quarta-feira, 11 de julho de 2018

SUA DOR NÃO É DESCULPA


Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis, tu serás medido 

Mateus 7: 1-2

Não sei por que acreditamos que temos mais privilégios que os outros, que nossa dor é maior, que nosso caso é mais urgente. Às vezes exigimos tanto dos outros e não queremos que os outros exijam nada de nós. alegamos que estamos sofrendo, que nosso filho, nossa mãe etc... Precisamos compreender que outro também sofre, tem filhos...

O homem precisa entender que nossa dor não é desculpa para nada... Podemos até alegar, mas no fundo sabemos que ela é só uma desculpa. Na verdade temos um coração capaz de reagir as macelas da vida e, ainda assim, olhar o próximo com amor e misericórdia.

Conta-se a do médico que entrou no hospital às pressas após ter sido chamado para uma cirurgia de emergência. Ele respondeu a chamada o mais rápido possível, mesmo sem saber de quem se tratava o paciente, pois era um profissional correto, além do que, era um homem de bom coração e temente a Deus. Trocou a roupa, vestiu seu jaleco e foi direto para centro cirúrgico.

No corredor, encontrou-se com o pai do enfermo (e então soube que o paciente em questão era o filho de um influente político da cidade). Vindo ao seu encontro, o tal deputado já chegou demonstrando nervosismo por sua “demora” e em tom áspero perguntou:"Por que você levou tanto tempo para vir? Você não sabe que a vida do meu filho está em perigo? Por acaso você não tem senso de responsabilidade?"

O médico sorriu meio que sem graça e lhe disse:

"Lamento muito, é que eu não estava próximo daqui, mas vim o mais rápido que pude assim que recebi a ligação... Só que agora, gostaria que você se acalmasse para que eu possa fazer da melhor maneira o meu trabalho"

O político no entanto continuou com a sua rabugice e disse: "Você quer que eu me acalme? Estais de brincadeira! Queria ver se fosse o teu filho que estive à beira da morte, se você se manteria calmo? E então, o que você diz?"

O médico, sem perder o ritmo de seus passos, olhou pra ele e falou: "Eu diria o mesmo que disse Jó, lá na Bíblia Sagrada: Do pó viemos e ao pó voltaremos, Deus me deu e Deus me tirou, Bendito seja o nome do Senhor". Vou te dizer uma coisa, os médicos não podem prolongar a vida de ninguém, mas Deus pode. Então te aconselho a interceder a Deus por teu filho, enquanto eu e minha equipe faremos o nosso melhor, dependentes também da graça de Deus"

E antes que o doutor entrasse na sala de operações, ouviu ainda um último murmúrio do deputado: "Dar conselhos é muito fácil...” 

Algumas horas depois, a cirurgia havia sido concluída e com sucesso, o médico fez questão de vir dar a notícia pessoalmente ao pai do garoto, e anunciou: “Graças a Deus! Seu filho está a salvo!"

Dito isso, e sem esperar qualquer palavra, ele saiu às pressas, assim como chegou. O homem o seguiu querendo saber detalhes... ao que o médico disse: "A enfermeira te dará o relatório completo."

- Por que ele é tão arrogante? (resmungou o político), Será que ele não podia esperar nem mais uns minutinhos para falar sobre o estado do meu filho? ", 

A enfermeira, que ouvira seus muxoxos, respondeu: "Senhor, o filho único do doutor que acabou de salvar o seu, morreu ontem em um acidente de avião, ele estava no velório quando o hospital o chamou para a cirurgia de seu menino. Agora que ele cumpriu a missão de fazer o melhor por seu filho, ele saiu correndo, pois quer chegar a tempo de enterrar o seu querido filho."

Que Deus nos ensine a não usar a dor como desculpa nem a julgar o próximo por nosso modo egoísta de ver o mundo.

Nenhum comentário: