segunda-feira, 8 de junho de 2015

NÃO SENHOR, ESSE NÃO SERVE

Michelangelo  estava certa vez, em Florença, examinando alguns blocos de mármore, procurando material pára um trabalho qualquer. Parou diante de um deles e resolveu comprá-lo.

– Não leve esse, senhor! - Foi a exclamação do vendedor. - Esse bloco está aí porque não tenho onde colocá-lo. Foi tão mal cortado que não serve para nada. Diversos outros escultores já o examinaram e não quiseram saber dele.

Mas Michelangelo era mais escultor que os outros, era um gênio. Ele viu naquele grosseiro bloco de mármore mal cortado, que todos tinham rejeitado, alguma coisa que ninguém mais tinha visto. Mandou transportar o bloco de mármore para sua casa e começou a trabalhar nele. Daí a meses apresentava ao povo essa maravilha de graça e leveza que é o "David", a esplêndida estátua que hoje está numa das praças de Florença. 

Um bloco de mármore mal talhado, grosseiro, considerado inútil de um lado; do outro a imaginação, a arte, as mãos de um mestre. Resultado: de um pedaço de mármore considerado inútil sai uma obra de arte cuja beleza atravessa os séculos. 

Pode-se dizer de um homem que é irrecuperável? Pode-se dizer de um homem que não serve para mais nada? Pode-se dizer de um homem, dominado, vencido pelo pecado, andando na lama, que não há mais nenhuma esperança para ele? Não se pode nem se deve dizer isso porque em Jesus Cristo há esperança. 

José dos Reis Pereira, em O Jornal Batista

Nenhum comentário: