domingo, 6 de setembro de 2020

A PRIMEIRA CEIA

1 Coríntios 11:26 - "Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha".

Quatro textos registram os acontecimentos da primeira "Ceia do Senhor". Três destes estão nos evangelhos de Mateus 26:26-29; Marcos 14:22-25 e Lucas 22:19-20, e o outro está em 1 Coríntios 11:23-26. Podemos aprender como Jesus e os discípulos celebraram a ceia comparando estes acontecimentos. Por favor, se você puder, pare uns poucos minutos para ler cada uma destas quatro passagens.

Uma das primeiras coisas que temos que entender é o propósito, a palavra diz "Fazei isto em memória de mim" Lucas 22:19. A Ceia do Senhor é nossa oportunidade para lembrar o sacrifício que Jesus fez na cruz, pelo qual ele nos oferece a esperança da vida eterna: "Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha" 1 Coríntios 11:26. A Ceia do Senhor não pretende ser um memorial para o novo nascimento, da vida ou da ressurreição de Cristo. É um momento especial no qual os cristãos refletem sobre o Salvador sofredor para serem lembrados do alto preço que ele pagou por nossos pecados. Precisamos manter este tema central do evangelho em nossas mentes.

Outra coisa que temos que ver é os símbolos, Jesus usou dois símbolos para representar seu corpo e seu sangue. É claro que ele não ofereceu literalmente seu corpo nem seu sangue. Ele deu aos discípulos pão sem fermento para representar seu corpo e o fruto da videira para representar o sangue que estava para ser derramado na cruz. Ele não deixou dúvida sobre a relação deste sacrifício com nossa salvação: "Porque isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos, para remissão dos pecados" Mateus 26:28.

E por ultimo a ordem quando comparamos estes quatro relatos da primeira ceia nos evangelhos, podemos também ver a ordem na qual a ceia foi observada. Jesus primeiro orou para agradecer a Deus pelo pão e então todos o partilharam. Ele orou de novo para agradecer ao Senhor pelo cálice, e todos beberam dele. Deste modo, ele chamou especial atenção para cada elemento da ceia.

Esta é uma das ordenanças que Jesus nos deixou, que possamos observá-la e pratica-la em nossas vidas.

Nenhum comentário: