terça-feira, 25 de setembro de 2012

ÀS VEZES, É PRECISO ASSENTAR-SE


Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? 

Lucas 14.28

Alguém já disse que “é preciso saber viver”. E ele está certo! A vida é feita de detalhes, como uma colcha de retalhos, ela cresce à medida que outras tiras são anexadas. Todos os dias, o amanhã traz escolhas. E são nossas escolhas que possibilitam ao artista continuar a desenhar o quadro. Viver é a arte de construir mundos, o poder de reformar o presente e transformar o futuro.

Ao olhar a vida dessa forma, fica claro que todos os dias são importantes, que as pequenas coisas da vida, muitas das quais desprezamos, são a chave para atingir nossos sonhos, a peça desencadeadora da vitória.

O Senhor Jesus disse que antes de construirmos uma torre, convém “assentar-se”. Assentar tem a dinâmica de descansar antes de continuar, o propósito de meditar antes de iniciar, a razão de não agir movido pela emoção ou pela aparência.

Por que ele disse isso? Porque nem tudo é como aparenta – Um fracasso, às vezes não é uma derrota, mas a oportunidade esperada para o sucesso; Uma linda mulher, às vezes não é a sua princesa, mas a ocasião favorável para aprender que o amor é mais do que aparência; A vida é cheia de obstáculos e desilusões. Ninguém pode fugir disso. Por isso, em vez de desesperar-se o homem pode simplesmente assentar-se e acreditar na bondade de Deus e confiar em seu amor.

O que Jesus queria nos ensinar era a importância de nossa reação ante aos sonhos, desilusões e obstáculos da vida. Ele disse certa ocasião aos seus discípulos: "E qual de entre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra? E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente? Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?" (Mateus 7:9-11)

Roguemos ao Pai um coração calmo, capaz de assentar-se enquanto a esperança e a confiança preenchem a alma de paz.

Nenhum comentário: