sábado, 29 de setembro de 2012

TORRADAS QUEIMADAS


Quando ainda era menino, vez ou outra, minha mãe fazia um lanche pra todos nós (tipo o café da manhã), só que na hora do jantar. Eu me lembro especialmente de uma noite, quando ela preparou um lanche desses, depois de um dia muito duro de trabalho. Ela pôs um prato de ovos mexidos, linguiça e algumas torradas defronte de meu pai, todavia, minha mãe não percebeu que os pães haviam passado do ponto, estavam queimados, sim, literalmente “torrados”. 

Eu me lembro de ter esperado um pouco, pra ver se alguém notava o fato, mas tudo o que meu pai fez foi pegar uma das torradas, sorrir para a minha mãe, lambuzá-la com manteiga e em seguida comê-la, pausadamente, como se deliciasse com um algo deveras sublime...

Quando eu deixei a mesa, ouvi minha mãe se desculpando por haver queimado justamente as torradas dele. Eu nunca mais me esqueci das palavras que ele disse naquela noite:

– Amor, eu adoro torrada queimada... 

Um pouco mais tarde, quando fui dar um beijo de boa noite em meu pai, eu lhe perguntei se ele de fato ele havia gostava mesmo daquelas torradas queimadas. Ele me envolveu em seus braços e me disse:

– Filho, sua mãe teve um dia de trabalho exaustivo e pude perceber o quanto estava cansada... além disso, uma torrada queimada não faz mal a ninguém...

Meu pai então sentou-se à beira da minha cama e continuou falando:

– A vida, filho, é cheia de imperfeições e por isso, as pessoas também são imperfeitas. Eu também não sou o melhor marido, o melhor pai, o melhor empregado... o que tenho aprendido através dos anos é que saber aceitar as falhas alheias, e pra isso, relevar as nossas diferenças é uma das chaves mais importantes para criar relacionamentos saudáveis e duradouros. 

Desde que eu e sua mãe nos unimos, aprendemos os dois a suprir as falhas um do outro. Eu por exemplo, sei cozinhar muito pouco, mas aprendi a deixar uma panela de alumínio brilhando. Ela não sabe usar a furadeira, mas após minhas pequenas reformas aqui em casa, ela faz ficar tudo cheiroso – de tão limpo... 

Eu não sei fazer uma frango com quiabo como ela, mas se eu não abater o frango, ninguém come... A soma de nós dois monta o mundo que você e seus irmãos receberam e assim, eu e ela nos completamos... Vocês tem que aproveitar ao máximo deste universo enquanto estivermos nós dois presentes, para que mais tarde, quando eu ou ela tivermos que partir dessa vida, o mundo de vocês não vá desmoronar. 

Por isso, filho, capte o melhor dos nossos exemplos, seja sempre tolerante, tenha sempre um sorriso nos lábios, seja cordial, cavalheiro, solícito e dedique sempre um precioso tempo da sua vida ao próximo.

“As pessoas podem até se esquecer do que você fez ou diz, mas nunca se esquecerão do modo pela qual você as fez se sentir...”

Procure ver pelos olhos de Deus e sinta pelo coração Dele. Você apreciará o calor e o valor de cada alma, inclusive a sua.

Queridos irmãos! Precisamos trabalhar a nossa empatia para com as pessoas. Talvez o dia da pessoa com quem você se relaciona tenha sido pesado, com muitos problemas, pois nem tudo é perfeito. Então a trate com carinho, com amor. Se formos capazes de nos tratarmos assim será muito mais fácil lidar com as pessoas e com as situações e a felicidade virá instantaneamente...

Cícero Volney

Nenhum comentário: