõe

DEUS E O HOMEM


 

sexta-feira, 3 de outubro de 2025

LUZ... CALMA... AÇÃO!

Quando Thomas Edson conseguiu, finalmente, fabricar sua primeira lâmpada elétrica duradoura, pediu que um dos seus auxiliares a instalasse, mas ele deixou a lâmpada cair, e a quebrou.

Vinte e quatro horas depois, Edson repetiu o experimento. Chamou aquele mesmo auxiliar, deu-lhe a lâmpada e pediu-lhe, novamente, que a instalasse.

Ele merecia uma nova chance.

Sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. Efésios 4.32

Autor: Desconhecido
Fonte:https://www.icp.com.br/

UM CRISTO QUE NÃO É NOSSO

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

FORMIGA ESCRAVAGISTA

Conta-se que há na Amazônia uma espécie de formigas que literalmente escraviza outras formigas mais fracas.

Elas atacam o formigueiro da espécie mais fraca, matam seus defensores e levam os casulos das formigas trabalhadoras.

Quando estas “crianças capturadas” saem do casulo, elas pensam que fazem parte da família das formigas invasoras e lançam-se nas tarefas para as quais nasceram.

Nunca chegam a compreender que são vitimas cegas de um astuto inimigo, condenadas a trabalho forçado.

Todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. (João 8.34)

www.SitedoPastor.com.br