sexta-feira, 29 de julho de 2016

A BÍBLIA DE MARY JONES

"Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de Mim." 

S. João 5:39

Bíblias eram escassas no País de Gales em 1794. As poucas disponíveis para venda eram tão caras que somente pessoas muito abastadas podiam adquirir uma. Embora a família Jones fosse pobre, eles não impediram Mary de pesquisa r as Escrituras.

Um dia ela caminhou mais de 3 quilômetros até a casa de uma família conhecida e timidamente pediu: "Por favor, posso ler sua Bíblia só por um pouquinho de tempo?" "Certamente, minha filha", a esposa do fazendeiro respondeu.

"Entre." A mulher conduziu Mary para o melhor aposento da casa onde a Bíblia ocupava lugar de honra. Então quietamente saiu enquanto Mary ficou só com uma Bíblia pela primeira vez em sua vida.

Com a respiração suspensa tão grande era o seu excitamento, Mary ergueu a toalha que cobria a Bíblia e colocou-a a seu lado. Com mãos trêmulas ela abriu o grande livro. Por acaso abriu-o em S. João 5. Ali leu as palavras de Jesus: "Examinai as Escrituras." "Sim, eu o farei! Eu o farei!" ela exclamou em prantos. "Oh, se tão-somente eu tivesse uma Bíblia só minha!" Seis anos mais tarde Mary caminhou descalça cerca de 44 quilômetros até a cidade de Bala onde se vendiam Bíblias. Em seu bolso ela levava o dinheiro que havia economizado. Mary foi direto à casa do Pastor Thomas Charles que possuía os únicos exemplares de Bíblias galeses para venda.

"Sinto muito", o Pastor explicou, "mas todas as Bíblias que tenho já estão reservadas." Mary não conseguia crer no que ouvia! Ela começou a chorar como se seu coração estivesse partido. Lágrimas encheram os olhos do Pastor Charles, também.

"Você terá a sua Bíblia", ele disse, entregando-lhe um de seus exemplares reservados.

Dois anos mais tarde o Pastor Charles contou a história de Mary em Londres e pediu que uma sociedade para distribuição de Bíblias fosse criada para que as Escrituras circulassem entre o povo galês.

"Por que somente o País de Gales?" alguém indagou. "Por que não para o mundo todo?" Foi assim, em virtude do grande desejo de Mary de possuir uma Bíblia, que se criou a Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira no dia 7 de março de 1804. Hoje muitas pessoas podem ler a Bíblia em sua própria língua. Certamente você possui uma. Não gostaria de tomar a decisão de ler sua Bíblia com mais freqüência e fidelidade?

The Hand of God in History, William S. Spicer, págs. 173.177.

Nenhum comentário: