sábado, 8 de setembro de 2012

ENGANOSO CORAÇÃO

Guarda-te que não haja um pensamento vil no teu coração...

Deuteronômio 15. 9

Dizem que "o coração dos outros é terra que ninguém nunca andou", que o que está lá dentro é um mistério tão bem protegido que só a própria alma é capaz de revelar suas minúcias. A Palavra de Deus, no entanto, diz que nem um homem é capaz de compreender os segredos do seu próprio coração, por isso, Deus aconselhou Jeremias sobre o engano de pensar que se conhece o que está no coração - Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso  quem o conhecerá? (Jer. 17.9). 

É está a razão de tanto nos iludirmos facilmente. Agimos movidos pelas emoções, pela alegria e desejos do coração. E onde isso nos leva? A uma estrada deserta, um campo florido cercado de abismo. É incrível como dia após dias a vida se mostra diferente do que acredita nosso coração. 

A certeza de acreditar que o coração conhece a saída, as respostas e a verdade não dura muito tempo... Não... A vida não é tão simples como ver o coração. No entanto, Deus nos aconselha a não deixarmos os pensamento vil invadirem nossa alma. Deus sabe que somos movidos pelos pensamentos. Eles são a energia que nos impulsiona para frente, para o futuro, para o amanhã.

O que Deus deseja é que nossos pensamentos não sejam dominados pelos sonhos do nosso coração, mas que estejam num patamar superior - o da verdade, do amor, da paz - que trilhem o caminho da vida. Como alcançaremos tal coisa? Só entregando o nosso caminho aos cuidados do Pai - dessa forma alcançaremos um coração que almeja os sonhos e desejos de Deus. Sonhar os sonhos de Deus é o segredo de não permitir que o coração seja contaminado por um pensamento vil.

Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. (Jeremias 29.11)

NANI AZEVEDO  - OS SONHOS DE DEUS



Nenhum comentário: