sexta-feira, 14 de setembro de 2012

O ENGANO DE NOSSAS IGREJAS

Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.

Gálatas 1.8

Não faz muito tempo que havia certa resistência da sociedade de forma geral em aceitar uma pessoa como crente. A gente sofria com a indiferença, o preconceito e o isolamento. Hoje, no entanto, as coisas mudaram muito radicalmente. Já não há mais aquela capa negra sobre nós, pelo contrário existe até certa admiração. As pessoas aceitam isso de forma natural e até, muitas, com satisfação.

O que causou esta mudança de comportamento? As pessoas passaram a aceitar o estilo de vida dos crentes ou fomos nós que incorporamos o estilo de vida do mundo? As pessoas mudaram ou foi o Evangelho?

Tenho observado com muita atenção a proliferação das igrejas evangélicas em minha cidade. São várias as denominações e cada um com um estilo, uma filosofia, um objetivo. Até mesmo a igreja católica, através do movimento carismático, mudou. Basta olhar sua liturgia, seus desafios e visão de mundo. O problema disso tudo é que o homem acaba sem saber qual o caminho certo: Cada igreja se diz correta e seguidora da Bíblia, mas todas são diferentes. O que fazer?

O perigo dos nossos dias está no engano do coração - pensar que está seguindo a Deus, quando segue a homens - ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo - o Apóstolo Paulo tinha essa preocupação.

Nós precisamos compreender que todo dia se faz necessário perguntar a si mesmo: estou seguindo o Evangelho de Jesus ou sigo um evangelho anátema (maldito). Que Deus nos ajude a fugir do engano dos nossos dias - Igrejas cheias de pessoas que pensam servir a Deus, mas servem homens, pegadores de um evangelho maldito.

Nenhum comentário: